Concurso DEPEN: mobilização de policiais penais no Paraná
Olá, candidatos do concurso Depen! Hoje, 4 de agosto, policiais penais do estado do Paraná se organizaram para uma mobilização chamada de “Policiais Penais do Paraná cruzam os braços em protesto”! O protesto foi organizado pelo sindicato dos policiais penais do Paraná (SIDARSPEN).
A mobilização teve por objetivo suspender todas as atividades como labores e estudos, bem como de atendimentos jurídicos e sociais, além das visitas sociais em todas as penitenciárias e casas de custódia no estado do Paraná.
Desde fevereiro, as mobilizações dos policiais penais vêm se intensificando no estado. As pautas solicitadas pelo sindicatos são reivindicações das seguintes categorias:
- Pagamento das promoções atrasadas há 3 anos;
- Implantação de um plano de carreira justo e digno;
- Pagamento dos quinquênios atrasados;
- Pagamento da data-base atrasada há 5 anos;
- Não ao golpe de mudança na escala desrespeitando o Decreto Estadual nº 8572/10, sob o pretexto de regulamentação da jornada extraordinária;
- Aumento de efetivo para trabalhar.
Além disso, é válido ressaltar que o Depen possui duas seleções em andamento. Uma para cargos efetivos e outra para temporários! Para o certame de cargos efetivos, são ofertadas 309 vagas, sendo 294 para Agente Federal de Execução Penal e 15 para Especialista Federal em Assistência à Execução Penal.
Além desta, está em andamento outra seleção do concurso Depen, neste caso, para profissionais temporários. O edital oferta 107 vagas para cargos de nível superior, além de outras 1.070 oportunidades para formação de cadastro reserva.
Para saber todas as informações sobre o concurso Depen, bem como da mobilização feita por policiais penais no Paraná, acesse o link abaixo: