Administração para assistente administrativo da Funsaúde -PB parte 3
Fala, estrategista! Tudo bem? Neste artigo, continuaremos com a nossa análise de Administração para assistente administrativo da Funsaúde -PB, notadamente a parte de gestão de pessoas. Este é o último dos nossos três artigos do presente resumo, buscando cobrir os pontos mais importantes do edital!
Como vimos falando, recentemente, tivemos a publicação do edital para o concurso da Funsaúde-PB, que engloba vários cargos, de níveis médio e superior. A banca responsável pelo concurso será a VUNESP. O foco de nossa análise, como já dito, tem sido o cargo de assistente administrativo.
O cargo de assistente administrativo exige apenas nível médio completo, oferecendo 15 vagas + formação de cadastro reserva. O cargo oferece a remuneração de R$ 1.300,00. Para um resumo mais aprofundado sobre todos os cargos oferecidos, número de vagas, remunerações e cronograma do concurso, acesse a página do concurso Funsaúde-PB aqui no Estratégia Concursos.
Para conhecer o conteúdo programático completo do cargo, bem como as informações completas sobre o concurso, confira o edital do concurso Funsaúde-PB, que contempla o cargo de assistente administrativo, foco do presente resumo.
Com esta análise, estamos procurando cobrir os temas mais importantes e que tenham mais chances de serem cobrados na prova de Administração para assistente administrativo da Funsaúde -PB.
Sempre que possível, nossa análise buscará trazer questões anteriores da VUNESP, tendo por objetivo traçar um perfil da banca e de sua forma de cobrança.
Nos próximos tópicos, continuaremos a análise dos pontos mais importantes de Administração para assistente administrativo da Funsaúde -PB, iniciada nos artigos anteriores!
Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas
Iniciando a terceira parte da nossa análise de Administração para assistente administrativo da Funsaúde -PB, este tópico será dedicado a abordar conceitos básicos de Gestão de Pessoas.
A VUNESP costuma explorar, com certa frequência, características dos subsistemas de Gestão de Pessoas. Perceba, na questão a seguir, como a banca aborda o tema:
UFABC (2019)
“Na teoria de administração, quando se fala em gestão de pessoas costuma-se recorrer à figura dos “subsistemas” que compõem essa área. Dentre as atividades que pertencem ao subsistema “manutenção”, encontra(m)-se
A) treinamento e desenvolvimento.
B) higiene e segurança no trabalho.
C) avaliação de desempenho.
D) descrição e análise de cargos.
E) seleção e contratação.”
O gabarito é a alternativa B. Os subsistemas (ou grupos de processos) de Gestão de Pessoas, conforme Chiavenato, são os seguintes:
- Agregar pessoas – incluem o recrutamento e a seleção de pessoas, são os processosutilizados para incluir pessoas na organização.
- Aplicar pessoas – são os processos de estabelecer aquilo que as pessoas farão na organização. Incluem o desenho, análise e descrição de cargos, e a orientação das pessoas.
- Recompensar pessoas – são as recompensas, financeiras e não-financeiras, oferecidas às pessoas da organização.
- Desenvolver pessoas – são os processos de capacitar pessoas, sendo os principais o treinamento e o desenvolvimento.
- Manter pessoas – processos utilizados para se criar um ambiente psicológico satisfatório para o trabalho.
- Monitorar pessoas – processos de acompanhar e controlar as atividades e resultados obtidos.
Perceba que a questão solicita atividades características do subsistema de manutenção de pessoas, ou de manter pessoas. Este subsistema é responsável por criar condições para que os talentos da organização sejam mantidos. Assim, a alternativa B acerta em relacionar as atividades de higiene e segurança no trabalho como inerentes a este subsistema.
Motivação em gestão de pessoas
Avançando com nossa análise de Administração para assistente administrativo da Funsaúde -PB, este tópico será dedicado à parte de motivação, tema importantíssimo para qualquer concurso de Administração Geral e/ou Gestão de Pessoas.
Neste tópico, é importante conhecer as diferentes teorias de motivação, bem como o conceito de motivação. Para auxiliá-lo, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre as teorias de motivação mais cobradas em concursos.
Vejamos como a banca costuma cobrar o tema:
EBSERH (2020)
“O dono de uma pequena empresa gostaria de contratar uma pessoa com o seguinte perfil: “pró-ativo, independente e que atue de forma a se antecipar aos problemas”.
Com base nessas informações e utilizando-se dos seus conhecimentos sobre os modelos teóricos desenvolvidos no âmbito da Escola de Relações Humanas, você recomenda corretamente a utilização do(a)
A) Pirâmide de Necessidades.
B) Homem certo para tarefa certa.
C) Teoria das Expectativas.
D) Modelo de Competências.
E) Teoria X e Y.”
O gabarito é a alternativa E. Juntamente com a pirâmide de necessidades, de Maslow, a Teoria X e Y, de Douglas McGregor, é a mais cobrada pela VUNESP.
Esta teoria baseia-se em dois estilos de comportamento, que geram duas teorias:
- A teoria X, baseada na tradicional visão mecanicista, com a concepção de que o homem se motiva apenas mediante recompensas monetárias. Além disso, as pessoas seriam preguiçosas por natureza, e evitam o trabalho ou realizam o mínimo possível. Esta teoria também afirma que há aversão das pessoas em assumir responsabilidades.
- Já a teoria Y é baseada nos estudos da Teoria Comportamental, indicando que o homem tem capacidade de se motivar, potencializar o seu desempenho, assumir responsabilidades e que o trabalho pode ser uma fonte de satisfação. Preconiza, também, que as pessoas não são reativas ao trabalho de forma inata, mas podem se tornar mediante experiências laborais.
Liderança
Caminhando com o nosso resumo de Administração para assistente administrativo da Funsaúde -PB, chegou a hora de tratarmos sobre liderança, tema que possui relevância equivalente ao estudado no tópico anterior.
A VUNESP costuma explorar características das mais diversas teorias de liderança estudadas na matéria. Para conhecê-las, acesse nosso resumo sobre teorias de liderança para concursos.
Na questão abaixo, veremos como a banca cobra o tema:
UNICAMP (2019)
“Uma liderança que é exercida com base na discussão das diretrizes e metas com a equipe de trabalho, porém conduz e orienta a equipe para a obtenção de resultados é chamada de liderança
A) centralizadora.
B) autocrática.
C) democrática.
D) descentralizadora.
E) liberal.”
O gabarito é a alternativa C. A questão aborda os estilos de liderança, segundo Kurt Lewin, que são os seguintes:
- Autocrático: conhecido por seu um estilo de liderança centralizador. O líder dá as ordens, determina as tarefas e os métodos de trabalho, exercendo um comportamento dominador. A participação dos colaboradores é praticamente nula. Em outras palavras, os líderes mandam, e os colaboradores obedecem.
- Democrático: neste estilo de liderança, o líder envolve as pessoas na tomada de decisão, encorajando a participação dos colaboradores. Assim, o líder assume a função de facilitador e incentivador, fomentando a participação dos colaboradores, conduzindo e orientando a equipe. Pode ser classificado em: consultivo, em que o líder busca e considera as opiniões dos empregados, mas toma a decisão sozinho; e participativo: em que as decisões são tomadas pelo grupo, sendo a atuação do líder mais no sentido de orientar.
- Liberal ou laissez-faire: trata-se de estilo de liderança em que o líder concede total liberdade aos colaboradores. O líder atua de forma bastante limitada, apenas quando é solicitado, intervindo o mínimo possível.
Avaliação de desempenho em gestão de pessoas
E neste último tópico do nosso resumo de Administração para assistente administrativo da Funsaúde -PB, o assunto a ser analisado será a avaliação de desempenho.
Neste tema, que é recorrente em qualquer prova de Gestão de Pessoas, faz-se necessário conhecer os métodos de avaliação de desempenho e as falhas de avaliação de desempenho.
Vejamos como a banca explora o assunto:
PRODEST – ES (2014)
“O modelo de avaliação de desempenho em que um avaliado é focado por praticamente todos os elementos que têm contato com ele, é o Método
A) de escolha forçada.
B) 360 graus.
C) por incidentes críticos.
D) de escalas gráficas.
E) comparativo.”
O gabarito é a alternativa B. A avaliação 360 graus é, seguramente, o método de avaliação de desempenho mais cobrado em provas. Consiste em uma avaliação feita por todos aqueles com quem o empregado tem contato em seu desempenho laboral, tais como chefe, subordinados, clientes, colegas e por si próprio, mediante autoavaliação.
Tem por vantagens ser muito mais completo nos feedbacks e reduzir a subjetividade. Já as desvantagens são a complexidade de implantação e o tempo necessário para sua execução.
Conclusão
E chegamos ao fim da última parte do resumo de Administração para assistente administrativo da Funsaúde-PB. Foram três artigos buscando trazer um resumo abrangente sobre a forma de cobrança da VUNESP em nossa disciplina. O nosso desejo é que este resumo o ajude a alcançar o cargo de assistente administrativo da Funsaúde-PB!!!
Utilize este resumo em conjunto com as aulas teóricas e com a resolução de muitas questões sobre os temas apresentados.
Não deixe de acessar os links aqui apresentados, para potencializar os seus estudos!
Abraços, bons estudos e até a próxima!
Paulo Alvarenga
https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/
Referências:
Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. — 4. ed. — Barueri, SP : Manole, 2014.
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