Administração para assistente administrativo Funsaúde-PB parte 2
Fala, estrategista! Tudo bem? Neste artigo, continuaremos com a nossa análise de Administração para assistente administrativo Funsaúde-PB. Este é o segundo de três artigos do nosso resumo, buscando cobrir os pontos mais importantes do edital!
Como falamos no primeiro artigo, recentemente, tivemos a publicação do edital para o concurso da Funsaúde-PB, que engloba vários cargos, de níveis médio e superior. A banca responsável pelo concurso será a VUNESP. O foco de nossa análise, como já dito, será o cargo de assistente administrativo.
O cargo de assistente administrativo exige apenas nível médio completo, oferecendo 15 vagas + formação de cadastro reserva. O cargo oferece a remuneração de R$ 1.300,00. Para um resumo mais aprofundado sobre todos os cargos oferecidos, número de vagas, remunerações e cronograma do concurso, acesse a página do concurso Funsaúde-PB aqui no Estratégia Concursos.
Para conhecer o conteúdo programático completo do cargo, bem como as informações completas sobre o concurso, confira o edital do concurso Funsaúde-PB, que contempla o cargo de assistente administrativo, foco do presente resumo.
Com esta análise, buscaremos cobrir os temas mais importantes e que tenham mais chances de serem cobrados na prova de Administração para assistente administrativo Funsaúde-PB.
Sempre que possível, nossa análise buscará trazer questões anteriores da VUNESP, tendo por objetivo traçar um perfil da banca e de sua forma de cobrança.
Nos próximos tópicos, iniciaremos a análise dos pontos mais importantes de Administração para assistente administrativo da Funsaúde-PB.
Gestão da qualidade
Iniciando a segunda parte do nosso resumo de Administração para assistente administrativo Funsaúde-PB, falaremos sobre um assunto extremamente explorado pelas mais diversas bancas: Gestão da Qualidade.
Na realidade, os outros dois próximos tópicos deste resumo abordarão assuntos relacionados ao tema. Buscamos abranger a maior variedade possível de temas dentro deste assunto, pois é assunto bastante explorado pela banca.
Nesse contexto, no presente tópico falaremos sobre o programa (ou metodologia) 5S. Primeiramente, recomendamos a leitura do nosso Guia Definitivo sobre a metodologia 5S para concursos, em que há uma abordagem mais profunda sobre o tema.
Vejamos como a banca já explorou a metodologia 5S em prova:
Câmara Mogi Mirim (2020)
“O Programa 5S tem como principal objetivo ser um plano estratégico para que alguns aspectos fundamentais da organização comecem a apresentar melhorias rumo à qualidade total, além de provocar mudanças comportamentais em todos os setores. (…). O 5° S, Shitsuke, existe quando os outros 4 foram incorporados por todas as pessoas. Em português esse senso é chamado de
A) autodisciplina.
B) padronização.
C) limpeza.
D) organização.
E) utilização.”
O gabarito é a alternativa A. Os 5S’s, que em português foram traduzidos como “sensos”, podem ser definidos da seguinte forma:
- SEIRI – utilização ou descarte: busca evitar aquilo que seja supérfluo para a organização, eliminar o que não tenha utilidade.
- SEITON – ordenamento/organização: busca a correta organização dos materiais da empresa.
- SEISO – limpeza: consiste em manter o ambiente limpo. Alguns autores afirmam que a filosofia principal que baliza este senso consiste não somente na limpeza, mas principalmente na atitude de não sujar.
- SEIKETSU – higiene, saúde, padronização: objetiva um clima saudável na empresa, livre de agentes nocivos à saúde dos funcionários.
- SHITSUKE – autodisciplina/ educação/ compromisso: consiste na internalização dos hábitos obtidos nos sensos anteriores pelos colaboradores da organização.
Ciclo PDCA
Avançando com esta análise de Administração para assistente administrativo Funsaúde-PB, falaremos sobre outro tema ligado à Gestão da Qualidade: o Ciclo PDCA.
O Ciclo PDCA é um tema extremamente cobrado por todas as bancas, o que não é diferente na VUNESP. É fundamental que o candidato conheça as fases do ciclo a fundo. Para auxiliá-lo, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre o Ciclo PDCA nos estudos para concursos públicos.
Perceba como a banca costuma cobrar o assunto:
FITO-SP (2020)
“No modelo da Gestão da Qualidade, a partir da visão japonesa, uma das ferramentas é composta por um ciclo de 4 partes de controle do processo. Uma dessas partes se refere ao estabelecimento de metas sobre os itens de controle, bem como à maneira, ao caminho e ao método para atingir as metas propostas. O nome da ferramenta e o nome da parte especificada são, respectivamente:
A) PDCA; Atuação Corretiva-A.
B) 5W1H; What-W.
C) CQCP; Control-C.
D) PDCA; Planejamento-P.
E) 5W2H; How-H.”
O gabarito é a alternativa D. O ciclo PDCA baseia-se nas seguintes fases:
- Plan (P) – planejar, identificando a situação-problema a ser solucionada, estabelecendo objetivos, metas e ações a serem tomadas.
- Do (D) – executar as ações que foram planejadas, treinar os funcionários para essa execução, além de registrar os dados obtidos.
- Check (C) – controlar. Aqui, os registros obtidos na fase anterior serão analisados e comparados com aquilo que foi planejado.
- Act (A) – agir. Esta ação pode ser um esforço no sentido de padronizar as ações adotadas, se o resultado for positivo. Já se o resultado for negativo, deve-se promover uma ação corretiva para sanar as falhas. Feito isso, o ciclo reinicia com um novo planejamento, com novos objetivos, visando ao aperfeiçoamento, daí a ideia de “ciclo”.
Grave a imagem abaixo:
Ferramentas da qualidade em gestão da qualidade
Em mais um tópico ligado à Gestão da Qualidade em nosso resumo de Administração para assistente administrativo Funsaúde-PB, o foco da vez serão as Ferramentas da Qualidade.
A VUNESP tem por hábito cobrar, além da contribuição dos teóricos e da temática da Gestão da Qualidade Total, as ferramentas da qualidade. Optamos por tratar das ferramentas, porque muitas delas já abordam a contribuição dos teóricos. Para conhecer as principais ferramentas e teóricos, acesse nosso resumo sobre Gestão da Qualidade para concursos.
Veremos algumas das principais ferramentas no comentário da questão abaixo:
EBSERH (2020)
“Fluxograma, Diagrama de Ishikawa e Diagrama de Pareto são ferramentas para a gestão da qualidade. Cada uma delas corresponde, respectivamente, a
A) identificação de falhas e variáveis, relacionamento de eventos com variáveis e busca de satisfação de clientes.
B) representação em figuras geométricas de processos, melhoria contínua de processos e meio de detecção de falhas e variáveis.
C) identificação de etapas do trabalho, relações de causa e efeito e determinação de principais problemas.
D) análise de comportamento de variáveis, relacionamento de falhas e eventos e levantamento gráfico de processos.
E) tabelas ou planilhas de coleta de informações, instrumento de melhoria de processos e relacionamento estatístico de eventos.”
O gabarito é a alternativa C. O fluxograma é o desenho do caminho de um processo, demonstrando sua sequência lógica de etapas mediante uma representação gráfica. Já o diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito, é uma ferramenta que permite, dentro de um problema ocorrido (efeito), identificar as suas possíveis causas.
Por fim, o diagrama de Pareto permite categorizar e priorizar os problemas, com a máxima, advinda do princípio de Pareto, de que 80% dos problemas são gerados por 20% das causas, ou seja, determinadas causas são as maiores geradoras de problemas da empresa.
Gestão de processos
E neste último tópico da segunda parte de nossa análise de Administração para assistente administrativo Funsaúde-PB, falaremos sobre Gestão de Processos.
Como de praxe, sugerimos a leitura complementar do nosso artigo sobre Gestão de Processos para Concursos, para um resumo mais abrangente sobre o tema.
Vejamos um tema importantíssimo, a hierarquia dos processos:
MPE-SP (2019)
“Assinale a alternativa que apresenta uma definição correta sobre o termo relacionado à gestão de processos.
A) Tarefa: decomposição de atividades em um conjunto de ações.
B) Processo: conjunto de atividades relacionadas aos objetivos operacionais da organização.
C) Atividade: conjunto de funções especializadas para entrega dos produtos e/ou serviços.
D) Subprocesso: decomposição do processo por atividades e tarefas.
E) Macroprocesso: conjunto de processos relacionados aos objetivos táticos da organização.”
O gabarito é a alternativa A. Vejamos a hierarquia, do conceito mais abrangente para o menos abrangente:
- Macroprocessos: são os que impactam mais diretamente no funcionamento da organização, quase sempre envolvendo mais de uma função organizacional, agrupando vários processos diferentes;
- Processo: é um trabalho recorrente estruturado mediante um fluxo, com uma sequência lógica e bem definida de passos, engloba vários subprocessos;
- Subprocesso: uma subdivisão do processo, possuindo uma lógica integrada e mais individualizada dentro do processo, o que justifica essa subdivisão;
- Atividade: conjunto de operações ou tarefas sequenciais ou simultâneas que ocorrem dentro de um processo ou subprocesso.
- Tarefas/operações: são os níveis mais detalhados de atividades, os menores elementos de ação de um processo.
Conclusão
Finalizamos a segunda parte do resumo de Administração para assistente administrativo Funsaúde-PB. No próximo artigo, teremos a terceira, e última, parte do nosso resumo.
Utilize este resumo em conjunto com as aulas teóricas e com a resolução de muitas questões sobre os temas apresentados.
Não deixe de acessar os links aqui apresentados, para potencializar os seus estudos!
Abraços e bons estudos!
Paulo Alvarenga
https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
.