Artigo

DOR – ALIADA OU INIMIGA?

Para conseguir o que você deseja, você deve descobrir o que te impede de agir. Pense em algo que evitou fazer até o último instante: estudar para concursos, por exemplo. Não é verdade que você adia simplesmente para evitar a dor do momento, e depois acaba experimentando uma dor maior ainda?

Mas o que acontece quando publicam o edital e você percebe que existe um caminhão de conteúdo para ser estudado? Nossa protelação desaparece porque rapidamente mudamos aquilo que associamos na mente com dor ou prazer. Subitamente NÃO AGIR é muito mais doloroso que agir.

Imagine agora um cenário em que você se dedicou, você entregou o seu melhor, seja com 3h diárias de estudos ou até 9h líquidas por meses e mais meses… Nesse caso é bem provável que o edital esteja fechado ou próximo disso. Você se preparou para não sentir a dor de ter que aguardar outro edital em que você estivesse de fato preparado.

Então…. Como você pode usar isso para mudar SUA VIDA? No futuro, mas no futuro não muito distante, tudo bem? Então HOJE, logo depois que terminar este texto, em vez de perguntar “Como posso evitar essa tarefa dolorosa?”, pergunte: “Se eu não agir AGORA, o que isso acabará me custando?”

A dor pode ser sua amiga se você a usar com eficácia.

Fonte: Tony Robbins – Passos de Gigante / Texto adaptado para concursos por Raphael Lacerda
Ótimo dia de estudos para todos os meus coachees e futuros também :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Verdade Raphael... antes da publicação do Edital, você estuda mais ou menos, prioriza os prazeres diários e acha que sempre vai dar tempo; e quando ocorre a publicação, bate um desespero ao constatar o volume de matéria ainda não vista e o arrependimento por não ter estudado o suficiente bate forte e te empurra pra baixo. Obrigada pelas palavras!
    Le Azevedo em 18/07/17 às 10:47
  • Bom dia professor Raphael. Estou indo que indo. Desde o último concurso que fiz, não estou mais esperando, porém surgiu um de repente (não posso fazer todos longe) e estou me danando. Professor ainda não consegui entender essa coisa de horas líquidas. Penso que se for ficar calculando os momentos que paro, vou perder muito tempo. Suponho que estudar sem estresse de cálculo é bem melhor. Para mim é assim. Grata pela dica.
    Sheila em 18/07/17 às 08:21
  • Obrigado para aqueles que comentarem ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 18/07/17 às 07:31