Estatística de cobrança para SEFAZ-ES
Nessa análise estatística saiba quais assuntos por matéria possuem maior probabilidade de cobrança para o concurso da SEFAZ-ES
Olá, caros corujas! Tudo bem?
O edital da SEFAZ-ES está publicado na praça e as provas para Auditor Fiscal Estadual estão agendadas para serem realizadas no dia 29/08/2021.
Em vista disso, o Estratégia disponibilizou uma relevante análise estatística relativa a banca FGV, mais especificamente em relação a cada assunto por matéria, de acordo com a programação de aulas do curso SEFAZ-ES (Auditor Fiscal) Pacote Completo – 2021 (Pós-Edital).
Essa análise servirá como base de informação para que o candidato possa direcionar seus estudos nos assuntos mais importantes e com maior tendência de cair no certame da SEFAZ-ES.
Todavia, é fato que os candidatos precisam estar afiados em todas matérias, já que, via de regra, a concorrência em concursos é elevada, e tende a aumentar no decorrer dos anos.
De modo geral, o concursando dificilmente conseguirá perpassar por todos os assuntos do edital com a devida profundidade, comumente em função do tempo disponível e da grande quantidade de conteúdos cobrados.
Por isso, faremos uma estatística de cobrança dos assuntos por matéria de concursos aplicados pela FGV nos últimos anos e nas seguintes áreas: Fiscal, Controle e Tribunais.
O material serve de base para que o candidato possa administrar melhor sua estratégia de estudo, possibilitando priorizar um assunto mais relevante em detrimento de outros, se assim considerar necessário.
É importante que os alunos mais avançados façam uma ponderação entre priorizar o que é mais exigido nas provas e priorizar as deficiências de conteúdo; pois assuntos já memorizados podem ocupar o tempo de outros que poderiam ser aprimorados.
Dito isso, vamos para a estatística de cobrança para a SEFAZ-ES.
Estatística de cobrança do concurso SEFAZ-ES 2021
O edital do concurso SEFAZ-ES 2021 trouxe o número de questões por disciplina que serão cobradas na prova objetiva e os respectivos pesos. Por isso, a partir dessas informações podemos aferir a proporção relativa de cada disciplina em face do total de pontos, conforme segue:
Reparem que as duas disciplinas com maior relevância são Direito Tributário e Legislação Tributária do Espírito Santo, juntas somam 35,2% do total de pontos da prova.
Em seguida, temos Contabilidade Avançada e de Custos, Tecnologia da Informação aplicada à Auditoria Tributária e Auditoria Tributária, as quais representam outros 35,2% do total de pontos.
As matérias supracitadas correspondem às questões de Conhecimentos Específicos, que perfazem 70,6% do total de pontos da prova objetiva.
Enquanto que em relação às questões de Conhecimentos Gerais, as disciplinas com maior representatividade são Língua Portuguesa e Contabilidade Geral, que juntas somam 11,8% do total de pontos da prova.
Percebam que a pontuação total de questões de Conhecimentos Gerais, representa 29,4% da prova. Mas não se deixe enganar com esse percentual, pois as questões gerais são tão importantes quanto as específicas e são aquelas que separam os candidatos melhores classificados, daqueles que ficarão para trás.
Português
Foram analisadas 260 questões de Português da banca FGV, nas áreas Fiscal e Controle.
A partir do gráfico abaixo, é possível notar que “Interpretação e compreensão de texto; Tipos de textos; Modos de organização discursiva: descrição, narração, exposição e argumentação; Características básicas dos textos”, foram os assuntos mais cobrados e representaram 44,62% do total da amostra.
Percebam que quase metade das questões corresponderam a uma única aula do curso (aula 11).
Em seguida, os assuntos “Sintaxe: processos de coordenação e subordinação; Colocação pronominal; semântica e Classes de palavras (verbo; preposição e conjunção; artigo, substantivo, adjetivo, numeral, pronome, advérbio e interjeição) ” somaram outros 40% do conjunto de questões e também possuem grande relevância para a matéria.
Raciocínio Lógico e Matemática Financeira
Em Raciocínio Lógico e Matemática Financeira, foram selecionadas 86 questões, nas áreas Fiscal e Controle.
Podemos destacar 4 assuntos com grande incidência, são os seguintes:
- Estruturas Lógicas;
- Juros Compostos;
- Análise de Investimentos;
- Operações de Desconto; Sistema de Amortização e;
- Equivalência de Capitais.
Esses assuntos somaram juntos 75,58% do total da nossa amostra.
Tecnologia da Informação Aplicada à Auditoria Tributária
Quanto à estatística de cobrança da disciplina de TI para a SEFAZ-ES, foram analisadas 68 questões, nas áreas Fiscal e Controle.
Os assuntos mais importantes e com maior incidência foram:
- Conceito de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD);
- Noções básica de Linguagem SQL, Operadores Condicionais;
- Ordenação;
- Agrupamento;
- Junções (JOINS);
- Metodologias de desenvolvimento de software e;
- Sistemas de gestão de segurança da informação.
Esses assuntos representaram 64,71% do conjunto amostral e estão distribuídos entre seis aulas do curso (aulas 0, 6, 7, 9, 10 e 14).
Contabilidade Geral e Avançada
Para as disciplinas de Contabilidade Geral e Avançada, foram analisadas 128 questões, nas áreas Fiscal e Controle.
Os assuntos que mais se destacaram foram:
- Demonstrações Contábeis: aspectos gerais.
- Balanço Patrimonial;
- Contas;
- DRE e;
- Contabilidade: Conceito, objetivos, campo de atuação e usuários da informação contábil.
Estes representaram 44,53% do total de questões analisadas, sendo que a aula 5 possuiu o maior custo-benefício, com 22,66% de incidência do conjunto amostral.
Contabilidade de Custos
Em Contabilidade de Custos, analisamos 99 questões de diversas áreas.
Nessa disciplina, os assuntos mais relevantes se concentraram nas aulas 0 e 4 do curso, correspondendo a 62,62% do total da amostra. Como os assuntos foram divididos em poucas aulas, há um ótimo custo benefício no estudo dessa disciplina.
As questões versaram sobre:
- Custo: conceito, nomenclaturas aplicáveis à contabilidade de custos, classificação de custos e despesas, sistemas de custeio, formas de produção, métodos de custeio e sistemas de controle de custo.
- Margem de contribuição.
- Análises das relações custo/volume/lucro.
- O ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro.
- Custeio baseado em atividades.
- ABC – Activity Based Costing.
Direito Constitucional
Em relação a Direito Constitucional, foram selecionadas 161 questões, nas áreas Fiscal e Controle.
Aqui o candidato vai precisar perpassar o estudo por mais assuntos, pois a distribuição de assuntos apresentou uma proporção relativamente homogênea entre as questões, sendo aqueles com cobrança mais significativa:
- Sistema Tributário Nacional.
- Repartição de receitas tributárias;
- Poder Legislativo;
- Orçamento e Finanças públicas;
- Administração Pública, disposições gerais e servidores públicos civis.
- Organização do Estado: Organização Político-Administrativa
- Federalismo no Brasil e;
- Intervenção nos Estados e Municípios.
Direito Administrativo
Seguindo com nossa estatística de cobrança para a SEFAZ-ES, na disciplina de Direito Administrativo, foram utilizadas 618 questões, nas áreas Fiscal, Controle e Tribunais, no período compreendido entre 2013 a 2021.
Aqui é importante salientar que o edital previu tanto a cobrança da antiga Lei n° 8.666/1993, como a Nova Lei de Licitações (Lei n° 14.133/2021). Como esta foi publicada recentemente, ainda não há histórico de cobrança pela banca, mas o candidato certamente deve dar atenção a ela.
Os demais assuntos que o candidato não deve deixar de lado e representaram 57,6% do conjunto de questões foram:
- Licitação – Lei n° 8.666/1993, considerando as regras da Lei n° 13.979/2020;
- Atos administrativos;
- Responsabilidade Civil do Estado;
- Organização Administrativa
- Administração Direta e Indireta;
- Serviços Públicos
- Poderes Administrativos
Direito Empresarial
No que tange ao Direito Empresarial, analisamos 56 questões, nas áreas Fiscal, Controle e Tribunais.
A maior parte das questões (66,13%) corresponderam às aulas 1, 2, 4, 5 e 9.
O candidato pode focar seus estudos principalmente nos seguintes assuntos:
- Registro;
- Escrituração;
- Preposto;
- Estabelecimento;
- Direito societário, conceito e classificação das Sociedades;
- Nome empresarial;
- Sociedade em Comum, Sociedade em Conta de Participação, Sociedade em Nome Coletivo, Sociedade em Comandita Simples, Sociedade em Comandita por Ações e Sociedade Cooperativa;
- Títulos de crédito;
- Sociedade Anônima.
Direito Civil
Na matéria de Direito Civil, a análise deu-se com 168 questões, nas áreas Fiscal, Controle e Tribunais.
A banca não deixou escapatória para o candidato, os assuntos foram bem distribuídos entre as questões, exigindo uma boa noção geral da disciplina.
Direito Penal
Quanto à estatística de cobrança da disciplina de Direito Penal para a SEFAZ-ES, foram analisadas 159 questões da FGV, nas áreas Fiscal, Controle e Tribunais.
Assim como em Contabilidade de Custos, a matéria de Direito Penal possui uma quantidade menor de aulas em relação às demais disciplinas.
Nessa matéria, estudando-se 4 aulas, serão abrangidas 71,7% do total de assuntos da amostra, são os seguintes:
- Crimes contra a administração pública (parte 1): Crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral;
- Teoria do crime (parte I): conceito e espécies; Fato típico Relação de causalidade; Dolo e culpa; Consumação e tentativa; Antijuricidade (ilicitude);
- Teoria do crime (parte II): culpabilidade; Exclusão da culpabilidade.
- Extinção da punibilidade.
Direito Tributário
Em Direito Tributário, tivemos a análise de 186 questões da FGV, nas áreas Fiscal e Controle.
Nessa disciplina, o candidato certamente deve priorizar o estudo de Impostos dos Estados em detrimento dos Impostos Municipais, que não costumam cair em provas de Fiscos Estaduais.
Desse modo, os assuntos mais queridos da banca são:
- Impostos dos Estados
- Repartição das Receitas Tributárias
- Das Limitações do Poder de Tributar: Princípios e imunidades;
- Competência Tributária
- Impostos da União
- Legislação Tributária
- Extinção do Crédito Tributário
- Garantias e Privilégios do Crédito Tributário
- Administração Tributária
Legislação Tributária
Na disciplina de Legislação Tributária, utilizamos 48 questões da FGV, nas áreas Fiscal e Controle.
Note que a Lei n°7.000/001, que dispõe sobre o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, deve ser a principal Lei que o candidato deve ter guardada em seu coração, representando 56,25% de todas as questões da disciplina.
Seguida da Lei Kandir e Lei n°10.011/13, esta que dispõe sobre o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD).
Auditoria Tributária
Finalmente, em Auditoria, analisamos 77 questões da FGV, nas áreas Fiscal e Controle.
Para conseguir bons resultados nessa disciplina, o candidato pode se utilizar das aulas 0, 2, 3, 4 e 5. Com o estudo dessas aulas, o candidato estará perpassando pelos principais assuntos, que juntos representam 74,02% do total das questões da amostragem.
Os assuntos que mais se destacaram foram:
- Conceitos iniciais de auditoria;
- Procedimentos de auditoria;
- Planejamento de auditoria;
- Documentação de auditoria;
- Materialidade, relevância e risco;
- Identificação de fraudes na escrita;
- Amostragem em auditoria;
- Controle de qualidade.
Considerações Finais – Estatística de cobrança para SEFAZ-ES
Finalizamos aqui a análise estatística de cobrança para o SEFAZ-ES, lembrando que o objetivo desse artigo é fornecer ferramentas ao candidato, para que este possa planejar sua estratégia de estudo com maior eficiência, eficácia e produtividade.
Saia na frente com o time de especialistas do Estratégia, através do curso SEFAZ-ES (Auditor Fiscal) Pacote Completo – 2021 (Pós-Edital).
Desejo bons estudos e boa sorte na prova!
Abraços,
Nicolau Gordeeff
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!