Concurso PRF: MPF solicita explicações sobre TAF
O Ministério Público Federal (MPF) solicitou esclarecimentos ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e à Diretoria-Geral da Polícia Rodoviária Federal a respeito de supostas irregularidades que teriam ocorrido durante a os Testes de Aptidão Física (TAF) de concurso PRF.
O MPF reuniu diversas representações de candidatos por todo o Brasil que traziam denúncias sobre possíveis irregularidades no certame. O órgão estabeleceu que o prazo para as explicações serem apresentadas terminaria em 30 de junho.
Entre os problemas que teriam ocorrido no TAF da PRF estão complicações envolvendo a barra fixa e escadas utilizadas para realização dos exercícios, além de que para alguns candidatos terem sido permitidos a baixar as máscaras para se recomporem ou executarem o exercício de corrida, uma vez que havia uma rigorosa exigência de uso de máscara durante os exercícios.
O Ministério Público Federal ainda cobrou explicações a respeito das motivações da banca ter emitido um comunicado dias antes da etapa exigindo o uso de máscara, sobre se houveram estudos sobre a execução de exercícios utilizando máscara.
Também é solicitado pelo MP que o Cebraspe envie cópias de possíveis estudos e pareceres sobre a realização do TAF, informações classificadas por gênero dos percentuais de candidatos aprovados e reprovados no TAF, que esclareça o motivo de não ter alterado os protocolos de segurança, as razões de não ter havido mudança no grau de exigência dos exercícios e que a empresa fundamente as medidas adotadas após a análise dos conteúdos das representações.
O concurso PRF 2021 oferece 1.500 vagas, sendo 1.125 para ampla concorrência, 300 para candidatos negros e 75 para candidatos com deficiência. A remuneração para o cargo de Policia Rodoviário Federal é de R$ 9.899,88.
Para saber todos os detalhes sobre o concurso PRF acesse o artigo abaixo:
Saiba mais: concurso PRF