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Prova de Técnico Administrativo do TRE-PE Comentada

Olá pessoal,

Trago hoje a prova de Analista Administrativo do TRE-PE comentada para vocês. A prova está “redonda” e não vejo margem para recursos. Seguem os comentários abaixo:

(FCC – TRE/PE – TÉCNICO – 2011) O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco tem como MISSÃO "garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia", que
(A) são conceitos fundamentados em valores que, expressos na forma de afirmações, norteiam as políticas e as ações da instituição.
(B) aponta a distância entre a situação atual e a desejada.
(C) indica o rumo, sinaliza o que a organização deseja ser e projeta expectativas para determinado horizonte de tempo.
(D) consiste na declaração da razão de ser da instituição, explicitando o que faz e para que faz.
(E) representa um referencial abstrato da natureza moral da conduta humana.

A FCC “adora” cobrar a definição de missão organizacional! A missão é a razão de ser da organização, seu papel na sociedade. Ou seja, descreve para o quê a empresa foi criada, qual sua utilidade e que necessidades e demandas veio suprir. Assim sendo, o gabarito é claramente a letra D.

(FCC – TRE/PE – TÉCNICO – 2011) Declaradas a Missão, Visão e Valores da instituição, as prioridades e resultados quantitativos e qualitativos que se propõe a alcançar num prazo determinado são os
(A) Objetivos Institucionais.
(B) Diagnósticos Estratégicos.
(C) Objetivos Estratégicos.
(D) Fatores Críticos de Sucesso.
(E) Princípios Estratégicos.

Questão tranquila da FCC. Depois de definidos a missão, a visão e os valores da organização, devemos definir os seus objetivos estratégicos (os resultados quantitativos e qualitativos que queremos alcançar). O gabarito é mesmo a letra C.

(FCC – TRE/PE – TÉCNICO – 2011) O Plano Estratégico da empresa INTERLIGA S/C tem como meta, na perspectiva dos processos internos, buscar excelência na gestão de custos por meio da melhor eficiência operacional, que é
(A) a realização dos projetos com recursos acima dos padrões estabelecidos.
(B) a quantidade e qualidade dos serviços prestados ao cidadão.
(C) o impacto gerado pelos serviços prestados ao cidadão.
(D) a relação entre os serviços gerados com os insumos utilizados ou aplicados.
(E) a conformidade transversal a critérios e padrões de qualidade para a realização dos processos.

Questão “capciosa” da FCC. Reparem que a banca está querendo saber a definição de eficiência organizacional. A eficiência se relaciona com uma gestão adequada dos recursos da empresa, ou seja, com o melhor aproveitamento possível dos recursos que entram em relação aos bens e serviços gerados. Também chamamos o indicador de eficiência de indicador de produtividade. A opção que melhor descreve o significado de eficiência é a letra D, que é o gabarito.

(FCC – TRE/PE – TÉCNICO – 2011) O Mapa Estratégico da empresa INTERLIGA S/C está delineado, pela metodologia Balanced Scorecard nas perspectivas da sociedade, dos processos internos, das pessoas e da infraestrutura. As perspectivas dos processos internos e de pessoas tratam da eficiência operacional, atuação institucional e saúde e bem-estar dos seus empregados, os quais são variáveis
(A) transversais e não controláveis do ambiente externo.
(B) não controláveis e do ambiente externo.
(C) não controláveis e do ambiente interno.
(D) controláveis e do ambiente externo.
(E) controláveis e do ambiente interno.

Questão interessante que cobrou análise SWOT e BSC ao mesmo tempo. Vejam que as perspectivas da organização citada não são as originais de Kaplan e Norton. Isto é perfeitamente cabível e comum. A banca quer saber como classificaríamos as perspectivas de pessoas (funcionários) e processos internos.
Os dois casos são englobados nos aspectos internos da organização, não é mesmo? Portanto, são aspectos controláveis (podemos melhorar a capacitação dos funcionários e redesenhar os processos, não é mesmo?). Deste modo, o gabarito é mesmo a letra E.

(FCC – TRE/PE – TÉCNICO – 2011) O instrumento de monitoramento e avaliação aplicado para medir o grau de cumprimento de um objetivo e/ou meta estratégica é o Indicador
(A) de Rastreabilidade.
(B) de Diretriz Operacional.
(C) de Desempenho.
(D) do Ciclo PDCA.
(E) da Matriz RACI.

Esta questão pede o conhecimento dos indicadores de desempenho. Os indicadores são medidas que nos facilitam entender o funcionamento e o andamento de um processo, de um produto ou serviços da organização. De acordo com Graças Rua :
“De uma maneira simplificada, os indicadores são medidas que representam ou quantificam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, de um serviço, de um produto ou da organização como um todo.”
Assim, usamos indicadores para nos ajudar no planejamento e no controle das organizações . Estas ferramentas nos auxiliam na busca dos resultados e na melhoria dos processos das empresas e dos órgãos públicos.
Segundo Rummler e Brache , um indicador de desempenho é a quantificação de quão bem um negócio (suas atividades e processos) atinge uma meta específica. O gabarito é, portanto, a letra C.

(FCC – TRE/PE – TÉCNICO – 2011) O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos, abrangendo cinco grupos de processos, que são, respectivamente,
(A) integração, escopo, execução, monitoramento e encerramento.
(B) iniciação, planejamento, escopo, custos e encerramento.
(C) integração, escopo, recursos, comunicações e encerramento.
(D) planejamento, organização, monitoramento/controle, coordenação e direção.
(E) iniciação, planejamento, execução, monitoramento/controle e encerramento.

Questão bem tranquila da FCC. A banca quis saber se os candidatos conseguiam apontar os cinco grupos de processos, de acordo com o PMBOK. Estes são: iniciação, planejamento, execução, monitoramento/controle e encerramento. Portanto, o gabarito é mesmo a letra E.

(FCC – TRE/PE – TÉCNICO – 2011) A empresa PARTICIPAÇÃO S/A tem o objetivo estratégico de “desenvolver conhecimentos, motivar e comprometer seus funcionários com a execução da estratégia” e, para tanto, como estratégia de gerenciamento de projetos, agrupou um conjunto de projetos e programas relacionados aos recursos humanos (clima organizacional, capacitação, competências), a fim de atingir os objetivos estratégicos do negócio. Essa técnica de agrupamento de projetos refere-se ao Gerenciamento de
(A) Portfólios.
(B) Riscos.
(C) Escopo.
(D) Recursos.
(E) Monitoramento.

Um portfólio é um conjunto de projetos geridos por uma empresa. Desta maneira, se a empresa está agrupando diversos projetos conexos, está formando um portfólio de projetos. O gabarito é, assim, a letra A.

(FCC – TRE/PE – TÉCNICO – 2011) Quando as fases de um projeto são sequenciais,
I. o encerramento de uma fase termina com alguma forma de transferência ou entrega do produto do trabalho produzido como entrega da fase.
II. crescem as incertezas quanto à qualidade das entregas.
III. o final da fase representa um ponto natural de reavaliação dos esforços em andamento e de modificação ou término do projeto.
IV. uma fase poderá iniciar de maneira sobreposta com a fase anterior.
É correto o que consta APENAS em
(A) I e IV.
(B) I, II e IV.
(C) I e III.
(D) II e III.
(E) II, III e IV.

Questão interessante da FCC. A primeira frase está perfeita, pois as fases do projeto são encerradas com alguma entrega prevista. Já a segunda frase está errada, pois o fato de um projeto ser sequencial não causa um aumento das incertezas em relação à qualidade das entregas.
A terceira frase está correte e reflete o entendimento do PMBOK. Na quarta afirmativa, a banca cobrou o entendimento das relações entre as fases. De acordo com o PMBOK, um processo pode ser sequencial (em que as fases não podem ocorrer ao mesmo tempo) e sobreposto (em que ocorre esta superposição de fases). Com isso, como a questão fez a restrição (está se referindo somente aos processos sequenciais), a quarta frase ficou errada. Assim sendo, o gabarito é mesmo a letra C.

(FCC – TRE/PE – TÉCNICO – 2011) O processo de revisão de todas as solicitações de mudança, aprovação de mudanças e gerenciamento de mudanças nas entregas, ativos de processos organizacionais, documentos de projeto e plano de gerenciamento do projeto são atividades vinculadas à área de conhecimento em gerenciamento de projeto denominada:
(A) Aquisições.
(B) Riscos.
(C) Escopo.
(D) Tempo.
(E) Integração.

A banca apresentou aqui uma questão mais complexa do que o padrão de uma prova de técnico. O controle das mudanças em um projeto e o desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto estão englobados nos processos de integração.
A integração se refere aos aspectos de unificação, consolidação, articulação e ações integradoras que são necessárias para que um projeto tenha sucesso . Este processo geralmente envolve as escolhas e concessões sobre objetivos conflitantes e a administração das interdependências entre as áreas envolvidas no projeto.
De certa forma, o objetivo é garantir que todas as áreas estejam integradas e que as necessidades dos envolvidos sejam atendidas . O gabarito é mesmo a letra E.

(FCC – TRE/PE – TÉCNICO – 2011) Estrutura Analítica de Projeto (EAP) é o processo de
A) monitoramento do progresso do escopo do projeto e escopo do produto e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do escopo.
B) desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto.
C) subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.
D) definição e documentação das necessidades das partes interessadas para alcançar os objetivos do projeto.
E) formalização da aceitação das entregas terminadas do projeto.

A Estrutura Analítica de Projetos é, de acordo com o PMBOK, a decomposição das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. Deste modo, a EAP é uma ferramenta que especifica quais serão os “produtos” a serem entregues ao cliente.
Isto serve para que, no gerenciamento do projeto, estas atividades sejam mais facilmente gerenciadas, pois estão desmembradas em pequenos “lotes”. O gabarito é mesmo a letra C.

Aproveito a oportunidade para convidar vocês a ler as aulas demonstrativas dos cursos que tenho abertos no Estratégia:

Gestão Pública e Políticas Públicas p/ TCE-SP
http://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/218/gestao-publica-e-politicas-publicas-p-tce-sp.html

Administração Geral p/ Analista da Receita Federal
http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/59/administracao-geral-p-rfb.html

Administração Pública p/ Auditor da Receita Federal e AFT
http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/83/adm-publica-p-afrfbaft—teoria-e-exercicios.html

Administração Pública p/ ISS-SP
http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/81/administracao-publica-p-isssp.html

Administração p/ ICMS-RJ
http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/89/administracao-para-icmsrj.html

Gostaria também de avisar que tenho um grupo no Yahoo para manter outro canal de contato com os alunos e troca de informações sobre Administração Geral e Pública. Todos estão convidados a participar! Vou disponibilizar alguns mapas mentais que uso e outros materiais e links que não estão aqui. O endereço é:

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Força nos estudos!

Abraços,
Rodrigo Rennó
[email protected]
[email protected]
http://www.facebook.com/rodrigorenno99
http://twitter.com/rrenno99

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