Correção prova de ADC de Empresas TCU 2011
Olá, meus amigos. Como estão?! A seguir, a correção da prova de ADC do TCU 2011. Creio que todos aqueles que estudaram corretamente pelo nosso material tenham ido bem. Duas questões, a nosso ver, são passíveis de recursos: a 147, por estari ncompleta, e a 148, por estar fora do edital.
Aproveitamos para anunciar os nosso cursos de Contabilidade que estão no site do Estratégia:
– Contabilidade Teoria e Questões para a Receita Federal;
– Contabilidade Provas Comentadas para o ISS SP.
Um abraço, bons recursos, e precisando é só chamar.
141 A demonstração financeira do fluxo de caixa elaborada pelo método indireto deve especificar os fluxos das operações nas seguintes classes: juros e impostos pagos, recebimentos de clientes e pagamentos a empregados e fornecedores.
Gabarito: Incorreto.
Não há esta divisão no CPC 03, tampouco na Lei 6.404.
142. As aplicações destinadas a negociação ou disponíveis para venda, feitas em instrumentos financeiros (inclusive derivativos) e em direitos e títulos de crédito (classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo), devem ser avaliadas pelo fair value.
Gabarito: Correto.
Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:
I – as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo: (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)
a) pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda; e (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)
143. As demonstrações contábeis estão relacionadas à contabilidade financeira e objetivam mensurar e comunicar fenômenos econômicos.
Gabarito: Correto.
Dissemos isso durante o curso ministrado no Estratégia. A contabilidade financeira visa a atender um sem número de usuários externos das informações geradas pela empresa. Por isso as demonstrações contábeis devem seguir um padrão. A contabilidade gerencial objetiva mais a auxiliar tomadas de decisões internas.
144. Uma empresa com estoque igual a R$ 3 milhões e liquidez seca igual a 93,8% não dependerá da venda de seu estoque para realizar o pagamento das suas dívidas de curto prazo.
Gabarito: Errado.
Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) / Passivo Circulante
Como a liquidez é menor do que 1, isto indica que não há disponibilidade de ativos para a quitação das obrigações de curto prazo.
145. Em uma análise vertical de uma demonstração de resultado de exercício, o retorno operacional é obtido da relação entre o lucro após as deduções, os impostos e as contribuições com as vendas.
Gabarito: Errado.
O retorno operacional é obtido utilizando-se do lucro operacional líquido.
146. As demonstrações financeiras devem registrar a destinação dos lucros segundo a proposta do conselho fiscal, no pressuposto de sua aprovação pela assembleia-geral.
Gabarito: Errado.
Art. 176 § 3º As demonstrações financeiras registrarão a destinação dos lucros segundo a proposta dos órgãos da administração (e não do conselho fiscal), no pressuposto de sua aprovação pela assembléia-geral.
147. As companhias devem avaliar seus investimentos em sociedades coligadas e controladas e elaborar suas demonstrações financeiras de modo consolidado, desde que se trate de investimentos realizados em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou que estejam sob controle comum.
Gabarito: Correto.
Recurso: Anulação.
Essa alternativa merece reparos (anulação). Senão vejamos. Inicialmente ela diz: As companhias devem avaliar seus investimentos em sociedades coligadas e controladas. Ok. Mas avaliar como?! Vejam que a frase ficou incompleta. De acordo com o artigo 248 da LSA, estes investimentos são avaliados pelo MEP.
148. Com base nas informações apresentadas no quadro abaixo que se refere a uma máquina adquirida por certa empresa, aplicando-se o teste de recuperabilidade (impairment), registra-se uma perda de ativos maior que o valor da depreciação.
Custo de aquisição 2.730.000,00
(-) Depreciação acumulada (980.000,00)
(=) Valor contábil 1.750 .000,00
Valor em uso 1.710.000,00
Valor justo 1.695.000,00
Gabarito: Errado.
Recurso: Anulação.
ESTA QUESTÃO ESTÁ FORA DO EDITAL, QUE NÃO EXIGIU CONHECIMENTOS SOBRE O CPC 01 – REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS.
O valor recuperável da máquina é o maior entre o valor em uso e o valor justo líquido de despesa de venda. Neste caso, será R$ 1.710.000,00.
Agora, devemos proceder à comparação entre o valor contábil e o valor recuperável. Como o valor contábil está registrado a maior do que o valor recuperável, devemos realizar um ajuste no valor da diferença.
D – Despesa com ajuste ao valor recuperável de ativo 40.000,00
C – Ajuste por teste de recuperabilidade 40.000,00
Logo, este ajuste é menor do que o valor da depreciação. Item incorreto.
Porém, repito, esta questão está fora do edital.