Banco Central pretende solicitar realização de novo concurso
O Banco Central do Brasil (Bacen) pretende enviar ao Ministério da Economia (ME) um novo pedido de realização de concurso. O quantitativo de vagas que serão solicitadas depende da finalização de estudos técnicos conduzidos pelo órgão.
De acordo com o Banco Central, o último pedido de concurso público foi enviado ao ME em 2020. Na ocasião, foi requerido o provimento de 260 vagas, sendo 200 para Analista, 30 para Técnico e 30 para Procurador do Banco do Brasil.
O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (SINAL) tem dialogado com a diretoria do órgão e destacado a necessidade de fazer novas contratações, visto que em 2019 o percentual de vacâncias já chegava a 41% do quantitativo total estabelecido na Lei.
Em 2020, com o objetivo de reduzir o déficit de pessoal, o Bacen estabeleceu uma quantidade de vagas que seriam preenchidas por meio da reversão de aposentadorias. A reversão de aposentadorias previa 10 vagas para Analista, 2 vagas para Procurador e 5 vagas para o cargo de Técnico do Banco do Brasil.
Etapas do concurso Bacen
O concurso Bacen é constituído pelas seguintes etapas:
Primeira etapa:
- Prova Objetiva Conhecimentos Básicos
- Prova Objetiva Conhecimentos Específicos
- Avaliação de títulos.
Segunda etapa:
- Programa de Capacitação
Último concurso Bacen
O último concurso Bacen foi aconteceu em 2013. O certame foi organizado pelo Cebraspe e ofertou 500 vagas para técnico e analista. Na ocasião, foram registradas 88.589 inscrições, uma concorrência de cerca de 117 candidatos por vaga.
Para ficar por dentro de todos os detalhes sobre o concurso Bacen, acesse o artigo abaixo:
Saiba mais: concurso Bacen
Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!