Resumo de administração para a UFRN – parte 2.
Olá, pessoal! Tudo bem? Chegamos à segunda parte do nosso resumo de administração para a UFRN. Lembrando que estamos tratando dos cargos de assistente em administração – códigos 206, 207 e 208.
O cargo em questão requer nível médio ou médio técnico completo, oferecendo remuneração de R$ 2.446,96, auxílio alimentação de R$ 458,00, além de outros benefícios.
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e redação. Não deixe de acessar a página do concurso UFRN aqui no Estratégia Concursos, onde há um resumo completo sobre o concurso.
Acesse, também, o edital do concurso, para conhecer todos os detalhes do certame.
A nossa disciplina de administração está nos conhecimentos específicos para o cargo. Segue o programa de administração:
1. Conhecimentos Básicos em Administração: funções do processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle; níveis de planejamento; habilidades humanas (conceitual, humana, operacional); critérios de departamentalização; 3. Relações Humanas no Trabalho e Liderança: O papel do gestor; estilos de liderança, elementos da comunicação na organização; teorias motivacionais; (…) 5. Qualidade no Serviço Público: ferramentas da gestão da qualidade; carta de serviços ao usuário, conforme Decreto Federal 9.094/2017; 6. Noções de Gestão de Processos e Projetos: business process management (BPM); conceitos básicos de gestão de projetos; ciclo de vida de projetos; técnicas de gestão de projetos (gestão ágil, life cycle canvas (LCC)); 7. Conhecimentos básicos em Administração de Patrimônio, Materiais e Logística: compras e contratações públicas (legislação sobre licitações); coleta de preços, gestão e controle de estoque, distribuição de material e inventário de bens patrimoniais; sistemas de informação para administração de patrimônio, materiais e logística.
Não deixe de acessar a primeira parte do nosso resumo de administração para a UFRN, em que analisamos alguns temas fundamentais para a prova.
Ferramentas da qualidade
Este tópico do nosso resumo de administração para a UFRN é de especial importância, dado o volume de cobranças por parte da banca.
Para auxiliá-lo, sugerimos a leitura dos nossos seguintes artigos, todos de temas já cobrados pela banca: metodologia 5s para concursos, gestão da qualidade para concursos e ciclo pdca nos estudos para concursos públicos.
Vejamos um exemplo de cobrança da banca, em que daremos mais detalhes:
UFRN (2019)
“O gerenciamento do ciclo de vida de um processo tem como base o
A) Sistema Lean.
B) Seis Sigma.
C) PDCA
D) PRINCE 2”
O gabarito é a letra C. O ciclo PDCA aplica-se ao ciclo de vida do processo conforme suas fases abaixo:
Plan (P) – significa planejar, estabelecendo as metas e objetivos do processo, buscando alinhar o processo aos objetivos estratégicos organizacionais;
Do (D) – momento em que se implementa o processo, executando conforme as ações que foram estabelecidas na fase anterior;
Check (C) – checar, verificar o desempenho real do processo, com aquilo que dele se espera;
Act (A) – agir, tendo como base os dados verificados na fase anterior, buscando a melhoria contínua do processo.
Sobre as outras opções, sistema lean de produção é um método de produção baseado na filosofia toyotista, buscando reduzir desperdícios. Seis Sigma é uma ferramenta para análise de variações operacionais, buscando reduzir defeitos e PRINCE2 é uma metodologia de gestão de projetos.
Administração – Liderança
Seguindo com nosso resumo de administração para a UFRN, chegou a hora de falarmos sobre liderança. Este é um tema bastante explorado pela banca COMPERVE.
Inicialmente, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre teorias de liderança para concursos, para um estudo mais completo focado no tema.
Para a COMPERVE, é importante compreender a diferença entre líderes e chefes, bem como as diferentes teorias de liderança exploradas em provas.
No comentário da questão seguinte faremos mais aprofundamentos.
UFRN (2019)
“Após observar determinados comportamentos, os seguidores de um líder lhe atribuem capacidades heroicas ou extraordinárias de liderança. Essas características estão presentes no estilo denominado liderança
A) monocrática.
B) autocrática.
C) democrática.
D) carismática.”
O gabarito é a letra D. A liderança carismática é baseada em qualidades pessoais do líder, e é o tipo de liderança em que os líderes são vistos pelos liderados como pessoas fora do comum, com alta capacidade de mobilização e motivação. Possuem uma aura “heroica”, até mesmo “mística” em alguns casos. São líderes que atuam na prática como grandes agentes de mudança.
Sobre as outras alternativas, a liderança monocrática não encontra fundamento na literatura. Já a liderança autocrática é um tipo de liderança em que todas as decisões são centralizadas no líder. Por fim, na liderança democrática os líderes envolvem os liderados na tomada de decisão.
Administração – Motivação
Motivação é outro tema com alto índice de cobranças pela banca COMPERVE e importantíssimo para o nosso resumo de administração para a UFRN. Para a banca, é importante conhecer as diferentes teorias motivacionais, com destaque para a hierarquia das necessidades, de Maslow, e a Teoria dos dois fatores, de Herzberg.
UFRN (2018)
“A gestão de pessoas, em qualquer contexto institucional, é um processo complexo, pois envolve uma série de fatores que precisam ser gerenciados de forma adequada. Segundo Frederick Herzberg, que instituiu a teoria dos dois fatores, a oferta de aumento salarial e de plano de saúde para os servidores constituem em fator
A) motivacional.
B) higiênico.
C) de segurança.
D) de autorrealização.”
A resposta correta é a letra B. Trata-se da mais clássica pegadinha nos estudos de motivação para concursos, mas que ainda confunde muita gente.
Herzberg criou a teoria dos dois fatores, também conhecida como bifatorial. Esta teoria busca dividir elementos inerentes à realidade laboral do colaborador em fatores higiênicos e fatores motivacionais.
Os fatores higiênicos são aqueles que não motivam o indivíduo, ou seja, não geram satisfação, mas sua ausência gera insatisfação. São elementos como a relação interpessoal no trabalho, condições de trabalho e remuneração. Sim, remuneração! Para Herzberg, a remuneração não motiva o indivíduo, mas apenas previne a insatisfação. Isso justifica a resposta da questão.
Já os fatores motivacionais são aqueles capazes de motivar o sujeito. Sua presença traz motivação, mas sua ausência não gera desmotivação, e sim não-motivação, um estado de neutralidade. Entre eles, temos os elementos referentes ao cargo, como o conteúdo do cargo e responsabilidades adquiridas.
Para aprofundamento, sugerimos a leitura do nosso Guia Definitivo sobre as teorias de motivação mais cobradas em concursos, onde detalhamos as teorias mais cobradas.
Habilidades do administrador
Tema que também possui cobrança anterior por parte da banca, o que o torna importante para o nosso resumo de administração para a UFRN.
Primeiramente, gostaríamos de sugerir a leitura do nosso Guia Definitivo sobre papéis e habilidades do administrador, para fins de aprofundamento. Aqui, trabalharemos as habilidades do administrador.
Trata-se de legado do professor Robert Katz, que identificou, em seus estudos, habilidades necessárias ao administrador, as quais seguem descritas abaixo:
- Conceituais – São as habilidades mais estratégicas, de visão holística da organização, e mais requisitadas em alta direção.
- Humanas – Referem-se à capacidade para trabalhar com pessoas. Mais requisitadas no nível gerencial/tático.
- Técnicas – Consistem em executar corretamente tarefas. Altamente requisitadas no nível operacional.
UFRN (2018)
“Em qualquer organização, o administrador desempenha papéis que requerem habilidades técnicas, humanas e conceituais que variam em função da posição do gestor na hierarquia da instituição. Nesse sentido, o gestor de nível tático utiliza
A) bom volume de habilidades técnicas e humanas e pouca habilidade conceitual.
B) maior volume de habilidades conceituais e humanas e pouca habilidade técnica.
C) bom volume de habilidades humanas, técnicas e conceituais.
D) pouco volume de habilidades técnicas, humanas e conceituais.”
O gabarito é a letra C. Perceba que, apesar de as habilidades humanas serem mais requisitadas no nível tático, isso não quer dizer que o gestor deste nível as utiliza de forma exclusiva. Pelo contrário, no nível tático é necessário um equilíbrio entre as habilidades. Por isso, a resposta é a letra C.
Conclusão
Finalizamos nosso de Resumo de administração para a UFRN – parte 2. Lembre-se de utilizar este artigo em conjunto com os materiais teóricos para o concurso, bem como com a resolução de inúmeras questões sobre os temas. Ainda, não deixe de conferir a primeira parte deste resumo, onde foram abordados temas importantíssimos para a sua prova!
Abraços e bons estudos!
Paulo Alvarenga
https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Portanto, adquira a Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ADQUIRA AGORA – Assinatura Ilimitada
Sistema de Questões
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
Confira os concursos com editais em aberto
As oportunidades previstas