Notícia

Enem 2017: Cesgranrio, FGV e Vunesp estão entre as bancas cotadas para realizar exame este ano

As fundações Getúlio Vargas (FGV), Cesgranrio e Vunesp estão entre as bancas mais cotatas para a organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e aplicação das provas nos dois domingos: 5 e 12 de novembro, conforme as mudanças já publicadas pelo Inep.

O órgão ainda não oficializou quais serão as organizadoras do Exame este ano. Mas, tendo em vista a dimensão do Enem, a expectativa é que, para este ano, as responsabilidades sejam divididas entre as três bancas: FGV, Cesgranrio e Vunesp, fundações com experiência na aplicação de provas em larga escala.

Afinal, dos mais de 9 milhões inscritos na edição do Enem 2016, quase 6 milhões fizeram a prova nos dois dias.

Conforme o Inep já anunciou, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição vinculada à Universidade de Brasília (UnB), está fora da realização do exame este ano.

Desde 2014, Cebraspe e Cesgranrio dividiam a organização do Enem, que ano passado teve mais de 9 milhões de inscritos. As duas bancas dividiam a organização do Enem, que envolve as etapas de elaboração, logística de distribuição, segurança, preparação das equipes, aplicação e correção das provas do Enem em todo o país.

Mudanças Enem 2017

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU), edição da terça-feira (4), uma portaria que institui as disposições do Enem a partir da edição de 2017, e o detalhamento de todas as regras do Exame, inclusive as mudanças já anunciadas, será publicado na próxima segunda-feira, 10. As provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

No primeiro domingo serão realizadas as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias. Terá duração de 5 horas e 30 minutos. Já No segundo domingo, dia 12, serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias. Terá duração de 4 horas e 30 minutos. A partir desta edição, os candidatos receberão cadernos de questões e cartões de resposta identificados com seu nome e número de inscrição.

A partir de agora, o certificado para o ensino médio volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), em parceria com estados e municípios.

O Estratégia Concursos possui cursos específicos para você que se prepara para o Enem. CURSOS PARA O ENEM 2017.

Fernando Brito
Ascom Estratégia
[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • excelente, iniciativa.
    Maria Santos em 10/04/17 às 20:30
  • Murillo, se você conhece alguém que tenha feito os concursos PC-PE, PC-PA e/ou PC-GO, pergunte a essa pessoa o que ela acha sobre "a banca mais competente do país".
    Rodrigo Rocha em 10/04/17 às 09:38
  • Não foi o que li na nota divulgada, Murillo. A cespe perde com o enem, mas ela não vive só disso.
    Firmino em 09/04/17 às 13:48
  • A questão do ENEM se insere em um duro golpe que a UnB está sofrendo pelo governo e o Cebraspe ameaça encerrar suas atividades. Aqui, não são incluídas somente questões financeiras mas também permissionárias. A próxima semana será decisiva para o futuro da banca mais competente do país.
    Murillo de Sousa em 08/04/17 às 09:47