Artigo

Enquanto Roma Queima

 

No ano de 64, Roma sofreu com um grande incêndio que destruiu boa parte da cidade. Reza a lenda que o Imperador Nero tocava lira enquanto Roma queimava. Há váááárias teorias do motivo da atitude de Nero (e vááárias que dizem que não foi isso que aconteceu). Bom, fato é que – segundo a história que se conta – ELE IGNOROU O CAOS QUANDO DEVERIA TER AGIDO.

 

Maluco??? Adivinha quem faz coisas loucas assim O TEMPO TODO? N-Ó-S! :)

 

Já viu aquela pessoa que está com a saúde muito comprometida em razão da péssima alimentação feat sedentarismo e quando sai para jantar escolhe a comida mais bizarra e carregada do cardápio? Passo longe de ser fiscal da comida alheia (afinal, tenho meus próprios “vícios”… alô, twix! Aceito patrocínio…rs), mas fica ÓBVIO que a pessoa está tocando lira enquanto Roma queima! Identificou-se? Altera vermelho, hein! Magrinhos com taxas horríveis de colesterol, glicose… vocês estão incluídos nesse parágrafo!

PS: Há alguns anos eu era a magrinha de taxas péssimas. Só para constar! Comi um cachorro-quente antes do exame! Eu era SINISTRA na lira há alguns anos!

 

E quem está no vermelho no banco mas não perde uma liquidação? Barato não é de graça, Brasil! A pessoa sabe que não pode, que não deve de forma nenhuma gastar com supérfluos, mas parece que essa circunstância dá um “ativar” na vontade de gastar mais e mais.

 

Sabe quem está em um relacionamento doentio, é maltratado e ainda defende o parceiro (a)? Super talento da lira!

 

VAMOS AOS PORQUÊS

 

Afinal, porque a gente IGNORA um mega problema que está bem na nossa cara e que temos toda a condição de resolver?

 

Negação. Esse é o primeiro estágio da dor segundo a psicóloga Elisabeth Klüber-Ross. Negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. É essa a sequência completa.

 

A simples existência do problema nos causa dor. Essa dor pode ser medo de não conseguir resolver, culpa por ter permitido que a situação chegasse a um extremo, vergonha por ter o problema ou simplesmente a pueril esperança de que o obstáculo desapareça como mágica se você ignorá-lo com muita força.

 

De todo o ciclo da dor vejo mais gente presa é no primeiro estágio: NEGAÇÃO! Se você nega o problema, não consegue prosseguir no ciclo e sair dele. Está preso ali para todo o sempre!

 

E o concurseiro? O que tem a ver com isso?

 

NEGAÇÃO DE CONCURSEIRO

Não vou nem me estender aqui. Só vou listar alguns exemplos e você tem a tarefa de ver se suas falas são mais ou menos essas:

 

  • Para que PDF se eu posso ver videoaula de tudo? Bem mais legal! (e bem mais ineficiente)
  • Eu só aprendo com videoaula! (todo mundo é capaz de aprender lendo. Creia em mim!)
  • Revisar atrasa (atrasa mais é esquecer tudo o que você lê! Cúmulo do retrabalho!)
  • Depois eu leio a lei seca! (nunca lê)
  • Perto da prova eu decoro! (nunca dá tempo)
  • Não vou começar essa semana porque a prova está longe (nunca está se levarmos em conta o tanto de matéria que tem que ver)
  • Vou fazer um presencial (Isso não é problema. Problema é não estudar em casa por considerar que assistir às aulas é suficiente).
  • Não preciso fazer questão. Se eu souber tudo que está no PDF, eu arraso na prova! (vai descobrir do pior jeito que não é bem assim)
  • Não preciso fazer concurso de teste! O que interessa é fazer o MEU concurso (eu falava isso! Kkkk! Inocente!)
  • Só hoje eu não vou estudar essa matéria que odeio (hoje dura meses)
  • Vou fazer um curso de memorização/culinária/datilografia/faculdade de sei lá o quê porque isso vai ajudar no concurso (sabe o que ajuda pacas no concurso? Ler os PDFs, fazer questões da sua banca, revisar com regularidade e cumprir seu plano de estudos!)
  • Vou adiantar essa matéria (que eu amo) por que ela é muito importante (mas não mais do que outras). Essa aqui (que eu odeio) vejo mais adiante (o “adiante” nunca chega).
  • Vou fazer várias questões da ESAF apesar da minha prova ser CESPE (a pessoa tem medo do CESPE) porque a ESAF é uma banca conceituada!
  • Quero sair da iniciativa privada, estudar para concurso, mas… (e a pessoa – além do emprego – faz 4 faculdades, 5 pós, é voluntária no abrigo de animais… tudo para NÃO TER TEMPO de estudar)
  • Meu resumo tem que ser bom/lindo (daí a pessoa fica hoooras pintando o resumo, passando a limpo, colando adesivo da Hello Kitty… estudar que é bom… já sabem… nada!)
  • Atualidades sempre cai (nem sempre!). Então, tenho que ler muito jornal (PDF fica para o depois que não chega. A pessoa emenda Jornal Nacional com novela e pronto… já era o estudo)!
  • Vou furar o cronograma hoje. Amanhã eu compenso (lenda. O tempo não volta. Perdeu, tá perdido!)

 

Se você se identificou…

 

                                                               

 

Acho que alguns de vocês já podem estar bravos comigo depois dessa lista. Don´t kill the messenger (não matem o mensageiro). Não fiquem. Não quero atacar. Quero que você tire a venda dos olhos e entenda o motivo por trás de sua autossabotagem. Isso vai te tirar mais rápido da vida de concurseiro. O plano é esse, certo?

 

Pare com humildade e analise sua vida. Todos os aspectos dela. Saúde, família, demais relacionamentos, estudos, carreira… TUDO! Onde há um incêndio? O que você tem feito para apagá-lo? O que você está fazendo “enquanto Roma queima”? Está tocando lira, em total negação, recolocando desesperadamente a venda que insiste em cair dos seus olhos?

 

ROMA É SUA VIDA! VAI DEIXAR ARDER EM CHAMAS?

Evite a lástima de chorar sobre os escombros no futuro! Faça algo enquanto há tempo!

Bjs

Gabi

Coach Estratégia Concursos

—————————————————————————————————————————————————–

AVISO:

1 – Os artigos serão postados agora apenas às TERÇAS! 

——————————————————————————————————————————————————————————————-

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

Já me acompanha nas redes sociais? Tô te esperando lá!

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Gabi, querida! Que bom que encontrei você! Estou muito feliz que você vai ser minha coach! Estou lendo todos teus artigos e assistindo aos vídeos. Me identificando em cada detalhe, você é excelente! Muito obrigada pela dedicação!
    Flávia em 04/04/17 às 19:55
  • Excelente texto!! Sem dúvida, ajudou demais! Muito obrigado.
    Cláudio em 16/03/17 às 11:52
    • Fico feliz, Cláudio! Bons estudos Gabi
      Gabriela Knoblauch em 20/03/17 às 18:06
  • Perfeito!!!
    Alexsandra em 15/03/17 às 14:17
    • Obrigada! :) Passe para me "visitar" mais vezes.  Abs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 20/03/17 às 18:06
  • Caraca! Esse artigo não caiu como uma luva... me vestiu por inteiro!
    Fabio em 15/03/17 às 08:41
    • kkkk... ADOREI a sinceridade. Já demos o primeiro passo (identificação do problema). Agora é trabalhar dura na mudança! Abs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 20/03/17 às 18:07
  • Adoro seus artigos! Você é fera! Parabéns e continue sempre dando essa força pra gente por favorrr! Bjs!
    Bianca Marinho em 15/03/17 às 04:36
    • Obrigada, Bianca! Pode deixar que toda terça eu estou aqui firme e forte! Abs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 20/03/17 às 18:14
  • Olá Gabi!!! Excelente artigo!!! Me identifiquei em alguns pontos já superados e outros em superação... kkkk Gostaria que você escrevesse um artigo a respeito de estudos a longo prazo, como manter uma rotina e disciplina sem se cansar de mante-la. Sou ciente da sua necessidade e gosto de executar os planos para diversas atividades...Abs Laís
    Lais Fernandes em 14/03/17 às 20:06
    • Laís, o importante é perceber-se. Você já sabe o que precisa mudar e isso já é grande coisa. Sugestão anotada, viu? Bons estudos Gabi
      Gabriela Knoblauch em 20/03/17 às 18:16
  • Ela é muito boa messssmo! Finalizamos o Coaching mas vou me lembrar de você no meu depoimento de aprovada. Pode esperar...
    Misleine em 14/03/17 às 18:10
    • Muito obrigada, Mis! :) E aguardo menção honrosa nesse depoimento, viu? Abs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 14/03/17 às 18:49
  • Confesso que, depois de 10 anos no mundo dos concursos (comecei com 18), aprendi algumas coisas a não se fazer e seu artigo as enumera. Fico um pouco aliviado por "apenas" uma da sua lista ter me afetado: negligenciar a matéria considerada chata. Isso já me fez ficar fora de concurso onde uma questão me tirou dos classificados. Acabou isso, não ignoro mais disciplina (Acho que na prova de domingo já deu certo).
    Álvaro em 14/03/17 às 15:52
    • Que bom que você só aparece na lista negra em 1 item, Álvaro! Isso já é muito bom. É só ficar atento às "tentações" listadas para não prejudicar o bom andamento dos estudos. Bons estudos Gabi
      Gabriela Knoblauch em 14/03/17 às 18:49
  • Belo artigo, professora! Pena que não consigo ver a parte de exatas por pdf mesmo, só por vídeo aulas! Quem dera eu pudesse encurtar esse tempo. =(
    Fabio em 14/03/17 às 15:38
    • Oi, Fábio. O ruim é que toma muito tempo. Videoaula é bom para uso pontual... mas não deixe de resolver muitas questões, ok? Só assistir ao professor resolvendo não dá. Bjs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 14/03/17 às 18:43
  • Excelente analogia, Gabi. É exatamente isso o que acontece. Apesar de ser jovem parece carregar uma bagagem muito grande em conhecimento e experiência. Valeu o alerta!!!
    Fátima Virginia de Souza Teixeira em 14/03/17 às 14:52
    • Muito obrigada pelo comentário fofo, Fátima! Fico feliz que tenha curtido! Bjs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 14/03/17 às 19:27
  • Boa tarde Gabbi, Mais um muito obrigada pela tapa na cara. Vinha estudando realmente, mas muitas coisas não deixava de lado. Hoje conhecendo o Estratégia e as publicações de vocês, agora sim: Já renunciei a coral, costuras, encomendas, até a casa está ficando para trás. Só uma dúvida Gabriela, estou saindo de um concurso (meu foco é Tribunais) e estou emendando o estudo. Como faço os exercícios, se não tenho uma banca acertada? Vale fazer de todos? Um abraço. Sheila
    sheila em 14/03/17 às 13:17
    • Que ótimo que estamos ajudando, Sheila! :) Sobre a dúvida: Faça questões das principais bancas e fique de olho... quando definirem a banca, faça só da sua banca. Abs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 14/03/17 às 19:08
  • Pronto , Lei seca na veia ( risos) !!
    JAMILTON SANTOS em 14/03/17 às 12:21
    • Seeempre, Jamilton! :) Bons estudos Gabi
      Gabriela Knoblauch em 14/03/17 às 19:31
  • Obrigada! Direta e certa.
    Thais em 14/03/17 às 12:19
    • Do jeito que vocês gostam, né Thais! :) Conte comigo sempre, ok? Bjs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 14/03/17 às 19:34
  • "Depois eu leio a lei seca ". Ri alto com essa kkk.
    João Magalhães em 14/03/17 às 11:38
    • Uma das desculpas mais comuns, João... E uma das mais "mortais". Abs e bons estudos Gabi
      Gabriela Knoblauch em 14/03/17 às 15:22
  • Espetacular analogia, prof. Gabi!!! Entre tantos fatores sempre tem um ou uns que nós podemos sim nos identificar! Amei o puxããão de orelha, alerta ligado! Muito obrigada!
    Eliane Santos em 14/03/17 às 11:20
    • Conte comigo sempre, Eliane! Fico super feliz que tenha gostado. Abs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 14/03/17 às 15:22
  • Gabriela. Na mosca, no meio de seus olhos. Comecei em 30 de março de 2016. Em 2015 , prestei ENEM , me classifiquei para a Federal em Direito, iniciei em março , fiz duas matérias das seis. Resultado: Em julho fui aprovado nas cadeiras da faculdade com 90 horas de estudo líquido e com 90 horas de estudo líquido consegui sequer terminar os pdf's - aula 01. No segundo semestre corrigi o erro e tranquei a faculdade que me sugaria cinco anos sem receita e foquei no concurso somente. Mas com eleições foi difícil priorizar tempo! Agora em 2017,vou apostar minha concentração e foco nas tuas sagradas orientações. Até terça que vem. Grande abraço. Alexandre.
    Alexandre Guerra de Guerra em 14/03/17 às 11:16
    • Obrigada pelo comentário, Alexandre! :) Tamo junto. Abs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 14/03/17 às 15:21
  • Nunca pensei que iria agradecer por levar um tapa na cara. Obrigada.
    Flavia em 14/03/17 às 11:11
    • É um "sacode" com carinho e boa intenção, Flávia! :) Bons estudos Bjs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 14/03/17 às 15:11
  • Só vou agradecer pelo soco na boca do estômago. Valeu prof.
    Gisele em 14/03/17 às 10:47
    • Estou aqui para isso, Gi...rs Brincadeira... mas é sempre bom alertar com muita clareza para as "cascas de banana" que colocamos na nossa preparação. Abs Gabi  
      Gabriela Knoblauch em 14/03/17 às 15:10
  • Lendo o seu artigo parece que você me conhece de longa data... e páááá!!!! Um balde de água fria!! Sensacional o artigo, Gabi!!! Parabéns!!!!!
    Mônica em 14/03/17 às 10:43
    • Somos todos bem parecidos, Mônica! Por isso que dá para acertar o que se passa no coração de vcs.  Bons estudos e obrigada por sempre passar para comentar <3 Bjs Gabi
      Gabriela Knoblauch em 14/03/17 às 14:55
  • Muito bom!!!
    Felipe em 14/03/17 às 10:33
    • Tamo junto, Felipe! :)
      Gabriela Knoblauch em 14/03/17 às 14:54
  • Que bom te ver aqui, profa.! Sim... vinha deixando minha "Roma" queimar... porque todo o resto parecia menos importante do que estudar pra concursos. Conclusão? Bloqueei FORTE e agora estou tendo que "apagar os incêndios" na marra! Deixei quase tudo de lado, tive que rever e consertar uma "pá" de coisas e estou retomando aos poucos. Fácil não está, mas... ninguém disse que seria também rsrs Obrigado pelo toque!
    Francisco Valdez em 14/03/17 às 10:06
    • Obrigada pelo comentário. Francisco! :) E já tem um monte de artigo meu aqui no site, ok? Não deixe de ler... Veja também meu canal no Youtube. Tenho certeza que vão te ajudar a apagar os incêndios! Abs e bons estudos Gabi  
      Gabriela Knoblauch em 14/03/17 às 14:43