Enquanto Roma Queima
No ano de 64, Roma sofreu com um grande incêndio que destruiu boa parte da cidade. Reza a lenda que o Imperador Nero tocava lira enquanto Roma queimava. Há váááárias teorias do motivo da atitude de Nero (e vááárias que dizem que não foi isso que aconteceu). Bom, fato é que – segundo a história que se conta – ELE IGNOROU O CAOS QUANDO DEVERIA TER AGIDO.
Maluco??? Adivinha quem faz coisas loucas assim O TEMPO TODO? N-Ó-S! :)
Já viu aquela pessoa que está com a saúde muito comprometida em razão da péssima alimentação feat sedentarismo e quando sai para jantar escolhe a comida mais bizarra e carregada do cardápio? Passo longe de ser fiscal da comida alheia (afinal, tenho meus próprios “vícios”… alô, twix! Aceito patrocínio…rs), mas fica ÓBVIO que a pessoa está tocando lira enquanto Roma queima! Identificou-se? Altera vermelho, hein! Magrinhos com taxas horríveis de colesterol, glicose… vocês estão incluídos nesse parágrafo!
PS: Há alguns anos eu era a magrinha de taxas péssimas. Só para constar! Comi um cachorro-quente antes do exame! Eu era SINISTRA na lira há alguns anos!
E quem está no vermelho no banco mas não perde uma liquidação? Barato não é de graça, Brasil! A pessoa sabe que não pode, que não deve de forma nenhuma gastar com supérfluos, mas parece que essa circunstância dá um “ativar” na vontade de gastar mais e mais.
Sabe quem está em um relacionamento doentio, é maltratado e ainda defende o parceiro (a)? Super talento da lira!
VAMOS AOS PORQUÊS
Afinal, porque a gente IGNORA um mega problema que está bem na nossa cara e que temos toda a condição de resolver?
Negação. Esse é o primeiro estágio da dor segundo a psicóloga Elisabeth Klüber-Ross. Negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. É essa a sequência completa.
A simples existência do problema nos causa dor. Essa dor pode ser medo de não conseguir resolver, culpa por ter permitido que a situação chegasse a um extremo, vergonha por ter o problema ou simplesmente a pueril esperança de que o obstáculo desapareça como mágica se você ignorá-lo com muita força.
De todo o ciclo da dor vejo mais gente presa é no primeiro estágio: NEGAÇÃO! Se você nega o problema, não consegue prosseguir no ciclo e sair dele. Está preso ali para todo o sempre!
E o concurseiro? O que tem a ver com isso?
NEGAÇÃO DE CONCURSEIRO
Não vou nem me estender aqui. Só vou listar alguns exemplos e você tem a tarefa de ver se suas falas são mais ou menos essas:
- Para que PDF se eu posso ver videoaula de tudo? Bem mais legal! (e bem mais ineficiente)
- Eu só aprendo com videoaula! (todo mundo é capaz de aprender lendo. Creia em mim!)
- Revisar atrasa (atrasa mais é esquecer tudo o que você lê! Cúmulo do retrabalho!)
- Depois eu leio a lei seca! (nunca lê)
- Perto da prova eu decoro! (nunca dá tempo)
- Não vou começar essa semana porque a prova está longe (nunca está se levarmos em conta o tanto de matéria que tem que ver)
- Vou fazer um presencial (Isso não é problema. Problema é não estudar em casa por considerar que assistir às aulas é suficiente).
- Não preciso fazer questão. Se eu souber tudo que está no PDF, eu arraso na prova! (vai descobrir do pior jeito que não é bem assim)
- Não preciso fazer concurso de teste! O que interessa é fazer o MEU concurso (eu falava isso! Kkkk! Inocente!)
- Só hoje eu não vou estudar essa matéria que odeio (hoje dura meses)
- Vou fazer um curso de memorização/culinária/datilografia/faculdade de sei lá o quê porque isso vai ajudar no concurso (sabe o que ajuda pacas no concurso? Ler os PDFs, fazer questões da sua banca, revisar com regularidade e cumprir seu plano de estudos!)
- Vou adiantar essa matéria (que eu amo) por que ela é muito importante (mas não mais do que outras). Essa aqui (que eu odeio) vejo mais adiante (o “adiante” nunca chega).
- Vou fazer várias questões da ESAF apesar da minha prova ser CESPE (a pessoa tem medo do CESPE) porque a ESAF é uma banca conceituada!
- Quero sair da iniciativa privada, estudar para concurso, mas… (e a pessoa – além do emprego – faz 4 faculdades, 5 pós, é voluntária no abrigo de animais… tudo para NÃO TER TEMPO de estudar)
- Meu resumo tem que ser bom/lindo (daí a pessoa fica hoooras pintando o resumo, passando a limpo, colando adesivo da Hello Kitty… estudar que é bom… já sabem… nada!)
- Atualidades sempre cai (nem sempre!). Então, tenho que ler muito jornal (PDF fica para o depois que não chega. A pessoa emenda Jornal Nacional com novela e pronto… já era o estudo)!
- Vou furar o cronograma hoje. Amanhã eu compenso (lenda. O tempo não volta. Perdeu, tá perdido!)
Se você se identificou…
Acho que alguns de vocês já podem estar bravos comigo depois dessa lista. Don´t kill the messenger (não matem o mensageiro). Não fiquem. Não quero atacar. Quero que você tire a venda dos olhos e entenda o motivo por trás de sua autossabotagem. Isso vai te tirar mais rápido da vida de concurseiro. O plano é esse, certo?
Pare com humildade e analise sua vida. Todos os aspectos dela. Saúde, família, demais relacionamentos, estudos, carreira… TUDO! Onde há um incêndio? O que você tem feito para apagá-lo? O que você está fazendo “enquanto Roma queima”? Está tocando lira, em total negação, recolocando desesperadamente a venda que insiste em cair dos seus olhos?
ROMA É SUA VIDA! VAI DEIXAR ARDER EM CHAMAS?
Evite a lástima de chorar sobre os escombros no futuro! Faça algo enquanto há tempo!
Bjs
Gabi
—————————————————————————————————————————————————–
AVISO:
1 – Os artigos serão postados agora apenas às TERÇAS!
——————————————————————————————————————————————————————————————-
Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!
Já me acompanha nas redes sociais? Tô te esperando lá!
Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)