Raciocínio Lógico TRF2 (RJ e ES) – prova resolvida AJAJ e AJAA
Caros alunos, vejam a seguir a resolução das questões de Raciocínio Lógico cobradas nas provas de Analista Judiciário – Área Judiciária (AJAJ) e Analista Judiciário – Área Administrativa (AJAA) neste domingo.
PROVA RESOLVIDA – ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA (AJAJ)
Para facilitar a identificação das questões, colei as figuras com os enunciados das questões enviados por uma aluna minha que, para minha felicidade, GABARITOU a prova!
RESOLUÇÃO:
Veja que temos a sequência:
1, 4, 6, 7, 8, 10, 13, 16, 18, 19, 20, 22, 25, 28, 30…
Observe quanto é preciso somar para ir de um número para o seguinte. Você vai perceber a seguinte regularidade:
+3, +2, +1, +1, +2, +3, +3, +2, +1, +1, +2, +3, +3, +2…
Continuando essa lógica, precisamos somar +1, obtendo 31, depois somar +1 novamente, obtendo 32, depois somar +2, obtendo 34, e depois somar +3, obtendo 37.
Assim, os próximos 4 termos seriam 31, 32, 34 e 37, cuja soma é 134.
Resposta: B
RESOLUÇÃO:
Veja as duas bolinhas do círculo externo. Temos uma preta e uma branca. Na figura seguinte, elas passaram para a próxima “fatia”, no sentido horário. Na próxima figura, elas passam para a próxima “fatia”, e o mesmo ocorre na seguinte. Portanto, na figura da interrogação, elas devem estar na fatia seguinte, sempre no sentido horário. Temos isso nas figuras das alternativas A, C e D. A figura B já pode ser descartada, pois nela a ordem entre a bolinha preta e a bolinha branca está invertida.
Veja agora as duas bolinhas do círculo intermediário. Da primeira para a segunda figura, elas andam para a próxima fatia no sentido anti-horário e invertem sua posição (em vez de preto-branco, passamos para branco-preto). Na próxima elas andam mais uma casa no sentido anti-horário e invertem novamente de posição. Na próxima elas andam mais uma fatia no sentido anti-horário e invertem. Para chegar na figura da interrogação, elas devem andar mais uma fatia no sentido anti-horário e inverter a posição, ficando primeiro a preta e depois a branca. Temos isso na alternativa D apenas, que é o gabarito.
Só para confirmar, veja a bolinha que está sozinha no círculo mais interno. De uma figura para a outra, ela “salta” uma fatia e vai para a próxima e, além disso, ela muda de cor. Partindo da quarta figura, para chegar na da interrogação a bolinha precisa andar duas casas no sentido horário e mudar de cor, tornando-se preta. Isto realmente ocorre na figura da alternativa D.
Resposta: D
RESOLUÇÃO:
Chamando de M, T e P as quantidades iniciais de ventiladores de mesa, teto e parede, respectivamente, temos:
– total igual a 60 unidades: M + T + P = 60
– número de ventiladores de teto corresponde a três quartos do número de ventiladores de mesa: T = 3M/4
– há 10 ventiladores de parede a mais que os de teto: P = T + 10
A segunda equação pode ser reescrita assim: M = 4T/3
Voltando na primeira equação, podemos substituir P e M pelas expressões encontradas, ficando:
M + T + P = 60
4T/3 + T + T + 10 = 60
4T/3 + 3T/3 + 3T/3 = 60 – 10
10T/3 = 50
T = 50 x 3/10
T = 15 ventiladores de teto
Logo,
P = T + 10 = 15 + 10 = 25 ventiladores de parede
M = 4T/3 = 4.15/3 = 20 ventiladores de mesa
Se acrescentarmos 9 ventiladores de parede e retirarmos 1/3 dos ventiladores de teto (ou seja, 1/3 x 15 = 5 ventiladores), e tirarmos também metade dos ventiladores de mesa (ou seja, 1/2 x 20 = 10 ventiladores), ficaremos com:
60 + 9 – 5 – 10 = 54 ventiladores
Resposta: C
PROVA RESOLVIDA – ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA (AJAA)
RESOLUÇÃO:
Veja que as hortências rosas e azuis já foram usadas, faltando somente as HORTÊNCIAS BRANCAS.
Veja também que a primeira florista já usou as cores rosa e azul, faltando somente a branca, e já usou as hortências e as gérberas, faltando somente as rosas. Assim, essa primeira florista usou rosas brancas.
Como já foram usadas as rosas brancas e as rosas rosas, faltam somente as ROSAS AZUIS.
Veja ainda que a segunda florista já usou hortências e rosas, faltando as gérberas, e já usou as cores azul e rosa, faltando a cor branca. Portanto, ela usou também as gérberas brancas.
Como já foram usadas as gérberas azuis e brancas, faltam somente as GÉRBERAS ROSAS.
Portanto, a terceira florista usou HORTÊNCIAS BRANCAS, ROSAS AZUIS E GÉRBERAS ROSAS.
Resposta: B
RESOLUÇÃO:
Vamos chamar de M, F1 e F2 os conjuntos dos pais que compraram materiais para o ensino médio, fundamental I e fundamental II respectivamente. Podemos dizer que:
n(M ou F1 ou F2) = n(M) + n(F1) + n(F2) – n(M e F1) – n(M e F2) – n(F1 e F2) + n(M e F1 e F2)
n(M ou F1 ou F2) = 160 + 190 + 180 – 20 – 40 – 30 + 10
n(M ou F1 ou F2) = 450
Como temos um total de 500 clientes, e 450 compraram materiais para nível médio, fundamental I ou II, os demais clientes são 50.
Observação: vejam que esta questão cobrou Operações com Conjuntos, tópico que não estava expresso no edital do TRF2. Embora alguém possa até enquadrar, de forma genérica, este assunto dentro de Raciocínio Lógico, acho que a atitude correta da banca seria a anulação da questão. Isto porque, em editais anteriores da CONSULPLAN onde ela quis cobrar operações com conjuntos, ela o fez de forma explícita. Veja este edital do concurso do MAPA em 2014, em especial a parte que grifei:
RACIOCÍNIO LÓGICO
Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica Dedutiva, Argumentativa e Quantitativa. Lógica matemática qualitativa, Sequências Lógicas envolvendo Números, Letras e Figuras. Geometria básica. Álgebra básica e sistemas lineares.Calendários. Numeração. Razões Especiais. Análise Combinatória e Probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos; as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Comparações.
Resposta: A (mas deveria ser anulada)
RESOLUÇÃO:
Sendo Pab, Ped e Pau os trocos de cada rapaz, podemos dizer que:
(Pab + Ped) / 4 = Pau
Pau + Ped = 30
Pab – Pau = 10
Com a segunda equação, podemos escrever que: Ped = 30 – Pau
Com a terceira equação, podemos escrever que: Pab = 10 + Pau
A primeira equação pode ser reescrita como:
Pab + Ped = 4.Pau
Substituindo Pab e Ped pelas expressões obtidas acima, temos:
10 + Pau + 30 – Pau = 4.Pau
40 = 4.Pau
Pau = 10 reais
Assim,
Ped = 30 – Pau = 30 – 10 = 20 reais
Pab = 10 + Pau = 10 + 10 = 20 reais
O troco de Pablo foi de 20 reais.
Resposta: C
RESOLUÇÃO:
Veja que às 7h parte um ônibus para a cidade A, afinal já se passaram 30 minutos em relação às 6h30. Portanto, às 7h temos partidas simultâneas para as cidades A e B. A partir daí, as partidas simultâneas se darão nos múltiplos comuns entre 30 e 40 minutos. O mínimo múltiplo comum entre 30 e 40 minutos é 120 minutos. Portanto, após 120 minutos teremos a segunda partida simultânea.
Como 120 minutos são 2 horas, e estamos contando a partir das 7h, chegamos ao horário de 9h.
Resposta: C
RESOLUÇÃO:
Uma vogal comum ao nome das 3 meninas é a letra I. Esta é a primeira letra da senha.
Tanto Camila como Denise possuem nomes com vogais dobradas. Na sílaba central dos dois nomes, temos as consoantes M e N, respectivamente. Portanto, uma dessas duas letras deve ser a segunda da senha.
Tanto a letra A como a letra E podem ser a terceira letra, pois ambas estão presentes no nome de 2 amigas e estão repetidas em algum deles.
A quarta letra pode ser G ou C, que são as consoantes que iniciam os nomes doas animais de estimação. Mas a letra C faz parte do nome de Camila, motivo pelo qual deve ser excluída. Assim, a quarta letra só pode ser G. Ficamos entre as alternativas C e D apenas: IMAGENS ou IMAGINA.
A quinta e sexta letras do nome IMAGENS são EN. Elas não estão na sílaba central de nenhum dos nomes. Mas a quinta e sexta letras do nome IMAGINA são IN, que estão na sílaba central do nome de Denise, porém não na mesma ordem. Fica claro que a senha só pode ser IMAGINA.
A sétima letra é uma vogal presente no nome de 2 amigas e da Cadela. Estamos falando da letra A, presente nos nomes de Beatriz, Camila e na cadela Cacau.
Resposta: D
Olá Luz, boa noite. Segue mais um: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/administracao-de-recursos-materiais-arm-p-trf-2-prova-resolvida-ajaa/
Não tinha visto :) coloquei agora no artigo!