Aprovado no XXXI Exame da OAB
“Crie uma rotina e estratégia de estudos, tenha disciplina e persista. Alguns precisam de 3 meses de preparação, outros de 1 ano. As pessoas são diferentes umas das outras, por isso deve-se respeitar suas limitações, mas busque superá-las, pois no final dará tudo certo”
Estratégia Concursos: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Matheus Alves: Tenho 24 anos, sou natural de São Paulo, Capital e concluí a graduação em dezembro de 2020.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Matheus: Comecei a preparação para o Exame da OAB ainda na metade do 8º período da faculdade. Eu trabalhava durante todo o dia e ia para as aulas da faculdade no período da noite. Para conseguir conciliar tudo isso, inicialmente eu tive que acordar duas horas mais cedo todos os dias para estudar o conteúdo e também aproveitava o horário do almoço para realizar algumas questões. Com o fim do semestre e as férias da faculdade, pude aproveitar o período da noite para estudar todos os dias após o trabalho, das 18:30h às 22:30h.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Matheus: Sim, foi a primeira vez.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?
Matheus: Ser aprovado no Exame da OAB, na primeira oportunidade, é muito gratificante. Me senti muito aliviado, como se tivesse “tirado um peso das costas”.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Matheus: Alguns colegas conseguiram a aprovação e outros não. O diferencial para a aprovação foi realmente levar o período da preparação bem a sério e com muita disciplina, além de ter um bom material de estudos, como o do Estratégia Concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Matheus: Em relação a vida social, pouco mudou. Sempre fui um cara mais tranquilo, mas que adora praticar esportes e encontrar os amigos no final de semana. Então eu procurei dar o máximo durante a semana, para que pudesse realizar as atividades de lazer durante o final de semana, mas também estudava um pouco nesses dias.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Matheus: Desde a faculdade nunca gostei de assistir aula e videoaula, sempre optei pela leitura. Então, durante a preparação utilizei os PDF’s do Estratégia Concursos, que são bem completos. Eles possuem o conteúdo necessário (tema, legislação, doutrina, jurisprudência e questões). Encontrei tudo em um só lugar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Matheus: Estava procurando materiais de estudos e não encontrava um que se adequasse às minhas necessidades. Até que durante uma pesquisa no Google encontrei o Estratégia e realizei a leitura de um PDF de demonstração, descobri na hora que era daquele material que eu precisava para a minha preparação. E estava certo!
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Matheus: Iniciei a minha preparação por volta de 4 meses antes da prova da 1ª fase, então seria inviável estudar todo o conteúdo cobrado no edital. Por isso adotei a estratégia de separar as 11 disciplinas que possuem maior número de questões na prova e lia uma aula (PDF) por dia, no máximo em dois dias quando o assunto era mais extenso.
Não fiz revisões, apenas leitura e resolução de exercícios. Nas outras disciplinas, as quais não deram tempo de ler a teoria, resolvia as questões anteriores e lia os comentários.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Matheus: Como iniciei a preparação para o exame da OAB ainda no 8º semestre, não havia tido algumas disciplinas na faculdade, como por exemplo Direito Empresarial e Direito Tributário. Foram matérias que não tive dificuldade, mas por nunca ter tido contato antes, fazia uma leitura mais concentrada do material. Mas quando percebia que o conteúdo da disciplina era mais denso, procurava resolver mais questões do que habitualmente e ler os comentários das respostas alternativa por alternativa.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Matheus: Na semana da prova mantive o ritmo de estudos, mas um dia antes do exame não estudei. Optei por me preparar para o dia da prova consultando o local do exame, planejei a alimentação, transporte etc. Ao fim do dia, relaxei e assisti série. Aconselho que outros examinandos façam o mesmo, desacelere, prepare-se para o dia do exame e se distraia um pouco, para que chegue descansado no dia da prova.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Matheus: Optei pela área de Direito Constitucional. Sempre tive afinidade com a disciplina e me senti mais seguro por conta disso. Ou seja, escolhi a minha matéria preferida.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Matheus: Em relação à primeira fase, acredito que não existiram erros na preparação, pois tive um bom desempenho, pude acertar 55 questões de 80.
Já na segunda fase eu não fui tão bem, foi difícil controlar o tempo de resolução da peça, mesmo com tantas instruções do nosso Professor Diego Cerqueira, que nos orientou a simular o dia da prova algumas vezes, o que eu não fiz.
Então, para a 2ª fase do exame, simularia o dia da prova para se adaptar à resolução da peça e das questões num tempo razoável. Em relação aos acertos, acredito que foi ter definido muito bem uma rotina de estudos e ser disciplinado para cumpri-la.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Matheus: O mais difícil na preparação foi o surgimento da pandemia em razão do Covid-19. Por conta disso, a 2ª fase do exame que estava marcada para acontecer no mês de abril foi ocorrer somente em dezembro, tendo 3 ou 4 adiamentos. Foi necessário ter muita disciplina e força de vontade para não dar mole nos estudos. A principal motivação é, sem dúvidas, a aprovação e poder dizer que no final deu tudo certo. É uma sensação de dever cumprido.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Matheus: Crie uma rotina e estratégia de estudos, tenha disciplina e persista. Alguns precisam de 3 meses de preparação, outros de 1 ano. As pessoas são diferentes umas das outras, por isso deve-se respeitar suas limitações, mas busque superá-las, pois no final dará tudo certo.