Artigo

BRDE – Contabilidade – Sugestão de recurso

Olá, colegas

Segue uma sugestão de recurso para a prova do BRDE.

 

imagem da prova para recurso

A Douta Banca indicou a letra C como Gabarito Preliminar.

Isso significa que a I e a III assertivas estão corretas.
Vamos analisar a assertiva III:

“A empresa X apresenta menor risco em relação à empresa Y”…
Sem conhecer o ativo e o passivo das duas empresas, não é possível efetuar essa afirmação. A questão não mencionou nada sobre a liquidez e o endividamento da empresa, que definem o seu risco.

“…e, dessa forma, apesar do menor valor de TIR e VPL, as chances de sucesso do novo empreendimento tendem a ser maiores comparativamente à empresa Y, uma vez que esta, com equipamentos sucateados, seu investimento em nova planta mostra-se equivocado, demonstrando que deveria ser priorizada a aquisição de novos equipamentos para a planta original.”

Aparentemente, a banca considerou que o valor negativo de $2.45 milhões para o impairment justifica a dedução de que a empresa Y estava com “equipamento sucateado”.

O teste de impairment ou teste de recuperabilidade tem por objetivo impedir que um ativo seja contabilizado por valor superior ao seu futuro benefício econômico. O valor recuperável é o maior entre o valor de uso (valor presente líquido das futuras entradas de caixa geradas pelo ativo) e o valor realizável líquido das despesas de vendas (valor que poderia ser obtido pela venda do ativo).

E não á nada na questão que mencione que a perda por impairment ocorreu devido aos “equipamentos sucateados”. A perda pode perfeitamente ter ocorrido por baixa aceitação no mercado dos produtos atuais da empresa Y. Máquinas novas não salvam um produto obsoleto. Há alguns anos, Y poderia perfeitamente ser uma fábrica de vídeo cassete, com maquinas novinhas e impecáveis, mas com um produto cuja aceitação no mercado diminuiu. Nesse caso, é urgente investir em novos produtos.

O possível investimento no produto “d” tem TIR e VPL maiores que o investimento da empresa X no produto “c”. Assim, o investimento de Y parece, à luz das poucas informações da questão, mais sólido e promissor que o investimento de X.

Continuando…

“Além disso, o impairment negativo da empresa Y, de R$ 2,45 milhões, indica possível comprometimento da empresa quanto à capacidade de pagamento, o que poderá prejudicar o projeto do produto “d”.”

Ocorre que o impairment, tal como a depreciação, não é paga á ninguém. Não gera desembolso de caixa. A empresa pode estar em situação financeira confortável, mesmo com o impairment de $2,45 milhões.

Dessa forma, a questão não fornece informações que possibilitem afirmar que a assertiva III é correta.

Assim, solicitamos a ALTERAÇÂO do gabarito, da letra C para a letra A.

————xxx———-

Boa sorte no recurso.

Um abraço

Luciano Rosa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.