Artigo

3 DICAS para o seu estudo: “CONHEÇA”

Fala, concurseiro! 

Aqui é o Luis Eduardo. Sou coach no Estratégia e Auditor Fiscal do Estado de São Paulo.

E hoje eu queria passar algumas dicas para você a serem levadas em consideração durante a sua preparação. E você vai reparar que todas essas dicas estão relacionadas a CONHECER O SEU INIMIGO. rs 

E você vai ver que o seu INIMIGO pode ser interpretado de várias maneiras diferentes.

Vamos lá…

 

#1 – CLAREZA

"Se você conhece o seu inimigo e conhece a si mesmo, então não precisa temer o resultado de cem batalhas."   –  Suz Tzu

Estudar para concursos públicos é, na verdade, treinar para uma batalha. E essa batalha vai acontecer no dia da prova! Você precisa estar apto a ter um bom resultado na prova. 

Então, antes de encarar a batalha, você precisa conhecer o inimigo. O inimigo aqui, entretanto, é representada por diversas disciplinas. Quanto melhor você conhecer cada uma delas, melhor vai conseguir se preparar.  

Por exemplo: 

Quando eu estudava para concursos de nível médio de Tribunais, eu sabia que precisava estar muito bem na Lei de Licitação (Lei nº 8.666/93) e na Lei dos Servidores Públicos Federais (Lei nº 8.112/90). Mas eu só consegui ter essa clareza depois de ter sofrido algumas reprovações.

Seria muito bom se eu, logo no começo dos meus estudos, tivesse noção do peso/importância que essas 2 leis tinham nos concursos de nível médio de Tribunais.

Conclusão: Tendo clareza sobre o estilo da banca e a importância de cada disciplina/assunto na sua prova, você conhecerá o seu inimigo. Tendo clareza sobre o seu nível de conhecimento em cada disciplnia/assunto, você se conhecerá. Trabalhe então para estar acima do seu inimigo!

 

#2 – HUMILDADE

"Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, ali, ataque com a sua maior força."   –  Suz Tzu

O seu inimigo pode ser a prova e as disciplinas, mas também pode ser você mesmo. Somos nossos próprios inimigos quando fazemos algo ruim para nós mesmos. E você quer conquistar a aprovação, correto? 

Então não atrapalhe a sua aprovação deixando de focar nos seus defeitos. Claro que os seus defeitos podem ser hábitos que atrapalham os seus estudos, mas quero dizer os defeitos que são "pontos fracos" no seu conhecimento.

Sabe aquela disciplina que você odeia estudar? Então… provavelmente o seu % de acertos nos exercícios é baixo nessa disciplina, correto? E aquela disciplina que você gosta muito de estudar. Provavelmente o seu % de acertos é maior. rs

O ser humano não gosta de nada chato, entendiante, e também não gosta de se decepcionar. Por isso que, quando encaramos algum assunto/disciplina que não gostamos e que consideramos chato, acabamos nos dedicando menos do que o necessário.

Conclusão: Tenha humildade e ataque as suas fraquezas, principalmente se você souber que essas "fraquezas" no seu conhecimento estão em assuntos importantes para a sua prova.

 

#3 – INVESTIMENTO DE TEMPO

"Triunfam aquelas que sabem quando lutar e quando esperar."   –  Suz Tzu

O ser humano é viciado em fazer as coisas quando elas possuem alto custo x benefício. Eu gosto de falar bastante sobre esse tema do custo x benefício do investimento de tempo de estudo nos meus vídeos e postagens motivacionais no Instagram (clique aqui depois para ver minhas mensagens motivacionais). Digo isso pois a desmotivação é um grande inimigo!

Se você estiver em um relacionamento amoroso e a outra pessoa não se dedicar como você acha que deveria, então você vai se sentir motivado a terminar esse relacionamento pois ele está custando muito a você. Se você pagar por um serviço e, após usá-lo, perceber que o benefício do serviço é menor do que o custo que ele representa na sua opinião, então você provavelmente vai perder a motivação em continuar com o serviço e cancelá-lo, correto?

O estudo para concursos envolve a motivação. E, uma das maneiras que eu uso para me motivar é manipulando a percepção de custo x benefício nas atividades que eu vou fazer.

Clique aqui e aqui para ver outras 2 maneiras de se motivar. ;)

Então, ao estudar para concursos, eu priorizava o estudo nas coisas que eram mais importantes (mais custo/mais estudo >> porém maior benefício/assuntos mais importantes).

Mas eu também tentava sempre me poupar ao estudar aqueles assuntos menos importantes (menor custo/menos estudo >> com menos benefício/assunto menos importante).  

Conclusão: Se, por exemplo, você adora fazer mapas mentais, mas percebe que perde um tempo enorme ao fazê-los; então poupe-se de fazer mapas mentais e de perder todo esse tempo. Use os mapas apenas quando você perceber que tem muita dificuldade em um assunto muito importante na sua prova.

 

E COMO CONHECER O INIMIGO?

Após muuuitas horas de estudo, muitas reprovações e de muita análise nas questões, eu comecei a desenvolver um bom conhecimento sobre o meu inimigo.

Eu sabia como a banca do meu concurso ia tentar me derrubar em várias disciplinas. Eu sabia como a banca ia explorar alguns assuntos mais importantes, pois eu já tinha feito todas as questões da banca de uma ou outra disciplina.

O problema disso é que, para conhecer o inimigo tão bem assm, é necessária muita experiência. E experiência custa tempo!

Então eu queria comentar com você a respeito do novo projeto do Estratégia que vai te ajudar a conhecer DETALHADAMENTE o seu inimigo: o PASSO ESTRATÉGICO.

 

PASSO ESTRATÉGICO

Nesse projeto inédito no mundo dos concursos, o Estratégia Concursos vai passar uma análise detalhada do INIMIGO do concurseiro que quer ser aprovado: a BANCA. 

O PASSO ESTRATÉGICO é um curso formado por relatórios que vão te ajudar a saber como a sua banca vai para a guerra EM CADA DISCIPLINA (estilo das questões e frequência de cobrança de cada assunto na prova).

Além disso, cada relatório do PASSO vai te ajudar a identificar os PONTOS MAIS IMPORTANTES para que você não vá para a prova sem dar uma olhada neles antes.

E mais… cada relatório vai ter também um QUESTIONÁRIO DE REVISÃO. Essa questionário, através de perguntas e respostas, vai te ajudar a revisar rapidamente todos os pontos significantes de cada assunto.

 

LANÇAMENTO DO PASSO ESTRATÉGICO

Já lançamos o PASSO ESTRATÉGICO voltado para o concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal. Em breve, lançaremos para concursos de outras áreas e cargos.

Conheça o PASSO ESTRATÉGICO de Auditor Fiscal da Receita Federal clicando aqui.

 

É isso, galera! Espero que as dicas acima (e a novidade sobre o PASSO) ajudem vocês nos estudos!

Não se esqueça de me acompanhar no YouTube clicando aqui.

Acompanhe também minhas dicas motivacionais clicando aqui.

Abraço!

 

 

Luis Eduardo

Coach e Analista do Passo Estratégico

Auditor Fiscal (ICMS-SP)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ei Luis, muito bom este artigo!!! Uma pergunta: Esse Passo estratégico serve para analista da Receita também ou só para Auditor?
    Tamyres em 01/02/17 às 17:27
  • olá Luis! Parabéns pelas dicas, sempre apendo algo novo quando leio. Estou precisando muito de socorro, pois o que me assoberba acaba me paralisando e não produzindo nada, vejo o tempo se esvair sem consegui me mover. aos 48 anos de idade, me inscrevi em 3 modalidades de concurso para o TRF 2. Visto está estudando pra oab ha 3 anos, decidi aproveitar esse conhecimento. por outro lado tenho que continuar os estudos para OAB, escrever para o TCC de pós graduação. Confesso que estou totalmente perdida, não estou conseguindo organizar meu horário pra estudos, filhas pequenas, (4 e 12 anos),marido, casa, (limpeza organização, pagamentos, compras). Tudo isso me PARALIZA, e tudo acaba se acumulando. Tudo me paraliza, a falta de dinheiro, a casa , o marido, os estudos... Já li vários livros motivacionais de coaching, mas a motivação só dura um pouco e tudo para novamente. Helpe-meee!!! Preciso de muita disposição, coragem, ânimo, motivação!...
    Irene em 01/02/17 às 07:37