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Prova de Administração da Anvisa Comentada

Olá pessoal,

Segue abaixo a prova de Administração da Anvisa comentada. Aviso logo que não encontrei recursos possíveis nas questões.

anvisa

(CESPE – ANVISA – TÉCNICO – 2016) O equilíbrio organizacional reflete a manutenção de um quadro de pessoas adequado para cumprir o volume de demandas da organização.

 

O fato do quadro de pessoal ser ou não adequado ao volume da demanda de trabalho não é relacionado com o equilíbrio organizacional. O que a teoria do equilíbrio tenta mostrar é que todas as pessoas devem receber certos incentivos para que possam contribuir para o sucesso da instituição. Elas desejam receber salários, benefícios, pagamentos pelos seus serviços, dentre outros incentivos fornecidos pela empresa ou órgão público.

Mas a organização também quer algo em troca, naturalmente. Ela precisa do trabalho, dos serviços prestados, do comprometimento, das ideias, dentre outras contribuições fornecidas pelos indivíduos ou grupos de pessoas com quem tem relação.

Desta forma, as pessoas esperam receber incentivos da organização em troca das suas contribuições e o mesmo ocorre por parte da instituição. Assim, o equilíbrio ocorre quando esta relação de “troca” é vista como adequada! O gabarito é questão errada.

 

(CESPE – ANVISA – TÉCNICO – 2016) É recomendável instituir programas motivacionais padronizados e permanentes nas organizações para estimular a motivação dos empregados.

 

Negativo. As teorias modernas de motivação indicam que as pessoas são motivadas por diferentes fatores e cada um deveria ser analisado de modo individual. Assim, programas motivacionais padronizados não seriam efetivos. O gabarito é questão errada.

 

(CESPE – ANVISA – TÉCNICO – 2016) A liderança nas organizações, sinônimo de administração, deve ser atribuída aos administradores que demonstrem maior capacidade para planejamento, organização, direção e controle.

 

Bom, a questão confunde a Liderança com o processo administrativo. Para começar, a liderança não é sinônimo de administração.

O processo de administrar envolve os processos de: planejamento, organização, direção (que engloba a liderança) e o controle. Como visto, o conceito de administração é muito mais amplo do que o de liderança. O gabarito é questão errada.

 

(CESPE – ANVISA – TÉCNICO – 2016) A gestão de pessoas visa assegurar a vantagem competitiva das organizações e promover o alcance dos objetivos individuais vinculados ao trabalho.

 

A questão trata da vantagem competitiva e dos objetivos da gestão de pessoas. A questão é bem capciosa. Antes vamos lembrar que os objetivos da gestão de pessoas são: alcançar os objetivos organizacionais e, ao mesmo tempo, alcançar os objetivos dos seus colaboradores – os funcionários.

A banca é bem explícita ao mencionar o alcance dos objetivos individuais, mas diz que esses objetivos devem ser alcançados ao mesmo tempo em que é assegurada a vantagem competitiva da organização.

Desse modo, menciona implicitamente que, ao assegurarmos a vantagem competitiva, estaríamos alcançando os objetivos organizacionais. Cabe lembrar que o conceito de vantagem competitiva está associado à diferenciação perante seus concorrentes e à entrega de valor aos clientes. Desse modo, o gabarito é mesmo questão correta.

 

(CESPE – ANVISA – TÉCNICO – 2016) O monitoramento da execução de um processo redesenhado tem por finalidade identificar novas oportunidades de melhoria.

 

O monitoramento da execução do processo visa ver quanto tempo as atividades estão levando para serem feitas, quantos recursos estão sendo gastos, quantas pessoas estão sendo envolvidas, dentre diversos outros aspectos.

Como o enunciado descreveu, esse monitoramento serve para apontar o que pode ser aprimorado no processo. O gabarito é questão certa.

 

(CESPE – ANVISA – TÉCNICO – 2016) Eliminar o medo de agir no trabalho, para que todos possam trabalhar eficazmente para a empresa, é um dos princípios do método Deming.

 

A questão trata dos 14 princípios de Deming. E um desses princípios (o princípio n°8) é mesmo a eliminação do medo no ambiente de trabalho. Questão simples e o gabarito é questão certa.

 

(CESPE – ANVISA – TÉCNICO – 2016) No ciclo PDCA, definir metas, executar tarefas, verificar resultados e atuar corretivamente referem-se, respectivamente, às etapas de planejamento, execução, verificação e ação.

 

Questão tranquila. O ciclo PDCA significa: planejar (PLAN); executar (DO); monitorar (CHECK) e agir corretivamente (ACT). O objetivo principal da ferramenta é a simplificação do processo de melhoria.

Como são apenas quatro “passos”, cada funcionário pode visualizar o funcionamento da ferramenta e conseguirá auxiliar na gestão da qualidade. O gabarito é mesmo questão certa.

 

(CESPE – ANVISA – TÉCNICO – 2016) O histograma é uma ferramenta de gestão da qualidade utilizada para listar todas as atividades de um processo por meio de apoio gráfico.

 

O Histograma não lista atividades, mas sim mostra graficamente a frequência de ocorrência delas. A banca trocou o conceito de histograma pelo conceito de fluxograma (que mapeia o fluxo das atividades de um processo de trabalho). Dessa forma, o gabarito é questão errada.

 

(CESPE – ANVISA – TÉCNICO – 2016) O estoque atinge o nível de segurança quando os itens estocados atingem um quantitativo que exige emissão de solicitação de compra para reposição.

 

Negativo. Quando chegamos no nível de segurança os itens já devem ter sido comprados e devem estar sendo entregues. Ou seja, já seria muito tarde para emitir a solicitação de compra do material, pois devemos considerar o tempo de ressuprimento e o consumo médio. O gabarito é questão errada.

 

(CESPE – ANVISA – TÉCNICO – 2016) A distribuição física de produtos acabados proporciona subsídios para a utilização da ferramenta roteirização, a qual fornece à organização dados para a escolha do melhor trajeto (origem/destino) para a entrega do produto.

 

A ferramenta de roteirização é utilizada para otimizar os recursos humanos e de transporte nas entregas, visando reduzir custos e tempos para a entrega.

Atualmente, esta otimização é feita por sistemas informatizados, que calculam previamente o melhor roteiro de entrega, levando em consideração a capacidade dos modais de transporte utilizados, das distâncias e do prazo para cada entrega. O gabarito é questão certa.

 

(CESPE – ANVISA – TÉCNICO – 2016) A adoção da multimodalidade de transportes pode contribuir para que lugares de difícil acesso sejam alcançados.

 

A frase está certa. A multimodalidade ocorre quando utilizamos mais de um modal no transporte dos materiais. Uma das vantagens dessa utilização é exatamente para ampliar o acesso a locais não atingidos por um só modal.

Como exemplo, podemos citar um exemplo prático: vamos imaginar que você comprou um tênis em uma loja on-line dos Estados Unidos. Esse tênis é então enviado de avião até o aeroporto de São Paulo (modal aéreo) e depois é transportado por caminhão até sua residência (modal rodoviário). Veja que somente um modal não teria sido suficiente para que a entrega fosse feita até a sua residência. O gabarito é, portanto, questão certa.

 

(CESPE – ANVISA – TÉCNICO – 2016) Na subdivisão materiais de estoque, da classificação de materiais por tipo de demanda, os materiais existentes no estoque devem ser submetidos a critérios e parâmetros de ressuprimento automático com base na demanda prevista e na sua importância para a empresa. 

 

Questão capciosa do Cespe. A classificação por tipo de demanda divide os materiais em dois tipos: materiais de estoque e materiais não de estoque. O objetivo, naturalmente, é o de enfatizar somente os materiais que são mais consumidos pela organização.

E os materiais que são estocados devem ser sim objeto de critérios de ressuprimento automático, pois existe uma demanda frequente por seus itens. Naturalmente, cada item deve ser reposto de acordo com sua demanda e importância na operação da empresa.

A banca trabalhou, portanto, classificação de materiais com o tema de gestão de estoques. O gabarito é questão certa.

 

(CESPE – ANVISA – TÉCNICO – 2016) Situação hipotética: No estoque de determinada empresa, 5 itens integram o grupo de maior valor e correspondem a 75% do valor do estoque; 20 itens integram o grupo de valor intermediário e correspondem a 20% do valor de estoque; 75 itens integram o grupo de menor valor e correspondem a 5% do valor do estoque. Assertiva: Nessa situação, no modelo proposto pela curva ABC, a classificação respectiva desses dados, por importância de valor, resulta em: A=5%, B=20% e C=75%.

 

A banca trata aqui da metodologia de cálculo da curva ABC. No começo do enunciado a banca descreve os grupos. A banca cita que cinco itens são os de maior valor (75%), que vinte itens integram o grupo de valor médio (20%) e setenta e cinco itens correspondem apenas a 5% do valor do estoque. Seriam os grupos A, B e C.

Só que na assertiva o Cespe inverteu a importância dos grupos de acordo com a importância do valor. O grupo A tem, na verdade, 75% do valor e o grupo C teria 5% do valor. Assim, o gabarito é mesmo questão errada.

 

Um grande abraço a todos! 

Rodrigo Rennó

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Veja os comentários
  • Professor, seu gabarito está de acordo com o divulgado? Não sei se o erro de conferência é meu, já li e reli, e de acordo com seu gabarito acerto todas e de acordo com o gabarito da cespe, erro todas! Você pode posta o link do exato gabarito? É meu primeiro concurso e estou com dificuldade. Obrigada! Sua revisão de véspera ajudou bastante.
    Luana em 09/12/16 às 11:23
    • Olá Luana, Não sei te informar qual foi a prova que recebi, pois me enviaram uma prova escaneada. De qualquer forma, é só analisar questão por questão, não somente o gabarito da banca, ok? O link do Cespe é o seguinte: http://www.cespe.unb.br/concursos/ANVISA_16/ Abraços, Rodrigo Rennó
      Rodrigo Rennó em 09/12/16 às 13:10
  • Quem não gosta de Administração, com Rodrigo Rennó, passa a gostar. Parabéns, mesmo por sua forma de tratar tal campo do conhecimento!
    Claudio Santana em 08/12/16 às 14:00
    • Olá Claudio, Obrigado pelas palavras! :-) Grande abraço, Rodrigo Rennó
      Rodrigo Rennó em 08/12/16 às 14:07
  • Olá professor, gostaria de falar a respeito da primeira questão que explicou sobre equilíbrio organizacional. (CESPE – ANVISA – TÉCNICO – 2016) O equilíbrio organizacional reflete a manutenção de um quadro de pessoas adequado para cumprir o volume de demandas da organização. O equilíbrio organizacional é uma troca entre o que tanto a empresa como o funcionário tem para oferecer. Como você disse: "Desta forma, as pessoas esperam receber incentivos da organização em troca das suas contribuições e o mesmo ocorre por parte da instituição." Porém estou querendo entrar com recurso nessa questão. Se o funcionário, por exemplo, acha que não está recebendo incentivos suficientes e acha que está desequilibrado o que ele oferece para a empresa em relação ao que recebe ele vai querer sair da empresa. Se não existe equilíbrio entre o que é oferecido e recebido isso pode gerar um índice de rotatividade entre funcionários, o que não é bom para a empresa, ou até mesmo a falta de pessoas para suprir as demandas de uma organização. Certo? Portanto acho que o equilíbrio organizacional pode refletir na manutenção de um quadro adequado de pessoas. Estou errada com meu pensamento?
    Valéria em 08/12/16 às 13:34
    • Olá Valéria, Infelizmente está. A noção de equilíbrio organizacional não guarda relação com o quantitativo de pessoas, com a adequação da força de trabalho. Claro que em uma empresa em que aconteça isso que você mencionou, possivelmente teremos sim uma rotatividade alta, mas nem sempre teríamos uma força de trabalho "desequilibrada". A empresa pode ter facilidade na reposição dessas pessoas, entende? Abraços, Rodrigo Rennó
      Rodrigo Rennó em 08/12/16 às 14:12
  • Boa tarde professor! Meus parabéns pela qualidade do seucurso! Assisti a sua aula de véspera em que abordou o ciclo PDCA, curva ABC, mandou V. Show de bola! Fé na missão!
    Roberto em 08/12/16 às 12:09
    • Valeu Roberto, Que bom que gostou do aulão! Grande abraço, Rodrigo Rennó
      Rodrigo Rennó em 08/12/16 às 12:11
  • Professor Rodrigo Rennó, estou extremamente satisfeito com suas aulas de impecável excelência. Não fiz a prova da ANVISA, mas com essas questões trazidas por ti ao site do Estratégia, resolvi-as e acertei 10 de 13 rsrsrs. Queria tirar uma dúvida contigo. Transporte MULTIMODAL seria a mesma coisa que transporte INTERMODAL? Em ARM aprendi a palavra: "INTERMODAL". Achei meio estranho dizer que o transporte é MULTIMODAL, mesmo que no fundo no fundo o significado seja bem semelhante em aprendido em ARM. Abraço, William Valverde.
    William Simmer Valverde em 08/12/16 às 10:08
    • Olá William, Em provas de concurso, os termos são utilizados como sinônimo sim. Na prática, ambos os conceitos indicam a utilização de mais de um modal de transporte. A diferença é que no multimodal existe apenas um contrato com um operador logístico (que irá contratar os transportes necessários). Já no intermodal a empresa mesmo contrata cada um dos modais em separado, entende? Abraços, Rodrigo Rennó
      Rodrigo Rennó em 08/12/16 às 10:14
  • Também concordo, e elogio fortemente todos professores e o próprio Estratégia , um gabarito comentado seria um plus mas sem nenhuma obrigação. Vocês ja fazem um trabalho quase que social com a turma de concurseiros, varios materiais resumos , aulas ...enfim , quem reclama realmente deve ser aquelas pessoas que reclamam de tudo , então temos q relevar . Vocês são DEZ !!!! obrigado sempre . abs. Thiago.
    THIAGO GASTALDON em 08/12/16 às 01:22
    • Valeu Thiago! Grande abraço, Rodrigo Rennó
      Rodrigo Rennó em 08/12/16 às 10:15
  • Professor, discordo veementemente dessa crítica acima. Obrigada por esclarecer os pontos obscuros da interpretação das questões. Tenho muita dificuldade em administração, mas seu material me ajuda muito e sempre.
    Luise em 07/12/16 às 14:43
    • Olá Luise, Espero que tenha te ajudado. Boa sorte no resultado final. Abraços, Rodrigo Rennó
      Rodrigo Rennó em 07/12/16 às 14:56
  • Olá prof Rodrigo R Primeiramente, tb percebo a importancia de algum comentário prévio de vcs professores antes do gaba oficial; isso daria mais credibilidade e seguranca ao trab de vcs, mais do quem já tem. Mas entendo e respeito sua posicao, é apenas uma opinião pessoal minha, blz?? Em relacao a questao: (CESPE – ANVISA – TÉCNICO – 2016) A liderança nas organizações, sinônimo de administração, deve ser atribuída aos administradores que demonstrem maior capacidade para planejamento, organização, direção e controle. meu raciocício foi o seguinte: nem todo líder é adm, mas todo adm é lider (pelo menos formalmente), póis usa recursos fisicos e direciona os recursos humanos na conducao de objetivos organizacionais. E, nesse caso, se confundiria sim. Fiz um teste no google e wikipedia com o termo administracao e apareceram vários conceitos misturados entre adm e lideranca, como se fossem sinonimos mesmo. E ainda tem outra: nas organizacoes, o que temos visto é justamente a "premiacao" aos adm e profissionais que possuem essas caract (maior capacidade para planejamento, organizacao, direcao e controle) aos cargos de lideranca; seriam os diretores, presidentes e CEOS. Questão muito ampla. Não gostei desse estilo de cobranca. Dá margem para "n" interpretacoes. cespe.... aff abs grato pela atc
    Fábio Pacífico em 07/12/16 às 13:54
    • Olá Fábio, O seu raciocínio está correto. O conceito de administração é sim relacionado com o de liderança. Mas a banca disse que eles seriam sinônimos, ou seja, poderiam ser usados um no lugar do outro. Isso não é correto. Como você mesmo disse, um líder pode não ser um administrador e nem sempre um administrador é um líder. Abraços, Rodrigo Rennó
      Rodrigo Rennó em 07/12/16 às 14:49
  • Esse professor só responde quando o gabarito da banca sai... É igual ao xavier. Ou seja, dê-me o gabarito e lhe dou a resposta. RIDICULO. Responda antes do gabarito sair, " mete a cara". Faça igual a outros professores.
    luiz em 07/12/16 às 11:41
    • Olá Luiz, Não tenho problema em "meter a cara". Se fosse o contrário, não estaria trabalhando como professor há quase uma década, com centenas de cursos lançados e 3 livros publicados. Nem tenho a ilusão de ser infalível. A própria banca erra (já vi cada barbaridade nas provas...). Se você ler qualquer aula demonstrativa minha não irá encontrar uma única promessa de "comentar a prova antes do gabarito preliminar". Bom, o motivo para isso é simples: nem sempre tenho tempo para fazer isso, seja por motivos familiares, trabalho ou qualquer outro problema. O que costumo fazer quando posso, até por achar que isso sim agrega valor aos meus alunos, é comentar a prova depois do gabarito para apontar possíveis recursos contra a banca. Um abraço, Rodrigo Rennó
      Rodrigo Rennó em 07/12/16 às 12:29