Artigo

Gabarito DATAPREV – Espanhol – possibilidade de um recurso

Olá!

Tive acesso apenas à prova de Espanhol da DATAPREV para o cargo de “Analista de Tecnologia da Informação – Gestão de Serviços de TIC”.

Essa prova teve apenas 5 questões. Vamos a alguns comentários sobre o gabarito extra-oficial divulgado pela banca.

 

Questão 11 – Sobre el texto, analize las informações abajo.
I. El texto afirma que el desarrollador…
O gabarito dessa questão foi “C”. Não vi possibilidades de recursos.

 

Questão 12 – Lee la frase abajo tomada del texto e, en seguida, señala la alternativa que indica un sinónimo de la palavra destacada. (aprieto)
O gabarito dessa questão foi “E”. Não vi possibilidades de recursos.

 

Questão 13 – Lee el seguinte extracto tomado del texto.
“No obstante, es una carrera dura que …
O gabarito dessa questão foi “D”. Vi possibilidade de pedir anulação da questão. A alternativa “D” está incompleta. Há duas possibilidades para a conjugação do “subjuntivo imperfecto” e não apenas aquela indicada na alternativa. A alternativa dá a entender que existe apenas a forma verbal nela indicada. Para o verbo “poseer” na primeira pessoa do “subjuntivo imperfecto” temos: “(yo) poseyera”; “(yo) poseyese”.

 

—Alguns comentários que podem ajudar no recurso—
Para a questão de número 13 da prova de Espanhol para “Analista de Tecnologia da Informação – Gestão de Serviços de TIC” a banca apresentou como gabarito correto a alternativa “D”.

A alternativa “D” apresenta este texto:

“El verbo ‘poseer’ em la primera persona del subjuntivo imperfecto es conjugado como sigue: ‘poseyera’”.

Pelo que verificamos, o enunciado da alternativa dá margem apenas para uma interpretação.

Qual é a interpretação que é possível a partir do texto da alternativa?

Ora, a interpretação é que existe apenas a conjugação ‘poseyera’ para a primeira pessoa do “subjuntivo imperfecto” na língua espanhola. A forma verbal utilizada no texto da alternativa é esta: “es conjugado”.

No entanto, a afirmação de existe apenas a conjugação ‘poseyera’ para a primeira pessoa do “subjuntivo imperfecto” não é verdadeira.

Por que não é verdadeira?

Não é verdadeira porque existem dois modos de conjugação do “subjuntivo imperfecto”. Assim, a forma verbal mais apropriada para o texto da alternativa poderia ser: “se puede conjugar”.

O manual “Nueva gramática de la lengua española” da Real Academia Espanhola (www.rae.es) traz em seus “modelos de conjugación”, na página 71, para a primeira pessoa do “subjuntivo imperfecto” duas formas de conjugação para o verbo “amar” (“amara” ou “amase”).

O manual “Nueva gramática de la lengua española” da Real Academia Espanhola também diz, na página 458: “El pretérito imperfecto posee dos formas: cantara y cantase. Es el tiempo más complejo del modo subjuntivo, tanto por los contextos sintácticos en los que se usa como por la variedad de los significados que expresa”. (sublinhamos)

Na mesma linha do manual acima citado, o “Manual de gramática del castellano. Variedad estándar y usos regionales”, impresso no Peru, primeira edição, Registro N°: 1501162004-6775, ISBN 9972-854-28-0, na página 219, traz para a primeira pessoa do “subjuntivo imperfecto” duas formas de conjugação para o verbo “amar” (“amara” ou “amase”).

Como o tempo da banca é precioso, ficamos apenas nos exemplos acima para demonstrar que a primeira pessoa do “subjuntivo imperfecto” possui duas formas de conjugação na língua espanhola.

A informação didática que a banca passa para os candidatos do concurso em questão e para os futuros leitores dessa prova (pesquisadores, concurseiros, professores, contratantes de banca de concurso, etc) é que existe apenas uma forma de conjugação para a primeira pessoa do “subjuntivo imperfecto”. Isso não é verdade. Já demonstramos.

Assim, pedimos anulação da questão, já que as demais alternativas também estão erradas.

 

Questão 14 – Lee el extracto tomado de un artículo del periódico El Pais.
“Los móviles están hechos a prueba de niños…
O gabarito dessa questão foi “D”. Não vi possibilidades de recursos.

 

Questão 15 – Lee el extracto tomado de un artículo del periódico El Pais.
“Primero fue el hackeo masivo de las cuentas de Dropbox…
O gabarito dessa questão foi “C”. Não vi possibilidades de recursos.

 

Se alguém tiver uma prova com questões diferentes dessas acima, por favor, me envie por email: adinoel.sebastiã[email protected]

Prof. Adinoél Sebastião

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito obrigada Prof. Adinoel!
    Luciene Silva em 23/11/16 às 14:11