Quer saber como dominar a banca CESPE? Então confira esse artigo: estatísticas de cobrança CESPE e muito mais.
Olá, Estrategista!
Nosso artigo de hoje irá tratar sobre uma das bancas mais em alta no momento: CESPE/Cebraspe. Trata-se de uma banca cheia de nuances e que requer uma preparação específica para as suas características de prova, principalmente quando as questões estão no estilo Certo/Errado muita estratégia é necessária.
A Prof. Laura Amorim contou com a participação especial da Prof. Núbia Oliveira, durante o webinário Conheça a Banca CESPE (CEBRASPE): Análise Completa e Estratégias de Prova! no canal do Estratégia Concursos no Youtube, para trazer muitas estatísticas de cobrança CESPE e estratégias de como garantir um bom resultado em provas do CESPE/Cebraspe.
Num primeiro momento, as professoras trouxeram uma análise completa da cobrança CESPE, evidenciando os assuntos mais cobrados em diversas disciplinas. Esse levantamento foi realizado de maneira segmentada em áreas de concursos: Tribunais, Policial, Fiscal e Controle. Mesmo com uma análise realizada por áreas, fica claro que a banca também possui um perfil de cobrança comum a todas as provas.
Um ponto muito importante levantado pela Prof. Laura Amorim é a necessidade de uma análise criteriosa em relação aos percentuais de cobrança.
Em alguns casos, um único assunto é tema de 30% das questões daquela disciplina. Isso é um caso mais extremo: um percentual de 15% também é um valor bastante elevado. Em situações como essas, é importante que o aluno dê uma atenção especial a esses temas.
Por outro lado, há disciplinas em que os assuntos mais cobrados possuem um percentual de 5% de cobrança. Isso demonstra que os temas das questões são bastante pulverizados: não há uma grande concentração em tópicos específicos.
Nessas disciplinas, o estudo deve ser mais homogêneo entre todos os seus assuntos. Realizar um esforço concentrado nesses temas mais cobrados, que não possuem relevância muito superior aos demais, não é muito aconselhado.
Cobrança CESPE: estatísticas da banca por áreas
Um detalhe que é bastante válido para todas e quaisquer áreas: num pós-edital, é necessário que haja muita estratégia. As estatísticas da cobrança CESPE devem ser utilizadas como norteadores dos estudos.
Há uma utilidade ainda maior em casos nos quais não será possível estudar todo o conteúdo de alguma disciplina. É importante que o candidato dê preferência aos temas que possuem um maior percentual de cobrança, deixando de lado aqueles outros não tão preferidos pela banca. Isso tudo em um cenário em que não será possível fechar o edital de alguma disciplina.
Caso o aluno consiga fechar o edital, as estatísticas também são úteis para evidenciar os temas que precisam de uma maior atenção. É comum que sejam necessárias diversas passadas pelo mesmo assunto até que ele esteja bem sedimentado. Dessa forma, assuntos que possuem um índice de cobrança mais elevado possuirão um maior direcionamento de energia, buscando dominá-los.
Tribunais
Português (Área Tribunais)
Ranking de assuntos/Tópicos mais cobrados
1
Interpretação de Textos (compreensão)
29,88%
2
Reescrita de Frases. Substituição de palavras ou trechos de texto
13,31%
3
Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores – Pronomes relativos, Conjunções etc)
Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis (CPC 26, Lei 6.404, arts. 176 e 177)
4,30%
Ranking de assuntos/Tópicos menos cobrados
1
Eventos Subsequentes (CPC 24) 0,54%
2
Políticas Contábeis, Mudanças de Estimativa e Retificação de Erro (CPC 23)
0,54%
3
Pagamento baseado em ações (CPC 10)
0,54%
Contabilidade Geral – Controle
AFO (Área Controle)
Ranking de assuntos/Tópicos mais cobrados
1
Classificação por Natureza da Receita
6,47%
2
Classificação da Despesa Orçamentária
6,18%
3
Princípios Orçamentários
5,00%
4
Plano de Contas (PCASP)
4,71%
5
Estágios da Despesa Pública
3,24%
Ranking de assuntos/Tópicos menos cobrados
1
Bens Públicos
0,29%
2
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (AFO e CPU)
0,29%
3
Definições, Limites e Recondução da Dívida na LRF (arts. 29 a 31)
0,29%
Administração Financeira e Orçamentária – Controle
Auditoria Governamental (Área Controle)
Ranking de assuntos/Tópicos mais cobrados
1
Modelos de Controle e de Análise de Risco do COSO
17,07%
2
Tipos e Formas de Auditoria Governamental
12,20%
3
Normas da INTOSAI
11,71%
4
Finalidade e Abrangência (Auditoria Governamental)
9,27%
5
Relatório, Certificado, Parecer e Nota (Auditoria Governamental)
4,88%
Ranking de assuntos/Tópicos menos cobrados
1
NBC T 16.8 – Controle Interno no Setor Público
1,46%
2
Governança Corporativa e no Setor Público
3,90%
3
NAGs – Normas de Auditoria Governamental
4,88%
Auditoria Governamental – Controle
Controle Externo (Área Controle)
Ranking de assuntos/Tópicos mais cobrados
1
Processos de Contas (TCEs e TCMs)
11,94%
2
Competência e Atribuições (TCEs e TCMs)
10,95%
3
Competência do TCU (CF/1988)
9,45%
4
Composição e Organização (TCEs e TCMs)
8,46%
5
Auditoria e Fiscalização (TCEs e TCMs)
6,47%
Ranking de assuntos/Tópicos menos cobrados
1
Jurisdição do TCU
0,50%
2
Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) e Declaração de Lima
0,50%
3
Tribunais de Contas e o Controle de Constitucionalidade das Leis
1,00%
Controle Externo – Controle
Direito Processual Civil (Área Controle)
Ranking de assuntos/Tópicos mais cobrados
1
Princípios do Processo Civil
12,93%
2
Da Forma dos Atos Processuais (arts. 188 a 211)
7,60%
3
Da Sentença e Da Coisa Julgada (arts. 485 a 508)
6,46%
4
Da Tutela Provisória (arts. 294 a 311)
4,56%
5
Da Competência Interna (arts. 42 a 69)
3,80%
Ranking de assuntos/Tópicos menos cobrados
1
Da Execução em Geral (arts. 771 a 796)
0,38%
2
Dos Embargos de Terceiro (arts. 674 a 681)
0,38%
3
Do Agravo Interno (art. 1.021)
0,38%
Direito Processual Civil – Controle
Estratégia de Prova
A Prof. Laura Amorim listou algumas atitudes a serem seguidas na realização de uma prova.
1. Passe uma vez por toda a prova, resolvendo todas as questões curtase que você tenha certeza da resposta. 2. Passe novamente pela prova, resolvendo as questões mais extensas e com textos, mas que você sabe como responder. 3. Passe para o gabarito todas essas questões que já resolveu (pode marcar só com um pontinho e deixar para colorir/preencher completamente depois). 4. Vá tentando resolver as questões restantes (agora vale “agarrar”). 5. Ao faltarem 10 minutos para o término da prova, termine de colorir o gabarito e faça os “chutes finais”, é a vida, né?
Os passos 1, 2 e 3 são importantíssimos para que seja possível estar em contato com todas as questões da prova. Isso afasta a situação em que o candidato deixa de acertar questões sobre as quais possuía conhecimento pelo fato de não haver tempo disponível.
Prova estilo Certo/Errado
Sabemos que as provas Certo/Errado são muito temidas pelos candidatos. Nesse estilo, uma questão errada anula uma questão certa e é possível deixar questões em branco. Dessa forma, chutar indiscriminadamente pode ser bastante perigoso, podendo levar à perda de muitos pontos que estariam ganhos.
Há muitos alunos que preferem não arriscar, nesse estilo de provas, e somente responder a questões em que haja certeza sobre a resposta. Entendemos essa atitude, sabendo que muitos candidatos aprovados com notas altíssimas a utilizam.
Possível estratégia em uma prova Certo/Errado
Para candidatos que estão em alto nível de preparação, há uma possível alternativa a somente assinalar questões em que existe plena certeza. É usual que as provas do CESPE possuam aproximadamente metade das questões certas e a outra metade errada. A variação é muito pequena: 48% falsas/52% corretas, 49% corretas/51% falsas.
O primeiro passo dessa estratégia e que o candidato, num primeiro momento, busque por toda a prova somente as questões erradas. Por que as questões erradas? Pelo fato de ser mais fácil perceber um erro na assertiva do que ter a completa certeza que ela está correta.
Após essa primeira passada, chega o momento de buscar as assertivas que o aluno acredita fortemente que estejam corretas. Lembramos: isso é uma tática para alunos bem preparados e com bastante bagagem.
Um aluno bastante preparado para a prova, após a realização dessas duas etapas, provavelmente não possuirá uma porcentagem alta de questões ainda em branco. Dentre essas, o candidato pode utilizar a informação que aproximadamente metade das questões são certas e metade erradas para chutar com mais “técnica”.
O aluno faz um levantamento da distribuição entre erradas e certas das questões que ele assinalou, para, ao assinalar as que ainda estão em branco, ficar próximo à proporção de metade certas e metade erradas.
Essa tática é somente uma opção: há muito candidatos que são aprovados sem utilizá-la, somente marcando as questões que têm certeza. Não há verdade absoluta na estratégia a ser seguida, o candidato deve seguir aquilo que está mais adaptado e possui mais confiança.
Além disso, há de estar muito bem preparado, porque a possível tática evidenciada acima somente pode trazer bons resultados para aqueles que possuem um bom conhecimento e estão preparados para a prova.
Provas organizadas pelo CESPE/Cebraspe: editais abertos e eminentes
Além de trazer esse conteúdo de altíssima qualidade, as Profs. Laura Amorim e Núbia Oliveira também trouxeram informações sobre os próximos concursos organizados pelo CESPE. Nessa lista, são apresentados os concursos em andamento e também aqueles que já possuem o CESPE como contratado.
Para ter acesso à lista, é necessário clicar no link abaixo e baixar os slides utilizados no webinário. A lista é apresentada do slide número 58 até o 76.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil, possibilitando um atalho no processo de dominar o CESPE/Cebraspe. Esperamos que utilizem com sabedoria as estatísticas da cobrança CESPE!
Desejo ótimos estudos a todos e um grande abraço!
Caio Castilho.
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.