Discursivas TCM RJ: um passo importante rumo à aprovação
Olá pessoal!
A prova objetiva do TCM RJ, um dos concursos mais aguardados do ano, já se aproxima. Vai ser a hora de colocar em prática todo o conhecimento acumulado até aqui, durante meses de estudo.
Certamente, o esforço despendido nessa fase de preparação será recompensado com a posse neste excelente cargo, de nível médio e com ótima remuneração (na casa dos R$ 10 mil!)
Mas o concurso não termina na prova objetiva! Para obter a aprovação, você terá que passar ainda pela prova discursiva!
A prova discursiva será realizada somente em 11/12/2016. Ou seja, existe um tempo razoável até lá. Essa é uma grande vantagem, pois você não vai ter que passar pelo desgaste de resolver as provas objetivas e as discursivas no mesmo dia, o que é bastante cansativo!
Por outro lado, essa maior facilidade certamente irá elevar o nível dos candidatos, de modo que você terá que ir muito bem na prova discursiva para obter a aprovação.
Um detalhe importante é que somente serão convocados para a prova discursiva os candidatos habilitados na prova objetiva classificados até a posição estabelecida no quadro abaixo e respeitados os candidatos empatados na última posição:
Todavia, o fato de você ser classificado(a) para a segunda fase não assegura a sua aprovação! O concurso possui apenas 18 vagas e a prova discursiva possui caráter eliminatório!
Ou seja, além de influenciar na classificação no concurso, a prova discursiva também poderá eliminar o candidato.Os candidatos que não se classificarem até as posições acima serão reprovados e eliminados do concurso para todos os efeitos.
Logo, praticar a dissertação é muito importante; mais que isso, é essencial para sua aprovação!
Com efeito, a experiência mostra que muitos bons candidatos tiram uma excelente nota na parte objetiva, porém escorregam nas discursivas. Outros, no entanto, escorregam na parte objetiva, mas, depois da prova discursiva, conseguem “virar o jogo” e ingressar no número de vagas previsto no Edital! Pura verdade!
No concurso TCM RJ, imagino que existem grandes chances de ocorrer uma reviravolta dessas, visto que as provas discursivas representam quase 40% da nota final do concurso. Isso mesmo: 40%!
A prova discursiva terá como valor máximo 60 pontos, distribuídos em duas questões, cada uma delas com valor máximo de 30 pontos.
Além disso, as provas discursivas não serão dissertações comuns, e sim redações oficiais que deverão ser respondidas na forma de manifestação técnica.
Com efeito, conforme o edital do concurso, a prova discursiva destina-se a avaliar a capacidade do candidato expor com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade o assunto proposto, obedecendo às regras de Redação Oficial, de acordo com o Manual de Redação Oficial do Município do Rio de Janeiro.
Então, meu amigo(a), não adianta achar que vai chegar na hora da prova e conseguir redigir uma certidão, um despacho ou um requerimento sem jamais ter feito isso antes. É preciso uma preparação específica e focada para encarar esse desafio!
O edital não define o número de linhas de cada questão. Essa informação será fornecida diretamente no caderno de provas.
Os critérios de correção que serão utilizados pela banca são os seguintes:
Perceba que serão avaliados tanto o desenvolvimento do tema em si como a adequação técnica ao Manual de Redação, sem falar nos aspectos relacionados ao domínio da língua portuguesa.
Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 36 pontos, somando a nota das duas questões. Ou seja, se você tirar pontuação menor que esta, será eliminado do concurso.
Porém, se quiser ser aprovado dentro do número de vagas, estimamos que sua nota deverá ser em torno de 50 pontos ou mais!
Pessoal, como já foi dito, o equilíbrio em concursos como o do TCM-RJ é algo “assombroso”. Então, caro amigo(a), não tenha dúvidas! Para garantir a sua vaga, você deverá chegar voando no dia da prova discursiva.
*****
Ciente da importância da prova discursiva para a aprovação no TCM RJ, o Estratégia lançou cursos especificamente direcionados para esse certame.
Nossos cursos de discursivas utilizam uma metodologia inovadora desenvolvida aqui no Estratégia, já testada e aprovada em outros certames.
Para se ter uma ideia, o curso similar que organizamos para o certame de 2015 do Tribunal de Contas da União foi avaliado como “excelente” por 74,36% dos alunos e como “bom” por 23,08% deles. Ou seja, conseguimos atingir um percentual de 97,44% de avaliações positivas.
Nos cursos, iremos destrinchar o Manual de Redação, apresentando as características dos diversos documentos oficiais, além de dicas especiais sobre como escrever e organizar uma boa redação oficial voltada para provas de concurso.
Vamos apresentar ainda vários exemplos de documentos oficiais, a fim de que você saia da teoria e veja como a redação oficial deve ser feita na prática.
Além disso, os alunos terão direito a duas redações corrigidas! E com um detalhe! Faremos uma correção completa, não limitada aos aspectos textuais, mas abrangendo também os aspectos técnicos relacionados ao conteúdo e a adequação às normas do Manual de Redação do Rio de Janeiro.
O único detalhe é que iremos dar uma orientação individualizada aos nossos alunos. E, para tanto, o número de vagas do curso é limitado. Assim que forem preenchidas as vagas, as matrículas serão encerradas.
Contudo, para quem desejar estudar apenas as técnicas e os exemplos, ofereceremos também um curso sem correção, sem limite de vagas.
Sugiro que você dê uma olhada na aula demonstrativa de cada curso, a fim de conhecer melhor a nossa metodologia e, caso goste, garantir a sua vaga:
CURSO DISCURSIVAS TCM RJ – COM CORREÇÃO
CURSO DISCURSIVAS TCM RJ – SEM CORREÇÃO
É isso pessoal. Boa sorte na prova objetiva e conte conosco nas discursivas!
Abraço!