Orientação de estudo: análise de conteúdo de Português FCC
Preparei para você uma orientação de estudo: análise de conteúdo de Português FCC!
Olá, pessoal!
Vou inserir abaixo o conteúdo programático dos dois concursos da FCC que estão mais em evidência e tirar deles o que mais a banca tem cobrado em suas provas:
Conteúdo programático previsto para o TRE-SP:
Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Advérbios. Conjunções coordenativas e subordinativas. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância
nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe. Ocorrência de crase. Pontuação. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto.
Conteúdo programático previsto para o TRT 20ªR:
Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos, modos e aspectos verbais. Vozes do verbo. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Sintaxe: coordenação e subordinação. Pontuação. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Compreensão e interpretação de texto.
Vamos detalhar aqui os assuntos mais cobrados, conforme a gradação do maior para o menor índice de ocorrência nas provas de 2016, 2015 e 2014:
1º Compreensão e interpretação de texto. Intelecção de texto:
Assunto muito importante, pois a banca FCC tem inserido dois ou três textos em suas provas, mas há formas de não perdermos tempo e sermos bem profícuos em “matar” a questão. Basicamente se cobra a interpretação por inferências, isto é, os dados do texto, quando somados, levam-nos a uma conclusão a respeito da intenção do autor. Uma dica importante é baixar as provas da FCC e realizar pelo menos as questões de interpretação de texto (normalmente, as três primeiras). Você verá que não é nada difícil, basta ter paciência e atenção. Sobre a interpretação, fiz uma aula gratuita de interpretação no seguinte link:
2º Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas):
Este assunto basicamente é cobrado no seguinte pedido de questão: “Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto”. Implicitamente, a banca cobra vários outros temas, como “regência”, “crase”, “pontuação”, “concordância”. Devemos ficar atentos, e normalmente são erros grosseiros, bobos mesmo: a banca quer apenas testar sua paciência!!!!!
Falaremos sobre esses detalhes na transmissão ao vivo que faremos hoje (dia 06/10) aqui no Estratégia. Para tanto, basta se cadastrar no seguinte link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso-intensivo-trt-20/
3º Emprego dos sinais de pontuação.
Assunto muito importante e há três formas mais importantes de ocorrência na prova:
- mudança de sentido na inserção ou exclusão de vírgulas em orações adjetivas;
- sequência de uma mesma frase repetida em cada alternativa, em que é inserido erro de vírgula entre sujeito e predicado, além de erro ao se inserir apenas uma vírgula na intercalação do adjunto adverbial;
- erro de pontuação entre sujeito e predicado ou apenas uma vírgula separando o adjunto adverbial intercalado na questão de Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas).
4º Emprego de tempos e modos verbais:
A FCC cobra basicamente o reconhecimento do tempo verbal, normalmente o pretérito imperfeito do indicativo. Além disso, cobra a correlação de modo e tempo verbal. Há princípios da correlação dos quais a banca não foge. Na aula demonstrativa dos meus cursos para TRE SP e TRT 20ªR, eu mostro isso! Dê uma olhadinha lá!!!!!
5º Sintaxe.
Assunto muito importante, pois dá base à regência, à concordância, à pontuação e à redação e confronto de frases.
6º Concordância verbal e nominal. Vozes do verbo.
A banca FCC explora bastante o emprego da voz passiva sintética, isto é, o reconhecimento do pronome apassivador, o que força o verbo a concordar com o sujeito paciente, em construções como “Alugam-se casas”. Também trabalha o valor de outro “se”: o índice de indeterminação do sujeito. Basicamente com o verbo “tratar”. Como eles gostam deste verbo!!!!! Então, bateu o olho no verbo “tratar”, fique de olho, pois construções como “Tratam-se de problemas” ou “A reunião trata-se de problemas” são viciosas e em nossa transmissão ao vivo de hoje eu vou explicar por quê. O correto é “Trata-se de problemas” ou “A reunião trata de problemas”. Além disso, a banca cobra a concordância com a expressão partitiva “a maioria dos”, “a maior parte dos” etc.
Além disso, lembre-se de que o sujeito oracional força o verbo da oração principal ao singular. Isso é forte na FCC.
7º Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação.
O emprego do pronome tem caído sim, basicamente quando também se cobra regência. Basta se lembrar de que os pronomes oblíquos átonos “o”, “a”, “os”, “as” ocupam a função de objeto direto e que “lhe”, “lhes” ocupam a função de objeto indireto e complemento nominal.
As formas de tratamento e a colocação pronominal têm pouquíssimas ocorrências. Porém, como são previstas, é bom ler a matéria, sem se ater demais nisso.
Veja um vídeo gratuito sobre a colocação pronominal:
8º Regência verbal e nominal.
Quanto à regência, basicamente ela é cobrada dentro da funcionalidade do pronome relativo. Resolveremos várias questões e vou apontar algumas pegadinhas nas quais não podemos cair.
9º Flexão nominal e verbal.
A flexão nominal cai pouquíssimo e muitas vezes você consegue matar a questão, mesmo sem ter percebido que cobraram tal tema. A flexão verbal também tem caído pouco nos últimos anos e, quando cai, muitas vezes se encontra numa das alternativas de Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas).
10º Domínio da ortografia oficial. Emprego da acentuação gráfica.
Caem pouco nas provas da FCC e, quando caem, normalmente fazem parte de uma das alternativas da questão que cobra o assunto Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas).
Bom, pessoal!
Isso é o que percebemos de acordo com os estudos que temos feito da banca FCC.
Espero ter ajudado a todos com essa orientação de estudo: análise de conteúdo de Português FCC.
Quer saber mais?
Então assista à nossa transmissão ao vivo hoje na nossa programação da Quinta com o Terror!
Será um prazer ter a sua presença!
Grande abraço a todos!
Décio Terror