Aprovado no concurso ISS Campo Grande
“Veja depoimentos dos aprovados, pesquise sobre métodos de estudo, compre bons materiais, seja disciplinado, organizado e tenha em mente que você vai ter que ralar muito porque a aprovação não vem fácil! Em alguns momentos, vai ser difícil controlar a cabeça, muitos pensamentos negativos podem aparecer, mas tente focar no que você precisa fazer para continuar no caminho da aprovação”
Confira nossa entrevista com Marcel Loredo de Matos, aprovado em 1º lugar no concurso ISS Campo Grande no cargo de Auditor Fiscal:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Marcel Loredo de Matos: Sou formado em Matemática, tenho 29 anos e nasci em Niterói/RJ.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marcel: Principalmente a influência do meu pai, que é Auditor da Receita Federal. Além disso, os bons salários e a estabilidade são muito atrativos.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Marcel: Eu trabalhava e estudava. Sou (ou era) professor de matemática e conciliava as duas atividades. Durante a minha jornada, fui aos poucos diminuindo minha carga horária em sala para me dedicar mais aos estudos. Senti essa necessidade porque os concursos da área fiscal estão cada vez mais difíceis.
É necessário ter muita organização e disciplina para conseguir fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Muitos falam de motivação, mas nem sempre você vai estar motivado, por isso é necessário criar o hábito de estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Marcel: O único concurso em que fui aprovado foi o ISS Campo Grande/MS. Felizmente, consegui a 1ª colocação para Auditor Fiscal da Receita Municipal.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Marcel: É um mix de vários sentimentos. Um dos maiores que senti, além da felicidade, foi o alívio.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Marcel: Eu prefiro dividir essas perguntas em duas. O pré e o pós-edital. No pré-edital, eu me esforçava durante a semana, mas sem abrir mão de jogar futebol ou tênis (os esportes que mais gosto) e final de semana aproveitava um pouco. Já no pós-edital adotei uma postura muito radical. Parei de fazer quase tudo, não saía, não fazia esportes, praticamente só estudava. A exceção era nos sábados no final de tarde e noite.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Marcel: Morava com meus pais durante a preparação, não tenho filhos e namoro. O apoio deles foi incondicional, sempre acreditaram em mim. Gosto de dizer que a batalha na hora da prova é solitária, mas para chegar até ali em condições é necessária muita ajuda. Por isso, agradeço demais a eles por tudo que fizeram por mim.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Marcel: Eu acredito que a pessoa tem que focar em uma área, que no meu caso foi a fiscal. Dentro dessa área, acho que vale a pena fazer vários concursos para ganhar experiência e, se passar, quem sabe conhecer um bom lugar para morar? Foi exatamente o que aconteceu comigo, nunca pensei que moraria no Mato Grosso do Sul e tem sido uma ótima experiência.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Marcel: Direcionado ao ISS Campo Grande foram 3 semanas porque foi logo depois do ISS Guarulhos. Mas, obviamente, a bagagem que me levou a ser aprovado veio de antes, com alguns anos de estudo.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Marcel: Com certeza, quem passa estudando apenas no pós-edital só pode ser um gênio (rsrs). O ideal é ter um bom planejamento e segui-lo com o máximo de disciplina e organização possível. Para isso, ter uma ajuda profissional (coach ou consultor) pode ser interessante. Muitos falam que você deve lidar com o estudo como se fosse o seu trabalho e eu tenho a mesma visão. Por isso, não falte, não atrase e cumpra as metas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marcel: Através de amigos e propaganda na internet.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Marcel: Inicialmente, até por me basear no sucesso do meu pai, comecei com aulas presenciais, mas percebi que não era mais o ideal. Por livros também não me adaptei bem. O que funcionou melhor para mim foi usar PDFs e ver videoaulas quando tinha dúvida em algum ponto específico.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Marcel: Sim, estudava várias matérias ao mesmo tempo. Para me ajudar na organização, contratei uma consultoria de estudos, acho válido para quem tem possibilidade financeira. Eu fazia resumos em papel, mas depois percebi que era melhor fazer tudo no computador. Em relação à quantidade de horas, dependia do dia e se eu estava no pré ou pós-edital. No pós-edital, quando eu trabalhava pela manhã, conseguia fazer 4-5 horas líquidas. Já quando tinha o dia completo, 8-10 horas líquidas. Nos finais de semana eu diminuía um pouco o ritmo.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Marcel: Eu sempre tive dificuldade em português e, por isso, foi uma matéria que batalhei muito. No pós-edital de Guarulhos, fiz um curso de exercícios VUNESP do Décio Terror e isso me fez subir vários degraus e gabaritar a prova de português do ISS Guarulhos e ISS Campo Grande.
Também tive dificuldades em Direito Empresarial, que é o Direito mais complicado pra mim. Fiz muitos exercícios e li bastante a lei para gravar o máximo que conseguia. Além disso, acho que é uma dificuldade geral, TI está cada vez mais puxada nos concursos da área fiscal. Para melhorar nessa disciplina, fiz muitos exercícios e vi videoaulas do Estratégia na reta final.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Marcel: Na semana da prova e na véspera estudei o máximo que eu conseguia. Basicamente, eu só li meus resumos e anotações, não fiz mais exercícios. Também assisti a videoaulas de véspera do Estratégia.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Marcel: Acho que é normal quase todo mundo errar no início, comigo não foi diferente. No meu caso, foi começar com aulas presenciais e ler livros. As aulas presenciais tomam muito tempo de deslocamento e demora mais para fechar a matéria. Os livros normalmente não são tão objetivos quanto um PDF, então não é o que o concurseiro está buscando.
Em relação aos acertos, acho que o principal foi não ter medo de mudar. Isso pode ser pensado para muitas coisas: um método de fazer resumo, um material que você não se adaptou, a forma de você organizar o estudo, etc.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Marcel: Além da dificuldade natural de enfrentar as disciplinas, para mim foi controlar a cabeça. Eu nunca fui o tipo de pessoa extremamente otimista, tento ser o mais racional possível, então sabia que seria muito difícil conseguir a aprovação. Pensei em desistir em duas oportunidades: quando estava saindo pouco concurso para área fiscal, um pouco antes de sair ICMS-GO e pós ISS Guarulhos, que tive a nota de corte do último aprovado, mas perdi no desempate. Para seguir em frente, tive muito apoio da família, namorada e amigos. Sem eles, talvez eu não tivesse feito Campo Grande e não estaria nesse momento respondendo essas perguntas.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Marcel: Sem dúvidas a principal motivação era conseguir uma vida mais tranquila, através da estabilidade e bom salário.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marcel: Veja depoimentos dos aprovados, pesquise sobre métodos de estudo, compre bons materiais, seja disciplinado, organizado e tenha em mente que você vai ter que ralar muito porque a aprovação não vem fácil! Em alguns momentos, vai ser difícil controlar a cabeça, muitos pensamentos negativos podem aparecer, mas tente focar no que você precisa fazer para continuar no caminho da aprovação.
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]