Artigo

CIVIL 2ª Fase XX Exame – Comentários à prova

Olá, galera!

Para quem não me conhece, sou o Paulo H M Sousa, professor de Direito aqui do Estratégia Concursos, lecionando Direito Civil, Direito do Consumidor, ECA, Direito Processual Civil e Legislação Civil Especial.

Ontem, a OAB publicou a régua de correção da 2ª Fase do XX Exame. Como de hábito, comentaremos o gabarito apresentado pela OAB para todos aqueles que fizeram a prova (e estão ansiosos pelo resultado!) e para aqueles que ainda vão fazer (para que já possam ir se acostumando à forma de correção da prova).

Essa prova estava mais simples que a anterior, pelo que imagino que a taxa de aprovação deva subir substancialmente. Não tivemos sacanagens como no Exame anterior. Mas tem recurso? Dê uma olhada na análise que fiz, tanto na peça prático-profissional, quanto nas questões dissertativas, no link abaixo:

2ª Fase do XX Exame da OAB – Comentários à Prova de Direito Civil

Desejo a todos muita sorte! Espero que a aprovação seja só questão de tempo pra você!!! Abaixo, indico alguns links úteis para quem está na rotina de estudos e quer uma força.

Paulo H M Sousa

Sempre acompanhe nossos Informativos Estratégicos; é grátis! Comentários do time de feras do Estratégia à jurisprudência do STJ e do STF:

Quer saber mais sobre os Cursos Preparatórios para a OAB? Dê uma olhada no Estratégia OAB

Estava só espiando e o XXI Exame é o seu? Já lançamos o Curso Completo do XXI Exame – 1ª Fase

OAB já é passado? Sempre estou lançando cursos novos para as Carreiras Jurídicas:

Cursos – Prof. Paulo H M Sousa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa tarde Paulo! Obrigado pela análise da prova, só quero acrescentar que o tempo foi meu grande inimigo nessa prova de Civil, tínhamos que procurar com cuidado e definir a melhor resposta com base em pequenos nuances nas questões, isso cansava e tomava muito tempo... Quanto a seus comentários gostaria de chamar a atenção para dois pontos, um na peça prática e o outro na questão 1. Na peça prática há menção de juntada de declaração de pobreza , logo temos que tomar por base que isso foi acatado pelo juízo ''a quo'' por que senão seria matéria do agravo também, conforme artigo 1015, V do CPC. Já na questão 1, o artigo 72 do Código Civil que você menciona versa que também é domicílio da pessoa natural, QUANTO AS RELAÇÕES CONCERNENTES A PROFISSÃO, o lugar onde ela é exercida. Também fiquei na dúvida na hora da prova, mas a relação proposta não deriva de qualquer relação concernente a profissão do réu, logo não seria este o artigo aplicável mas sim o artigo 73 conforme o gabarito prevê. Abraço e parabéns pela iniciativa, isso contribui sobremaneira conosco, os examinandos da OAB! Oscar Purcino Perez
    Oscar Purcino Perez em 23/09/16 às 15:56