Coronavírus em tempos de concurso
Para onde quer que olhemos, não se fala em outra coisa: Coronavírus é o assunto e o problema do momento. Mas, como agir em relação aos estudos nesses tempos de COVID-19?
Para evitar aglomeração de pessoas e proliferação do vírus, o governo está adiando provas já marcadas, como PCDF, PGDF, TCM-SP. Em breve, algumas outras deverão ser adiadas também. Provas marcadas para abril e maio serão impactadas. Novos editais provavelmente irão atrasar (chuto algo em torno de 60/90 dias).
Incertezas em abundância sempre vem acompanhada de seu derivado mais comum: a ansiedade. O movimento das incertezas tem um fluxo contínuo. Na maior parte do tempo se comporta de forma sutil e delicada, mas às vezes se faz abrupto, impondo-se a nós. Não é assim?
O atual momento que estamos vivendo nos tomou de assalto e, se vida de concurseiro já não é fácil, com o tanto de incertezas e restrições normalmente auto impostas, como proceder agora?
Como o Coronavírus afeta a rotina de estudos?
Com a recomendação de isolamento social, a rotina de quem estuda tem grande potencial de ser afetada. Seja porque a salinha de estudos fechou (e que bom que fechou!), ou porque com “todo mundo” em casa a concentração para estudar ficou prejudicada.
Se essa é sua realidade, replaneje-se. Nesse momento não vale a pena remar contra a maré, brigar com todos em casa, ou exigir que as pessoas se adequem a sua rotina. Elas também estão fora da rotina delas. A hora agora é de solidariedade e cautela, para que essa nova configuração espacial seja menos estressante para todos. No seu replanejamento, avalie:
- Estudar em horários alternativos (de madrugada, ou de manhã bem cedo, por exemplo), quando a casa está mais silenciosa;
- Inserir pequenos momentos de estudo em brechas do seu tempo (pequenas revisões ou resolução de questões);
- Comprar um abafador de ruídos, caso ainda não tenha;
- Reduzir a carga horária diária.
Como lidar com os filhos em casa em tempos de quarentena?
Se você tem filhos pequenos, eles estarão em casa e precisarão de você agora. A não ser que tenha mais alguém que possa cuidar deles, ou pelo menos dividir a responsabilidade com você, seu tempo ficará muito mais comprometido. Não será impossível estudar, mas dificilmente como era antes. Não se desespere. Esta é uma situação provisória, e os seus estudos não são prioridade agora. E tudo bem. Mesmo.
Nos links abaixo você encontra 4 “manuais” com sugestões divertidas do que fazermos com nossos filhos nesses tempos de quarentena:
- E-book Férias em Casa: https://linktr.ee/apenassmae
- O que fazer com crianças em casa em tempos de coronavírus: https://www.tempojunto.com/2020/03/16/tempojunto-em-casa-brincadeiras-e-atividades-para-os-filhos-em-tempos-de-coronavirus/
- Brincadeiras na quarentena: https://www.instagram.com/blog.estefi.machado/
- Para brincar sozinho em silêncio: https://www.tempojunto.com/2017/08/04/10-brinquedos-caseiros-para-brincar-em-silencio/
Minha prova foi adiada, e agora?
Se você estuda para um desses concursos em que que a prova foi adiada, será ainda mais necessário manter o equilíbrio e a sanidade mental. Quando sai o edital, nós concurseiros ativamos o “modo turbo” de estudos e, inconscientemente, nos preparamos para ter “gás” até o dia da prova. Uma notícia de adiamento, ainda mais sem remarcação imediata, pode funcionar como um grande balde de água fria para alguns.
Vou pedir agora para você parar de ler e fazer uma auto avaliação extremamente consciente de si mesmo:
Eu tinha realmente condições de estar preparado para essa prova na data prevista?
- Se a sua resposta foi NÃO, ou TALVEZ, é porque provavelmente não estaria. Encare esse tempo extra que você acabou ganhando, como uma oportunidade de chegar mais bem preparado ao seu concurso e, quem sabe, ter chances reais de competir. Aproveite para revisar conteúdos que você não teria revisado porque não daria tempo, capriche nas questões, aumente sua leitura de lei seca, treine discursivas se for o caso e, de fato, consolide o conhecimento necessário para marcar o “X” no lugar correto quando chegar a hora.
- Se a sua resposta foi SIM (e você não é daquelas pessoas que conseguem ser otimistas sem ter lastro de sustentação, nem é concurseiro ingênuo que acredita em milagre) é porque você já está nesse momento MUITO PREPARADO. Se você continuar no mesmo ritmo, correrá um sério risco de se sentir esgotado antes da prova, e não estar em sua melhor performance quando for necessário. Para você, recomendo um replanejamento sustentável, com diminuição da carga horária de estudos e atenção especial naquilo que você ainda identifica como falhas de conhecimento. Em treino de questões, nada de sair por aí esgotando questões que já não apresentam nenhuma dificuldade para você. Foque naquelas que realmente acrescentem a sua evolução.
Edital (quase) iminente
Para quem estava à espera de um edital que estava para sair, é, sem dúvida a hora de aumentar a dedicação (na medida do possível), aparar as arestas e melhorar a estratégia. Ou seja, para esse público, nada muda. Mesmo que você tenha ganho aí alguns poucos meses, esse é o momento de pecar pelo excesso (caso sua rotina permita) e tentar usar esse tempo extra a seu favor. Foque em finalizar o conteúdo, revisar maciçamente e ter tudo dominado para que o edital o encontre MUITO PREPARADO. Não desperdice energia com conjecturas ou preocupações sobre quando o edital vai sair. Foque naquilo que está ao seu alcance resolver. Estude. Estude. Estude.
Para seguirmos juntos, virtualmente de mãos dadas, o Estratégia Concursos está preparando uma série de eventos sobre o tema:
- 19/03 – 19:00: COVID-19 e os concursos públicos: saiba como se planejar e qual estratégia adotar para proteger a sua preparação!
Link: https://www.youtube.com/watch?v=EgQYXg966Ho - 22/03 – 20:00: COVID-19: Raio-X dos concursos suspensos e com provas adiadas.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=1A_c_VFXzH0 - 22/03 – 21:00 – PODCAST: Fala, Concurseiro! Saiba como vencer a ansiedade em tempos de coronavírus.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=3VgjB8cUYhU - 23/03 – 19:00: Quarentena: saiba como estudar em casa com a máxima eficiência.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=7_j7R-4ayKg
Enfim, que esse momento de instabilidade, medo e incertezas nos traga reflexões mais cuidadosas sobre os nossos valores e comportamentos e o cultivo de uma relação mais generosa com o outro.
Não há o que temer se estivermos abertos para reconhecer a energia construtiva nessa aparente fragilidade do desconhecido e seguir “apesar de”.
Fiódor Dostoiévski
O dia em que o seu nome sair no Diário Oficial será o momento limite em que as incertezas se resolverão e ganharão finalmente um sentido maior – do lado de cá de aprovação!
Grande abraço virtual,
Núbia Oliveira
@nubia.coach
https://www.youtube.com/NubiaOliveiraCoach