Secretário de desestatização anuncia privatização dos Correios para 2021
Em um evento realizado nesta semana, o Secretário de Desestatização, Salim Mattar, anunciou o cronograma de privatizações para os próximos anos. Dentre elas, estão os Correios, que devem ser privatizados somente em 2021.
Segundo o secretário, “Em 2019 ficamos muito focados na reforma da Previdência, este ano a agenda de desestatizações irá caminhar mais”, afirmou.
Confira abaixo o calendário desenhado pelo BNDES, com as respectivas empresas que serão privatizadas durante o mandato do Presidente Jair Bolsonaro:
- ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias) – agosto de 2020
- EMGEA (Empresa Gestora de Ativos) – outubro de 2020
- Casa da Moeda – dezembro de 2020
- Nuclep – janeiro de 2021
- Ceitec (fábrica de chips) – fevereiro de 2021
- Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) – abril de 2021
- Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais) – abril de 2021
- Serpro (estatal de TI) – junho de 2021
- Dataprev (estatal de TI) – junho de 2021
- Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) – junho de 2021 ou dezembro de 2021
- CTBU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) – julho de 2021
- Trensurb (metrô de Porto Alegre) – julho de 2021
- Telebras – julho de 2021
- Correios – dezembro de 2021
- EBC (Empresa Brasil de Comunicação) – janeiro de 2022
Apesar da privatização que deve ocorrer apenas em 2021, a necessidade de um novo certame para repor o quadro de servidores do órgão é indispensável.
O cenário de carência no quadro de servidores é uma realidade e a necessidade de novas contratações para diminuir as pressões na rotina do funcionalismo e garantir a manutenção da qualidade dos serviços também. Por isso, um novo concurso é aguardado com grandes expectativas.
Em abril de 2019, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) publicou alterações no seu Estatuto Social aprovadas na 13ª Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 4 de abril. A contratação de empregados por concurso público, a serem regidos pela CLT, foi mantida no documento.
Conforme o artigo 109 do Estatuto: “A contratação do pessoal permanente da ECT ocorrerá por meio de concurso público de provas ou de provas e títulos.” Tal previsão se coaduna com o estabelecido no artigo 37, inciso II da Constituição Federal.
O jeito agora é aguardar e continuar estudando para garantir uma vaga no próximo concurso dos Correios. Quer saber mais sobre o concurso? Acesse o link abaixo e veja tudo na íntegra!!
Saiba mais: Concurso Correios
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Fique por dentro de todos os concursos: