SIMULADO IBFC
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: ENFERMAGEM
1. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
A AIDS é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico que é o responsável por defender o organismo de doenças. Quanto às formas de transmissão do vírus HIV, assinale a alternativa incorreta.
A) relações sexuais desprotegidas
B) compartilhamento de seringas contaminadas
C) transmissão da mãe para filho durante a gravidez
D) compartilhamento de roupas e utensílios
Resposta
O vírus causador da aids está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno. A infecção pode ser transmitida por meio de:
• Sexo sem camisinha (vaginal, anal ou oral).
• Mãe (portadora do vírus) para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.
• Compartilhamento de agulha ou seringa com portadores de HIV.
• Transfusão de sangue com presença do vírus HIV.
• Instrumentos diversos (hospitalares, piercing, manicure) não esterilizados. Alternativa: D.
2. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
De acordo com a Lei 8080/1990 estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) suas execuções específicas. Sobre isto, assinale a alternativa incorreta.
A) regular benefícios sociais
B) vigilância epidemiológica
C) saúde do trabalhador
D) saneamento básico
Resposta
Art. 6o Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):
I – a execução de ações:
a) de vigilância sanitária;
b) de vigilância epidemiológica;
c) de saúde do trabalhador; e
d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;
II – a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico;
III – a ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde;
IV – a vigilância nutricional e a orientação alimentar;
V – a colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho;
VI – a formulação da política de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos e outros insumos de interesse para a saúde e a participação na sua produção;
VII – o controle e a fiscalização de serviços, produtos e substâncias de interesse para a saúde;
VIII – a fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano;
IX – a participação no controle e na fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;
X – o incremento, em sua área de atuação, do desenvolvimento científico e tecnológico;
XI – a formulação e execução da política de sangue e seus derivados.
Alternativa: A.
3. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. Sobre o processo de envelhecimento, assinale a alternativa correta.
A) O envelhecimento populacional é uma resposta à mudança de alguns indicadores de saúde, especialmente o aumento da fecundidade e da mortalidade e a queda da esperança de vida
B) Certas alterações decorrentes do processo de senescência (envelhecimento normal) ficam impossíveis de ter seus efeitos minimizados pela assimilação de um estilo de vida mais ativo
C) O maior desafio na atenção à pessoa idosa é conseguir contribuir para que, apesar das progressivas limitações que possam ocorrer, elas possam redescobrir possibilidades de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível
D) O envelhecimento pode ser compreendido como um processo patológico, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos o que sempre causa inúmeros problemas, independentemente da idade do idoso
Resposta
A) Errada. Redução da fecundidade, aumento da expectativa de vida. B) Errada. Impossíveis? O estilo de vida mais ativo é benéfico ao processo de envelhecimento.
C) Certo. Busca da autonomia.
D) Errado. Não é patológico. É um processo natural que pode se apresentar com mais ou menos complicações, a depender de questões genéticas, estilo de vida e ambientais.
Alternativa: C.
4. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
O acolhimento como postura e prática nas ações de atenção e gestão nas unidades de saúde, a partir da análise dos processos de trabalho, favorece a construção de relação de confiança e compromisso entre as equipes e os serviços. Em relação ao acolhimento nos serviços de saúde, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O acolhimento, como ato ou efeito de acolher, expressa uma ação de aproximação, um “estar com” e “perto de”, ou seja, uma atitude de inclusão.
II. Implica o compromisso individual em detrimento do coletivo.
III. Refere-se ao compromisso com o reconhecimento do outro não considerando, as suas diferenças.
IV. Contribuem para a dignificação da vida e do viver e, assim, para a construção de nossa própria humanidade.
A) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
B) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
C) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
D) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Resposta
I- Certa.
II – Errada. Não é “em detrimento”, mas sim em captar as demandas em suas particularidades.
III – Errada. Reconhece suas diferenças e prática a equidade.
IV – Certa.
Alternativa: C.
5. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
Um dos fatores mais importantes na ação educativa em saúde é o envolvimento de várias pessoas para a solução de diversos problemas. Sobre a educação em saúde, assinale a alternativa correta.
A) O que motiva a participação, o ponto de partida, é a discussão coletiva dos problemas
B) O mapa do território pouco influencia no diagnóstico dos problemas na comunidade
C) Não é preciso de pessoas com experiência em diversas áreas do conhecimento para atuar em espaços de produção de saúde
D) Não é preciso sensibilizar pessoas para mudar as práticas em saúde
Resposta
A) Correta. B) Errada. Mapear o território implica em levantar as demandas específicas para planejamento das ações. C) Errada. A diversidade de saberes é que garante um atendimento excelente e completo. D) Errada. Pelo contrário. É necessário a coparticipação de cada usuário para a implementação das ações em saúde.
Alternativa: A.
6. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
A humanização é vista não como programa, mas como política pública que atravessa/ transversaliza as diferentes ações e instâncias gestoras do SUS. A respeito dos objetivos da humanização no SUS, assinale a alternativa correta.
A) Orientar as práticas de atenção e gestão do SUS a partir da experiência concreta do trabalhador e usuário, construindo um sentido positivo de humanização destinado a trabalhadores que atuam apenas na recepção dos pacientes
B) Construir trocas solidárias e comprometidas com a dupla tarefa de produção de saúde e produção de sujeitos
C) Oferecer um eixo articulador das práticas em saúde, destacando o aspecto subjetivo nelas presentes não necessariamente incluindo a gestão, pois esta não está diariamente envolvida nas ações
D) Contagiar, por atitudes e ações humanizadoras, a rede do SUS através de ações destinadas, especificamente a trabalhadores da saúde e usuários que participam das reuniões do Conselho Municipal de Saúde
Resposta
A) Errada. Não somente tais trabalhadores como todo e qualquer trabalhador na saúde. B) Certa.
C) Errada. A gestão não é excluída das práticas, junto com os usuários e trabalhadoras.
D) Errada. Novamente focado! Quem não atua em Conselhos de Saúde também é beneficiado e pode contribuir com atitudes e ações humanizadoras.
Alternativa: B.
7. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
A expressão “processo dinâmico e contínuo, expresso pelo aumento do tamanho corporal”, refere-se a um indicador de saúde da criança. Assinale a alternativa correta que denomina este indicador.
A) Crescimento
B) Desenvolvimento
C) Acompanhamento
D) Percentil
Resposta
Aí é questão de definição!
O crescimento é um processo dinâmico e contínuo, expresso pelo aumento do tamanho corporal, constituindo um dos indicadores de saúde da criança. É influenciado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais), dos quais se destacam a alimentação, saúde, higiene, habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou restringindo tal processo.
Alternativa: A.
8. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
Para cuidar da criança, educar e promover sua saúde e, seu desenvolvimento integral é importante a parceria entre os pais, a comunidade e os profissionais de saúde, de assistência social e de educação. Sobre os direitos das crianças, assinale a alternativa incorreta.
A) receber gratuitamente as vacinas indicadas no calendário básico de vacinação
B) receber suplemento alimentar nos primeiros seis meses de vida, independente do seu quadro de saúde
C) ser acompanhada em seu crescimento e desenvolvimento
D) ser acompanhada pelos pais durante a internação em hospitais
Resposta
Olha só o gatilho pra duvidar da questão: “suplementar, independente do quadro de saúde”. Não está levando em consideração se há deficiência.
Alternativa: B.
9. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
Dentre as ações de educação em saúde voltadas para a promoção da saúde, o Gerente de Enfermagem poderá planejar atividades divididas em eixos de ações específicas. Sobre as ações específicas de promoção da saúde no âmbito do SUS, assinale a alternativa incorreta.
A) Ações em prol da cobertura vacinal
B) Redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas
C) Redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito
D) Prevenção da violência e estímulo à cultura de paz
Resposta
A principal diferença encontrada entre prevenção e promoção está no olhar sobre o conceito de saúde, na prevenção a saúde é vista simplesmente como ausência de doenças, enquanto na promoção a saúde é encarada como um conceito positivo e multidimensional resultando desta maneira em um modelo participativo de saúde na promoção em oposição ao modelo médico de intervenção.
Em outras palavras, a promoção da saúde, seria uma decisão do próprio sujeito, em aceitar inserir- se num grupo, onde não se visa uma doença específica, e sim, alcançar a melhoria de vida das pessoas, como por exemplo, na dança, onde além de ser exercício, existe uma interação social, que geram grandes benefícios, sendo a prevenção uma parte da promoção.
As ações preventivas definem-se com intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas, reduzindo sua incidência e prevalência nas populações. Seu objetivo é o controle de transmissão das doenças infecciosas e a redução do risco de doenças degenerativas ou outros agravos específicos. Temos como exemplo, as campanhas de vacinação.
Alternativa: A.
10. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
Embora exista uma considerável variação individual, o volume sanguíneo de um adulto normal corresponde a porcentagem aproximada do seu peso corporal ideal. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A) 5%
B) 11%
C) 7%
D) 8%
Resposta
Embora exista uma considerável variação individual, o volume sanguíneo de um adulto normal corresponde a aproximadamente 7% do seu peso corporal. EX.: um indivíduo de 70kg tem aproximadamente 5 litros de sangue circulante.
O volume sanguíneo de adultos obesos é calculado de acordo com seu peso corporal ideal, pois, se considerado o peso real, seu valor pode ser superestimado de modo significativo. Para crianças, o volume sanguíneo é calculado de 8 a 9% do peso corporal
Alternativa: C.
11. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
Os pacientes internados e, especialmente os pacientes em ventilação mecânica, são um grupo de maior risco para pneumonia. Esse risco deve-se essencialmente a alguns fatores. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. diminuição das defesas do paciente.
II. risco elevado de ter as vias aéreas inoculadas com grande quantidade de material contaminado.
III. presença de microrganismos pouco agressivos e resistentes aos antimicrobianos no ambiente.
IV. presença de microrganismos nas superfícies próximas, materiais e colonizando o próprio paciente.
A) Apenas a afirmativa II está correta
B) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
C) As afirmativas I, II e IV estão corretas
D) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Resposta
Os pacientes internados e, especialmente, os pacientes em ventilação mecânica são um grupo de risco aumentado para pneumonia. Este risco maior deve-se essencialmente a três fatores:
1 – diminuição das defesas do paciente;
2 – risco elevado de ter as vias aéreas inoculadas com grande quantidade de material contaminado;
3 – presença de microrganismos mais agressivos e resistentes aos antimicrobianos no ambiente, superfícies próximas, materiais dessa forma colonizando o próprio paciente.
Alternativa: C.
12. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
No procedimento de sondagem uretral existem algumas contra indicações. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Sangramento no meato uretral.
II. Disúria.
III. Sangue na região escrotal.
IV. Oligúria.
A) Apenas a afirmativa II está correta
B) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
C) As afirmativas I, II e IV estão corretas
D) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Resposta
Sangramento é contra indicação, tanto de meato, quanto na região escrotal.
Alternativa: B.
13. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
Em um paciente politraumatizado, que necessita de uma reposição líquida, há uma solução de primeira escolha, nesse caso. Assinale a alternativa correta.
A) Soro glicosado 5%
B) Soro fisiológico 0,9%
C) Ringer lactato
D) Soro glicofisiológico
Resposta
A solução de Ringer com Lactato é composta de cloreto de sódio, cloreto de cálcio, cloreto de potássio e lactato de sódio, diluídos em água para injeção. Exceto pela presença de lactato e pela ausência de bicarbonato, a composição dessa solução aproxima-se muito da composição dos líquidos extracelulares.
Deste modo, a solução Ringer com Lactato pode ser utilizada para reposição de líquido e íons em situações em que essas perdas acontecem, como também a proporcionar o aumento ligeiro do teor alcalino em líquidos extracelulares, agindo nos casos em que há um desvio do equilíbrio ácido- básico no sentido da acidose.
Nas situações em que são necessários grandes volumes de solução fisiológica, é vantajosa administração da solução de Ringer com Lactato com relação a outras soluções de reposição, a fim de evitar uma possível acidose.
Alternativa: C.
14. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
Baseado nas categorias de cirurgias, há aquela que precisa ser realizada em primeiro lugar. A este respeito, assinale a alternativa correta.
A) Necessária
B) Eletiva
C) Urgente
D) Emergencial
Resposta
Emergência é uma situação onde a vida, a saúde, a propriedade ou o meio ambiente enfrentam uma ameaça imediata. Ex. Hemorragias vultuosas, parada cardiorespiratória. A solução deve ser imediata.
Uma urgência não apresenta um risco imediato de vida, porém pode se transformar em uma emergência se não for solucionada rapidamente. Ex. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue.
Alternativa: D.
15. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
“Hemorragia é definida como uma perda _____ de _____. (DE CIRURGIÕES, Colégio Americano. Comitê de Trauma. ATLS: Suporte Avançado de Vida no Trauma, Manual do curso para alunos. 9o edição, 2012)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
A) Constante / pressão
B) Aguda / sangue
C) Elevada/ líquido
D) Variável / consciência
Resposta
Essa foi bem tranquila. Hemorragia é perda de sangue e de forma súbita, aguda!
Alternativa: B.
16. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
Para que haja a manutenção das propriedades dos imunobiológicos, os refrigeradores devem estar em uma temperatura ideal. Sobre qual temperatura deve estar o termostato para conservação ideal dos imunobiológicos, assinale a alternativa correta.
A) +2oC
B) –5oC
C) +6oC
D) +5oC
Resposta
Imunobiológicos é de 2 a 8 graus, mas idealmente, 5 graus;
Alternativa: D.
17. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
A vacina contra a Influenza deve ser aplicada preferencialmente por uma via de administração. Sobre esta via, assinale a alternativa correta.
A) Intramuscular
B) Subcutânea
C) Intradérmica
D) Endovenosa
Resposta
Questão direta, mas de “cara” lembre-se que não há vacinas endovenosas, tá!
A influenza é IM.
Alternativa: A.
18. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
O SUS foi instituído pela Constituição Federal de _____. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A) 1986
B) 1990
C) 1988
D) 1987
Resposta
O SUS foi instituído pela CF de 88 e regulamentado logo após em 1990.
Alternativa: C.
19. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
O termo cirúrgico ooforectomia está relacionado com certa estrutura. Sobre esta, assinale a alternativa correta.
A) vesícula
B) baço
C) apêndice
D) Ovário
Resposta
Questão de terminologia cirúrgica. Oóforo – ovário e Ectomia – Retirada.
Alternativa: D.
20. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
“Admite-se como pressão arterial ideal, aquela em que o indivíduo apresenta o menor risco cardiovascular, PA sistólica _____ mmHg e PA diastólica _____ mmHg (BRASIL, 2013)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
A) 110/70 mmHg
B) 100/60 mmHg
C) 120/80 mmHg
D) 130/80 mmHg
Resposta
E você acredita que essa questão foi para enfermeiro?!
• Normal: menor que 120/80 mmHg
• Pré-hipertenso: até 139/89
• Hipertensão estágio 1: até mmHg 159/99
• Hipertensão estágio 2: mmHg 179/109
• Hipertensão estágio 3: mmHg maior que 180/110 mmHg
Alternativa: C.
21. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
No rastreamento de diabetes há um valor ideal para glicemia capilar em jejum. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A) < 80 mg/dl
14 35
B) < 100 mg/dl
C) < 200 mg/dl
D) < 150 mg/dl
Resposta
Segundo a última diretriz da SBD, a meta para glicemia em jejum <100 mg/dL. Para acrescentar: meta pré prandial: <100 mg/dL e pós prandial: <160 mg/dL
Alternativa: B.
22. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
O rastreamento da diabetes gestacional é realizado entre a _____ e _____ semanas de gravidez. (BRASIL, 2018)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
A) 20 / 24 semanas
B) 22 / 30 semanas
C) 24 / 28 semanas
D) 22 / 26 semanas
Resposta
O teste inicial recomendado para a triagem de DMG é a dosagem da glicemia plasmática 1h após teste oral com 50g de dextrosol, devendo ser realizado entre a 24a e 28a semanas de gestação.
Alternativa: C.
23. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
No Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, no artigo 108 que trata das penalidades, a multa faz parte deste artigo. Sobre o valor da multa que pode ser aplicada ao profissional, descrita neste artigo, assinale a alternativa correta.
A) de 20 a 50 vezes o valor da anuidade da categoria do infrator em vigência no ato do pagamento
B) de 10 a 100 vezes o valor da anuidade da categoria do infrator em vigência no ato do pagamento
C) de 100 a 200 vezes o valor da anuidade da categoria do infrator em vigência no ato do pagamento
D) de 1 a 10 vezes o valor da anuidade da categoria do infrator em vigência no ato do pagamento
Resposta
Segundo o novo Código de Ética, a Multa poderá ser aplicada no valor de 1 a 10 vezes o valor da anuidade da categoria do infrator em vigência no ato do pagamento.
Alternativa: D.
24. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
O processo de Enfermagem pode ser dividido em cinco etapas. Quanto as cinco etapas respectivamente, assinale a alternativa correta.
A) Histórico / Diagnóstico / Planejamento / Implementação / Evolução
B) Histórico/ Anotação / Planejamento/ Implementação / Evolução
C) Diagnóstico / Histórico / Anamnese / Evolução / Implementação
D) Implementação / Evolução / Planejamento / Histórico / Exame físico
Resposta
Só não se prenda muito a questão de ser “sequência”, pois o processo é muito mais dinâmico que isso, ok?!
Aqui está: Histórico / Diagnóstico / Planejamento / Implementação / Evolução
Alternativa: A.
25. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
Na fase pós operatória imediata o foco inclui a manutenção da(s) _____ do paciente, a avaliação dos efeitos dos agentes _____, a avaliação do paciente para a(s) _____ e fornecer conforto e alívio da(s) _____.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
A) vias aéreas/ anestésicos/ complicações / dor
B) vias aéreas/ orgânicos/ dor / complicações
C) pressão / anestésicos/ manutenção / dor
D) pressão / volêmicos / anotações / dor
Resposta
Olha, na primeira lacuna, não seria pressão, porque deveria estar escrito corretamente “pressão arterial”. Sobra só a “a” e a “b”.
Se estamos num período pós operatório, estamos num período pós anestésico. As outras opções não conversam adequadamente com a frase. Sobra só a “a”.
A avaliação do paciente seria para “dor” ou “complicações”, mas pelas observações anteriores, já chegamos na opção adequada.
Conforto e alívio da “dor”, visto que conforto das complicações não faz sentido algum.
Alternativa: A.
26. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
Volume sistólico é a quantidade de sangue ejetada pelo batimento cardíaco. O volume sistólico médio em repouso é de aproximadamente _______ . Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A) 100 ml
B) 150 ml
C) 70 ml
D) 20 ml
Resposta
Em geral, o volume sistólico, em repouso, em indivíduo do sexo masculino destreinado é, em média, 70 a 90ml por sístole.
Alternativa: C.
27. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
A Hanseníase é uma doença crônica infecto contagiante. Sobre seu agente etiológico, assinale a alternativa correta.
A) Bacilo de Kock
B) Mycobacterium Leprae
C) Trypanossoma cruzy
D) Clostridium
Resposta
Na hanseníase, o agente etiológico é a bactéria Mycobacterium leprae, também conhecida como Bacilo de Hansen.
Alternativa: B.
28. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE
Com relação a Política Nacional de Segurança do Paciente, a equipe de Enfermagem vem realizando os “cinco certos” para administração de medicamentos. Em 2016 foi introduzido mais “dois certos”. Quanto as duas novas prerrogativas, assinale a alternativa correta.
A) Medicamento certo e via de administração certa
B) Via de administração certa e razão
C) Documentação certa e dose certa
D) Documentação certa e razão
Resposta
Sabe aquela questão que a gente torce o nariz?!!! Eu torço pra essa. O COREN já traz os 9 certos e esta me vem com 7.
Faz assim, grava os 5 básicos e saiba quais foram os 2 primeiros acrescentados.
I. Paciente certo; II. Medicamento certo; III. Via certa; IV. Hora certa; V. Dose certa; Foram incluídos: VI. Documentação certa (Registro certo); e VII. Razão. Masssssssss, caso cite o COREN, ou ainda, mencione os 9 certos, lembre que estamos falando do seguinte:
Alternativa: D.
29. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: MGS
A auditoria operacional no sistema público brasileiro, consiste na realização de atividades voltadas para controle das ações desenvolvidas pela rede de serviços do Sistema Único de Saúde. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O sistema de saúde opera de maneira centralizada na esfera do governo federal.
( ) No setor público, existe o controle externo, sendo exercido pelos Tribunais de Contas, por meio das auditorias operacionais.
( ) O sistema de saúde opera de maneira descentralizada nas três esferas de governo.
( ) Em nível federal, executam-se ações e serviços de abrangência nacional, com análise das aplicações de recursos transferidos aos estados e municípios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A) V,V,F,V
B) F,V,V,V
C) V,F,F,F
D) F,V,F,V
Resposta
Só a primeira está errada, visto que o Sistema de Saúde opera de forma descentralizada!
Alternativa: B.
30. Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: MGS
Considerando as finalidades da auditoria em enfermagem, analise as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.
I. Obter subsídios para a elaboração de programas de desenvolvimento de recursos humanos em Enfermagem.
II. Identificar as áreas deficientes no serviço de Enfermagem.
III. Fornecer dados para melhoria da qualidade assistencial e seus registros.
IV. Fornecer subsídios para avaliação de desempenho profissional e punição da equipe de enfermagem.
A) Apenas a afirmativa I está correta
B) Apenas a afirmativa III está correta
C) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
D) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
Resposta
Correção na última, visto que não é para fins punitivos e sim para todos os motivos anteriores.
Alternativa: D.
31. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
De acordo com a Portaria no 2.436, de 21 de setembro de 2017, a estratégia prioritária de atenção à saúde e que visa à reorganização da Atenção Básica no país, de acordo com os preceitos do SUS, sendo considerada como de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica, por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de ampliar a resolutividade e impactar na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade, é a (o):
A) Equipe de Saúde Bucal (eSB)
B) Equipe de Atenção Básica (eAB)
C) Equipe de Saúde da Família (eSF)
D) Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB)
Resposta
Esta Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica. Contudo reconhece outras estratégias de organização da Atenção Básica nos territórios, que devem seguir os princípios e diretrizes da Atenção Básica e do SUS, configurando um processo progressivo e singular que considera e inclui as especificidades locorregionais, ressaltando a dinamicidade do território e a existência de populações específicas, itinerantes e dispersas, que também são de responsabilidade da equipe enquanto estiverem no território, em consonância com a política de promoção da equidade em saúde.
Alternativa: C.
32. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
A Política Nacional de Saúde Mental (PNSM) preconiza que as pessoas com transtornos mentais graves e/ou persistentes bem como com sofrimentos decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas devem ser cuidadas em:
A) Serviços substitutivos de saúde mental
B) Modelo asilar de tratamento
C) Instituições hospitalares gerais
D) Instituições hospitalares psiquiátricas
Resposta
O Centro de Atenção Psicossocial é constituído por equipe multiprofissional que atua sob a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e às pessoas com sofrimento ou transtorno mental em geral, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
Alternativa: A.
33. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
O desfibrilador é um equipamento utilizado em casos de urgência e emergência, sendo capaz de disparar uma energia que irá despolarizar o coração, fazendo com que este retorne ao ritmo normal. Considerando o uso do desfibrilador, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Durante a aplicação do choque, todos devem ser orientados para se afastarem da vítima, para que não haja interferência e risco de disparo do choque nos profissionais que estão prestando atendimento.
( ) No caso de assistolia, é priorizada a desfibrilação, com energia de 360 joules quando se utiliza um desfibrilador bifásico, e 120 a 200 joules quando o aparelho é monofásico.
( ) Para que o choque seja efetivo, deve-se aplicar o gel condutor nas pás e uma pressão de aproximadamente 13 quilogramas (Kg) no tórax do paciente.
( ) Nos casos de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular sem pulso, a prioridade é a desfibrilação precoce, com energia de 120 a 200 joules quando se utiliza um desfibrilador bifásico, e 360 joules quando o aparelho é monofásico.
A) V,V,V,F
B) V,V,F,F
C) V,V,V,V
D) V,F,V,V
Resposta
Os ritmos chocáveis são: fibrilação ventricular e taquicardia ventricular. Assistolia não é ritmo chocável, conforme menciona de forma errônea na segunda assertiva.
Alternativa: D.
34. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
Considere um paciente que apresenta batimentos ectópicos de origem nos ventrículos, resultando em frequência cardíaca acima de 100 batimentos por minuto. Ao eletrocardiograma (figura abaixo), observa-se ritmo regular com complexos alargados e não precedidos de onda P.
O ritmo cardíaco apresentado por este paciente é
A) Fibrilação Ventricular
B) Taquicardia Ventricular
C) Atividade Elétrica Sem Pulso (AESP)
D) Extrassístole
Resposta
Taquicardia ventricular remete à alterações do ritmo cardíaco caracterizadas por frequência cardíaca (FC) maior ou igual a 100 batimentos por minuto (bpm), com a presença de pulso. Se estiver sem pulso, indica ritmo chocável de parada cardiorrespiratória.
Alternativa: B.
35. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
Na Parada Cardiorrespiratória (PCR) em Pediatria, o medicamento recomendado como vasopressor é:
A) Epinefrina
B) Nitroprussiato de Sódio
C) Nitroglicerina
D) Varfarina
Resposta
Conforme o Suporte Avançado de Vida em pediatria, a epinefrina continua sendo recomendada como vasopressor a ser utilizado durante a RCP.
Alternativa: A.
36. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
De acordo com a Resolução RDC no 306, de 7 de dezembro de 2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, uma das etapas do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é a identificação que consiste no conjunto de medidas que permite o reconhecimento dos resíduos contidos nos sacos e recipientes, fornecendo informações ao correto manejo dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Nesta etapa, o ____________ é “identificado pelo símbolo de substância infectante constante na NBR-7500 da ABNT, com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos, acrescido da inscrição de RESÍDUO PERFUROCORTANTE, indicando o risco que apresenta o resíduo”. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
A) Grupo B
B) Grupo E
C) Grupo A
D) Grupo F
Resposta
Minimamente, o que precisa estar gravado é:
-Grupo A (Subgrupos A1, A2, A3, A4 e A5) – Risco biológico.
-Grupo B (Resíduos Químicos) – Risco químico.
-Grupo C (Resíduos Radioativos) – Risco radiológico.
-Grupo D (Resíduos domésticos) – Não oferece risco.
-Grupo E (Resíduos Perfurocortantes) – Risco biológico, só que perfurocortante.
Alternativa: B.
37. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
De acordo com tipo de coberturas, ação e indicação de curativos, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) O Alginato de Cálcio atua na hemostasia, mantém o meio úmido, absorve o exsudato e preenche as cavidades. Tem indicação para feridas cavitárias e áreas de exposição óssea.
( ) O hidrocoloide possui ação bacteriostática, mantém o meio úmido e absorve o exsudato. É indicado para feridas limpas, prevenção de lesões por pressão e utilizado como curativos secundários.
( ) A colagenase promove o desbridamento enzimático. É indicada para desbridamento de tecidos necróticos.
( ) O carvão ativado é bactericida, mantém o meio seco e absorve o exsudato. É indicado para feridas infectadas, com ou sem exsudato, podendo ser utilizada em áreas de exposição óssea.
A) V,V,V,V
B) F,V,F,F
C) V,F,V,F
D) F,V,V,V
Resposta
O erro estão na segunda e na última.
(V)
(F) Hidrocoloide não tem ação bacteriostática. É uma cobertura estéril, composta por espuma externa ou filme de poliuretano unida a um material interno, composto por carboximetilcelulose sódica, gelatina e pectina. Pode ser cortadas na medida requisitada, molda-se bem a superfície corporal, é impermeável à água.
(V)
(F) A indicação do Carvão ativado é para feridas infectadas com odor fétido e/ou com grande quantidade de exsudato.
Alternativa: C.
38. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
Considerando o meio de transmissão da doença, um paciente internado em unidade hospitalar com diagnóstico confirmado de Tuberculose Pulmonar deverá:
A) Permanecer em quarto coletivo e adoção de precauções-padrão para procedimentos com risco de contaminação por sangue e secreções
B) Permanecer em quarto individual e adoção de precauções para transmissão de gotículas
C) Permanecer em quarto coletivo e adoção de precauções para transmissão de contato
D) Permanecer em quarto individual e adoção de precauções para transmissão de aerossóis
Resposta
A prevenção é por aerossol. Quando não houver disponibilidade de quarto privativo, o paciente pode ser internado com outros infectados pelo mesmo microrganismo, exceto de infectado por tuberculose resistente.
Alternativa: D.
39. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
Considerando a recomendação do Ministério da Saúde sobre a amamentação, leia as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.
I. O leite materno funciona como uma vacina, pois é rico em anticorpos, protegendo a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, o que dispensa a vacinação no período da amamentação. I
I. Um dos benefícios para a mãe é que a amamentação auxilia o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto.
III. A amamentação é recomendada até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba leite materno exclusivo.
IV. Recomenda-se que a criança seja amamentada em intervalos regulares, isto é, a cada duas horas.
A) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
C) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
D) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Resposta
I Errada. Apesar do efeito benéfico para a imunidade, o leite materno não dispensa nenhuma vacinação.
II Certa;
III Certa.
IV Errada. Recomenda-se a livre demanda da oferta do leite materno.
Alternativa: B.
40. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma metodologia direcionada à resolução de problemas. Sobre o PES, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Método que trabalha no processamento de problemas atuais, potenciais (ameaças e oportunidades) e macroproblemas.
( ) O indivíduo que planeja faz parte da realidade juntamente aos outros atores.
( ) A questão do conflito e do poder não é reconhecida.
( ) Adota-se a neutralidade científica do planejado, sendo considerada apenas a dimensão técnica do planejamento.
A) V,F,F,F
B) F,V,V,V
C) V,V,F,V
D) V,V,F,F
Resposta
Nesta, temos as duas últimas como erradas.
(V)
(V)
(F) O Planejamento Estratégico Situacional considera a existência de vários atores, admite o conflito como algo inerente às relações sociais e advoga que o poder, a tomada de decisão e o próprio planejamento, devem ser compartilhados.
(F) Leva em consideração as diversas dimensões tais como política, econômica, social, cultural etc.
Alternativa: D.
41. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
As atividades realizadas por um Sistema de Saúde originam dados que podem gerar informações (produto obtido a partir da combinação e interpretação dos dados). Considerando os diversos sistemas de informações de saúde existentes no Brasil, leia as afirmativas e a seguir assinale a alternativa correta.
I. SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) foi criado pelo DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) para a obtenção regular de dados sobre mortalidade no país.
II. SISCOLO/SISMAMA (Sistema de Informação do câncer do colo do útero e Sistema de Informação do câncer e mama) foi desenvolvido pelo DATASUS em parceria com o INCA, com a finalidade de auxiliar a estruturação do Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama, denominado “Viva Mulher”.
III. SIHSUS (Sistema de Informações Hospitalares do SUS) tem a finalidade de registro de todos os atendimentos provenientes de internações hospitalares que foram financiadas pelo SUS, sendo exclusivo para Hospitais de Alta Complexidade e Universitários.
IV. HIPERDIA (Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos) destinado ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados.
A) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
B) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
C) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
D) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Resposta
O erro está na III, visto que o Sistema de Informações Hospitalares do SUS) se refere a todo hospital e não somente de Alta Complexidade e Universitários.
Alternativa: C.
42. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
Considerando a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional brasileiro, em vigência, leia as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.
I. A notificação compulsória imediata (NCI) é realizada em até 12 (doze) horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública; e a notificação compulsória semanal (NCS) é realizada em até 7 (sete) dias, a partir da confirmação da doença ou agravo.
II. São consideradas doenças de notificação compulsória imediata: Raiva humana, Síndrome da Rubéola Congênita, Febre Maculosa e outras Riquetisioses e Febre Amarela.
III. A comunicação de doença, agravo ou evento de saúde pública de notificação compulsória poderá ser realizada à autoridade de saúde por qualquer cidadão que deles tenha conhecimento.
IV. A notificação compulsória é uma atividade exclusiva dos enfermeiros responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde e que prestam assistência ao paciente, no âmbito da equipe de saúde.
A) Apenas a afirmativa III está correta
B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
C) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
D) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
Resposta
Na I e na IV tem algo a corrigir.
I – Notifica-se com a mera suspeita e os prazos são 24h para a notificação imediata e 7 dias para a semanal.
IV – Não é exclusivo do enfermeiro. Profissionais da saúde, gestores e até o cidadão poderá fazê- lo. Alternativa: B.
46. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
A sondagem vesical consiste em procedimento invasivo, envolvendo riscos ao paciente, que pode resultar em infecções do trato urinário e/ou sofrer trauma uretral ou vesical. No âmbito da equipe de Enfermagem, é correto afirmar que:
A) O técnico de enfermagem pode realizar atividades prescritas pelo Enfermeiro no planejamento da assistência, incluindo a inserção de cateter vesical, sob supervisão e orientação do Enfermeiro
B) A inserção de cateter vesical é privativa do Enfermeiro, que deve ter rigor técnico-científico para realizar o procedimento
C) Não é permitida aos técnicos e auxiliares de enfermagem a inserção do cateter vesical, incluindo o manuseio do sistema de drenagem, coleta de urina para exames e monitoração do balanço hídrico
D) A inserção de cateter vesical deve ser realizada pelo Enfermeiro e Técnico de Enfermagem, sob supervisão do médico
Resposta
Dentre a equipe de enfermagem, só o enfermeiro faz a inserção do cateter. O técnico de enfermagem manuseia, coleta exames, coleta dados para o balanço hídrico etc.
Alternativa: B.
47. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
Para o paciente GSC, 34 anos, internado com diagnóstico de Insuficiência hepática, foi prescrito sondagem nasoenteral para alimentação. O técnico de enfermagem, que trabalhava na UTI aproximadamente 10 anos, preparou o material e realizou o procedimento sem avisar o Enfermeiro
responsável e o médico. Após duas horas, instalou a dieta por meio da sonda nasoenteral e o paciente apresentou tosse e a seguir parada respiratória. Foi constatado pelo médico que houve erro na passagem da sonda nasoenteral pelo profissional. Neste caso, considerando os aspectos éticos, trata-se de:
A) Homicídio
B) Imprudência
C) Imperícia
D) Erro de comunicação entre a equipe
Resposta
Imperícia é a incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando o agente em consideração o que sabe ou deveria saber.
Na equipe de enfermagem é o enfermeiro que detém a privacidade deste procedimento. Por esse motivo, o técnico não teria “perícia” para a realização deste procedimento.
Alternativa: C.
48. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
De acordo com a Portaria no 2.436, de 21 de setembro de 2017, que trata da Política Nacional de Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), recomenda-se como forma de garantir a coordenação do cuidado, ampliando o acesso e resolutividade das equipes que atuam na Atenção Básica:
A) População adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) de 2.000 a 3.500 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica
B) 2 (duas) equipes por UBS (Atenção Básica ou Saúde da Família), para que possam atingir seu potencial resolutivo
C) Fica estipulado para cálculo do teto máximo de equipes de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF), a partir da seguinte fórmula: População/número de profissionais
D) Em municípios ou territórios com menos de 4.000 habitantes, que uma equipe de Saúde da Família (eSF) ou de Atenção Básica (eAB) seja responsável por toda população
Resposta
A) Certa.
B) Errada. 4 equipes por UBS (Atenção Básica ou Saúde da Família), para que possam atingir seu potencial resolutivo.
C) Errada. Fica estipulado para cálculo do teto máximo de equipes de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF), com ou sem os profissionais de saúde bucal, pelas quais o Município e o Distrito Federal poderão fazer jus ao recebimento de recursos financeiros específicos, conforme a seguinte fórmula: População/2000.
D) Em municípios ou territórios com menos de 2.000 habitantes, que uma equipe de Saúde da Família (eSF) ou de Atenção Básica (eAB) seja responsável por toda população;
Alternativa: A.
52. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
A infecção causada pelo vírus dengue pode ser assintomática ou sintomática. Os sinais de alarme devem ser investigados bem como os pacientes devem ser orientados a procurar atendimento na ocorrência deles. Não é considerado um dos sinais de alarme da Dengue
A) Diminuição progressiva do hematócrito
B) Dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua
C) Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico)
D) Letargia e/ou irritabilidade
Resposta
a) dor abdominal intensa e contínua;
b) vômitos persistentes;
c) hipotensão postural e/ou lipotímia;
d) hepatomegalia dolorosa;
e) hemorragias importantes (hematêmese e/ou melena);
f) sonolência e/ou irritabilidade;
g) diminuição da diurese;
h) diminuição repentina da temperatura corpórea ou hipotermia;
i) aumento repentino do hematócrito;
j) queda abrupta de plaquetas;
l) desconforto respiratório.
Alternativa: A.
53. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica, causada pelo agente etiológico Mycobacterium leprae, que infecta os nervos periféricos, em especial, as células de Schwann. Considerando esta doença, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) O Mycobacterium leprae é transmitido pelas vias respiratórias e também por objetos utilizados pelo paciente.
( ) O doente classificado em paucibacilar (PB) indica a presença de até cinco lesões de pele com baciloscopia de raspado intradérmico negativo, quando disponível.
( ) A Hanseníase virchowiana é a forma mais contagiosa da doença.
( ) O doente classificado em multibacilar (MB) indica a presença de no mínimo doze ou mais lesões de pele ou baciloscopia de raspado intradérmico positiva.
( ) O tratamento específico da hanseníase recomendado no Brasil é a poliquimioterapia (PQT), sendo uma associação de Rifampicina, Dapsona e Clofazimina.
A) V,F,F,V,F
B) V,V,V,F,F
C) F,V,V,F,V
D) F,V,F,V,V
Resposta
(F) O Mycobacterium leprae é transmitido pelo contato direto com doente não tratado, através das vias aéreas.
(V)
(V)
(F) O doente classificado em MB indica a presença de mais de 5 lesões, ou quando a baciloscopia der positivo, aí classifica como MB independente do número de lesões. (V)
Alternativa: C.
54. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
O enfermeiro da Unidade de Ortopedia preparou o material para realizar curativo em paciente FFC, 77 anos, com lesão por pressão (LPP) em região trocanteriana, com as seguintes características: infectada, com odor fétido e altamente exsudativa. Neste caso, o tipo de curativo que poderá ser utilizado é
A) Filme transparente
B) Carvão ativado
C) Hidrocolóide
D) Ácidos Graxos Essenciais
Resposta
Se está exsudativa, precisa de um curativo absorvente. Logo, não poderia ser filme, nem ácido graxo e nem hidrocoloide. Se está infectada, é mais uma dica para escolher a alternativa do carvão ativado.
Alternativa: B.
55. Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Divinópolis – MG
O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é um método utilizado para resolver problemas, sendo que problema é entendido como aquilo que o indivíduo detecta na realidade e propõe ações para realizar mudanças. Sobre o PES, leia as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.
I. Reconhece o conflito e as relações de poder, trabalhando com os dois.
II. Existe o reconhecimento de que não há neutralidade e que o planejamento tem dimensão técnica, política e social.
III. O PES tem 3 momentos: normativo, estratégico e tático-operacional.
IV. O PES proporciona a busca de alternativas de ações viáveis.
A) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
B) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
C) Apenas a afirmativa IV está correta
D) Apenas a afirmativa III está correta
Resposta
O “problema” são os momentos, visto que são 4: explicativo, normativo, estratégico e tático- operacional. Por isso, a III está incorreta.
Alternativa: A.
Enorme abraço!
Prof. Ligia Carvalheiro