Não importa a sua formação. O importante é aonde você quer chegar.
Em um almoço com o Eduardo Neves e a Mylena Harada, conversamos bastante sobre o assunto apontado no título.
Somos coaches aqui do Estratégia e, na interação com os coachees, ouvimos muitos deles colocarem um peso exagerado em sua formação:
“Eu sou de humanas, tenho muita dificuldade em exatas…” Ou ao contrário, “Fiz engenharia, tenho muita dificuldade nos direitos…” E mais comum ainda, “Contabilidade é IMPOSSÍVEL para quem não é da área”.
Na trajetória natural da vida, após sua formação em nível universitário, a maioria das pessoas opta por seguir a carreira escolhida, o que é perfeitamente normal. Ao ingressar no mercado de trabalho, o que muitas vezes nem se consegue, percebe-se que a realidade não é bem aquilo que se imaginava. Após longas jornadas de trabalho, cobranças incessantes por resultados, ameaças de demissão, baixa remuneração, e todo o resto que conhecemos do nosso país, vem a frustração.
No momento que se decidir por concursos públicos, o aluno passa por um período de muita dedicação e perseverança nos estudos, com conteúdos extensos a serem absorvidos e sua formação universitária não será mais um fator de estresse ou obstáculo.
Voltemos ao nosso almoço. Eu sou formado em direito, o Eduardo Neves é piloto de avião e a Mylena é administradora de empresas.
Nossa formação é das mais variadas, mas não nos abatemos por isso…. Nós nos decidimos, estudamos, xingamos, perseveramos, reprovamos, quase desistimos, voltamos, encaramos, estudamos mais e mais, e enfim, aprovamos.
Hoje, somos auditores fiscais e somos felizes.
Seguem os links do Edu e da Mylena e, após, dicas sobre a preparação de longo prazo.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/professor/eduardo-neves-3337/
https://www.estrategiaconcursos.com.br/professor/mylena-harada-3428/