Choro e ranger de dentes: DEAP 2019 Comentários à prova de Sociologia Aplicada
A prova de Sociologia aplicada foi um verdadeiro golpe surpresa para os concurseiros. A banca deu um edital simples (sociologia aplicada), destacou alguns tópicos básicos, e não indicou bibliografia. Deixou todos soltos no escuro, para darmos um tiro na mosca. Tudo bem! Estamos aí para atirar na mosca, mas foi uma prova incomum. A disciplina como foi cobrada provocou choro e ranger de dentes. A Fepese sempre faz provas muito exigentes, mas pesou na dificuldade e na falta de direcionamento.
A prova foi muito difícil para o contexto em que foi aplicada, pois cobrou pensadores específicos, em que o candidato teve que relacionar ideias à autores. No prazo curto de preparação que foi oferecido aos candidatos, a abordagem talvez não tenha sido adequada, pois nestes casos todo mundo vai mal e a seletividade do exame fica comprometida. Isso necessariamente obrigou a resolver a prova por por exclusão, o que ajudou muito quem adotou este método simples, mas a abordagem complexa assustou tanto alguns candidatos, que ficaram inseguros em assinalar as proposições. Aguenta a pressão !!! Indicamos e discutimos Michel de Foucault e bingo: 3 questões em cheio iguais estavam nas aulas e nos simulados. O peito encheu de confiança nelas, mas pegaram muito pesado sobre aspectos do encarceramento ao longo da História, com uma abordagem muito ampla, na questão 93 e 95.
No mais é isso aí: prova muito bem feita, mas que pesou a mão de forma como cobrou o conteúdo, o que dificultou bastante até para os mais preparados. A vida de concurseiro é assim mesmo, cheia de provas surpreendentes. Sem recursos na minha disciplina, o desfecho foi positivo para quem seguiu as dicas, de que tinham que se preparar para muita interpretação e resoluções por exclusão, além de se agarrar aos conceitos básicos da sociologia clássica. Fiquem à vontade para falar comigo pelo instagram:
@professorsergiohenrique
Abaixo segue a prova de Sociologia aplicada e em negrito meus comentários.
- (FEPESE – DEAP-SC / 2019)
Leia com atenção o texto a seguir.
A prisão, como pena privativa da liberdade, surgiu no século ____________ e, durante dois séculos, foi utilizada como meio de guardar os réus, preservando-os fisicamente até o momento do julgamento. Os sistemas penitenciários, que consagravam as prisões como lugares de cumprimento da pena, foram implantados na Europa e, principalmente, nas colônias americanas, como a Western Pennsylvania Penitentiary, de 1818, na qual havia isolamento completo do condenado, que só poderia receber visitas de funcionários da instituição, de _______________ e de membros da Associação de Ajuda aos Presos.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
A) XV • filhos
B) XVI • progenitores
C) XVII • sacerdotes
D) XVIII • advogados
E) XIX • cônjuges
A alternativa somente poderia ser a alternativa [C], pois no início das prisões somente os sacerdotes podiam fazer visitas e o encarcerado perdia totalmente o contato com o mundo externo. Filhos, progenitores (pais) e cônjuges dava para eliminarmos, pois são parentescos, e entre os advogados e sacerdotes, tínhamos que lembrar que a correção tinha um caráter também religioso, pois encarcerado ou nas pedreiras, sempre podiam consultar um sacerdote sobre seus pecados.
Gabarito: C
- (FEPESE – DEAP-SC / 2019) Os alunos que entraram em contato narraram que essa questão foi tranquila.
Leia com atenção o texto a seguir.
As informações históricas disponíveis nos permitem verificar que, entre as principais motivações para a transformação da prisão de _______________ em privação de liberdade como pena. Esse sistema de privação da liberdade, com trabalho imposto aos condenados, também tinha a finalidade de atender as necessidade do capitalismo, com trabalhadores sem o mesmo poder de reinvindicações dos operários livres, caracterizando um período denominado ______________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
A) prevenção • socialista
B) custódia • utilitarista
C) tutela • participativo
D) domicílio • macarthista
E) sanção • colaboracionista
O período que os prisioneiros passaram a trabalhar, foi uma época em que predominou visão utilitarista, do capitalismo industrial, típico do século XIX. Jeremy Bentham, o criador das prisões panópticas, discutidas nas nossas aulas escritas, em vídeo e na revisão de véspera, é um filósofo caracterizado como utilitarista. E poderíamos relacionar “foi o interesse em aproveitar a mão de obra e a necessidade de controlar sua utilização” do enunciado com utilitarismo.
Gabarito: B
- (FEPESE – DEAP-SC / 2019) Esta questão foi uma maldade. Estava no edital como História das Prisões, mas pedir uma síntese sobre o encarceramento ao longo de toda História, deveria ter sugerido uma bibliografia, pois na sociologia há uma predominância de leituras, como foram as tratadas ao longo do curso. Acertamos na abordagem e alguns autores, mas foi de uma amplitude tão grande, que de acordo com o edital, está, mas jogou o candidato numa biblioteca e disse, leia, vai cair isso! Não é ilegal, ou necessariamente errado a banca fazer isso, contudo, o candidato que se preparou com os clássicos do tema e dos concursos, foi prejudicado! E a maior parte (na minha opinião, sem números objetivos, a maioria) teve muita dificuldade nesta questão, e quem acertou, foi mais por acaso, que pela certeza. Quando a situação é essa, a questão possui baixa seletividade, ou seja, não consegue selecionar necessariamente o candidato mais preparado. Insisto que de modo geral a prova foi muito bem-feita, mas o pecado foi ir tão fundo, sem dar um norte. Oriente Antigo, Idade Média, Colônias-Idade Moderna, Santa Catarina no Império e o famigerado episódio do Carandiru em 92. Excelentes assuntos, mas que exigem uma síntese específica. Ao vasculhar todos os sites oficiais e estudos oficiais sobre os temas, nenhum apontou para uma amplitude tão grande.
Analise as afirmativas abaixo sobre a história da prisão e das penas aplicadas aos réus.
- No Oriente Antigo, a punição fundava-se em caráter religioso castigando-se o infrator para aplacar a ira dos deuses e se desconhecia a privação da liberdade como sanção penal.
- Na Idade Média, a prisão mantinha o caráter de lugar de custódia e as penas eram bárbaras, como torturas, amputação de órgãos e mutilações.
- Nas colônias das nações europeias na América e na África, no século XV, a privação da liberdade dos réus, com encarceramentos, tornou-se a principal pena imposta.
- O Direito Canônico perpetuou o caráter sacro da punição, importante antecedente da prisão moderna, pois o objetivo principal era a regeneração do criminoso, levando-o ao arrependimento.
- Nos séculos XVI e XVII o uso da pena de morte era generalizado na Europa, sendo a forca a forma mais frequente de execução.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
B) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Gabarito: D
- (FEPESE – DEAP-SC / 2019) Essa foi bem fácil, e muito falada ao longo do curso. Analisamos especialmente este livro nas resoluções em vídeo.
O pensador francês Michel Foucault publicou, em 1975, uma obra que analisa os mecanismos que promoveram mudanças significativas nos sistemas penais do Ocidente. Trata também da vigilância e das formas de punições promovidas por instituições como prisões, hospitais e escolas.
Assinale a alternativa correta sobre o título da obra referida.
- A) Microfísica do poder
- B) História da loucura na idade clássica
- C) Arqueologia do saber: submundo do crime
- D) Nascimento da clínica: prisão controlada
- E) Vigiar e punir: nascimento da prisão
Gabarito: E
- (FEPESE – DEAP-SC / 2019) A mais difícil da prova foi essa.
Analise as afirmativas abaixo, sobre a história do sistema prisional brasileiro:
- O Código Penal aplicado no Brasil, enquanto colônia portuguesa, foi escrito pelo Padre Antônio Vieira e previa a pena de morte, degredos, açoites, mutilações e confisco de bens.
- Em 1824, houve uma reforma no sistema punitivo, com o banimento das penas de açoite, tortura, ferro quente e outras penas cruéis e a determinação de que as cadeias deveriam ser seguras, limpas e bem arejadas.
- O Código Penal de 1890 estabeleceu novas modalidades de penas, entre outras, a prisão celular, o banimento, a reclusão, a prisão com trabalho obrigatório, a interdição, a suspeição e perda do emprego público.
- Em Santa Catarina, o cargo público de Agente Prisional foi criado no século XIX, quando as celas prisionais funcionavam na Câmara Municipal de Florianópolis, nas proximidades da Praça XV de Novembro.
- Em 1992, quando houve uma intervenção da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para conter uma rebelião na Casa de Detenção do Carandiru, ocorreu a morte de 111 detentos e mais de uma centena de feridos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
B) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
C) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Gabarito: C
- (FEPESE – DEAP-SC / 2019) Esta questão os alunos relataram que fizeram numa boa, pois sabiam o conceito de instituições totais, mas ela foi elaborada de modo a confundir o aluno inseguro. O conceito de instituições totais é de Michel de Foucault, que tinha uma alternativa com seu nome. Desempatar pelo segundo conceito.
Leia com atenção o texto a seguir.
_______________________, autor da obra intitulada Manicômios, prisões e conventos, afirma que o “seu fechamento ou seu caráter total é simbolizado pela barreira à relação social com o mundo externo e por proibições à saída que muitas vezes estão incluídas no esquema físico – por exemplo, portas fechadas, paredes altas, arame farpado, fossos, água, florestas ou pântanos. A tais estabelecimentos dou o nome de instituições ______________”.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
A) Zygmunt Bauman • feudais
B) Jacques Le Goff • penais
C) Erving Goffman • totais
D) Michel Foucault • prisionais
E) Theodor W. Adorno • cancerarias
Gabarito: C
- (FEPESE – DEAP-SC / 2019) Cobrar estatísticas é sempre um jeito de dificultar para o candidato. Entre as estatísticas que sugeri que memorizassem, estavam as chaves para matar a questão, mas é muito difícil falar em números, numa prova tão abrangente, e de uma forma que eu acho sacanagem didática: é verdade que a população carcerária está crescendo, há uma enorme parcela de presos provisórios. Mais uma forma da banca dificultar.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre informações divulgadas, em 2019, pelos órgãos do Conselho Nacional de Justiça, referentes ao sistema penitenciário brasileiro.
( ) O número de presos no Brasil, em regime fechado, semiaberto e que cumprem pena em abrigos, é superior a 800 mil.
( ) Os dados mostram que, do total da população carcerária, mais de 40% são presos provisórios, pessoas não condenadas.
( F) Os diagnósticos realizados demonstram que o aumento da população carcerária brasileira tem crescido no últimos anos num ritmo superior a 40% ao ano.
( ) O Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos da América do Norte.
( ) A população carcerária continua em crescimento e o número de presos provisórios segue no mesmo patamar de quatro anos atrás.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A) V – V – V – V – F
B) V – V – F – V – V
C) V – V – F – F – V
D) F – V – V – F – V
E) F – F – V – V – V
Gabarito: B
- (FEPESE – DEAP-SC / 2019) A chave para resolvermos esta questão estava nas aulas em vídeo repetidamente e no material escrito também. Essa foi ponto fácil para nosso aluno.
Em agosto de 2018, o Infopen, sistema de informações estatísticas do sistema penitenciário brasileiro, do Ministério da Justiça, divulgou dados sobre a população carcerária do Brasil. Eles retratam a precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e o aumento de penas que, via de regra, se voltam contra a população ________________ e pobre. Entre os presos, mais de _______________ são pretos ou pardos.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
A) branca • 77%
B) favelada • 33%
C) desempregada • 42%
D) urbana • 52%
E) negra • 61%
Gabarito: E
- (FEPESE – DEAP-SC / 2019)
Foi um assunto que acertamos nas apostas no nosso material, mas é uma questão, que caso o candidato não tenha conhecimento da Lei e os objetivos envolvidos, não faria, mas não é o caso por tratar-se de um tópico do edital, então foi bem contextualizado. É um tema pertinente, mas foi uma abordagem bem complexa, para pouco tempo de preparação, a seletividade fica baixíssima. A maior parte dos candidatos que entraram e contato mencionaram que deu pra fazer numa boa, pois só a última era evidentemente errada, pois é livre o exercício da fé, mas ninguém é obrigado a participar de cultos, pois o Estado é laico. No geral, por ter sido bem contextualizada, foi uma boa questão.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a Lei de Execução Penal.
( ) A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.
( ) A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade.
( ) A assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado.
( ) A assistência social tem por finalidade amparar o preso e o internado e prepará-los para o retorno à liberdade.
( ) A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, obrigados a participar de atividade religiosa e dos serviços organizados no estabelecimento penal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A) V – V – V – V – F
B) V – V – F – V – F
C) V – F – V – V – F
D) F – V – V – V – V
E) F – V – V – F – V
Gabarito: A
- (FEPESE – DEAP-SC / 2019) O aluno foi obrigado a fazer por exclusão. A informação determinante é excluir a 5.
Analise as afirmativas abaixo sobre Políticas públicas de ressocialização nos estabelecimentos prisionais de Santa Catarina.
- No ano de 2012, uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania possibilitou a elaboração de um Plano Estadual de Educação em Prisões.
- Na Penitenciária Agrícola de Chapecó, há mais de uma década, a educação carcerária é oferecida aos detentos.
- No que se refere à assistência religiosa, destaca-se a pastoral carcerária catarinense, com uma atuação junto aos apenados e dando assistência aos seus familiares.
- No ano de 2018, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania implantou um projeto de ressocialização dos apenados através de práticas esportivas e competições entre os detentos das unidades prisionais do Estado.
- De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Justiça e Cidadania, 80% dos presos participam de atividades laborais, com o objetivo de ressocialização.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
B) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Gabarito: D
É isso aí pessoal! Bons estudos e foco no sucesso !!!