Você quer tirar nota 10 na redação da FCC? Veja os resultados de nossos alunos no concurso do DETRAN-SP
Olá, pessoal! Tudo em paz?
Essa semana que passou me deixou muito feliz, pois os resultados de nossos alunos na redação do concurso do DETRAN-SP foram excelentes! E quem fez esse concurso sabe que a nota da redação mais uma vez foi decisiva – décimos colocaram os candidatos nas primeiras colocações.
A média da FCC continua em torno de 7.5, porém, a média de nossos alunos que tiveram a redação corrigida, ficou em torno de 8.5 – muitos tiraram nota 9! Haaa, não poderia me esquecer, tivemos mais uma nota máxima (10), que vou analisar aqui neste artigo :)
Agora, aconteceu algo muito bacana mesmo! Não é nem tanto pela nota máxima, mas sim pelas condições que levaram à nota máxima. O Igor tirou 10 e me enviou a seguinte mensagem – deixo aqui para você analisar:
Que tal a gente analisar a redação do Igor que, muito gentilmente, nos permitiu o uso pedagógico de sua redação? Vamos lá!
Estrutura nota 10:
A estrutura da redação está impecável: obedeceu o limite de linhas (foram 30 linhas escritas), respeitou as regras de paragrafação, a letra está legível e a divisão do texto em 4 parágrafos contemplou introdução (apresentação da tese), desenvolvimento (argumentos pertinentes ao tema) e conclusão (retomada da tese mais proposta de solução). Ademais, o candidato selecionou informações relevantes e defendeu seus argumentos mostrando repertório sociocultural. A progressão textual e a articulação entre parágrafos e frase foram atendidas por meio do uso correto de conectivos, pronomes e conjunções.
Conteúdo nota 10:
O Igor já entrou de “sola” na banca logo na introdução, contextualizando a importância do espaço urbano a partir das reflexões do filósofo clássico Aristóteles, que defendia a felicidade como fim das ações humanas. Nessa perspectiva, o Igor utilizou duas palavras que fizeram a diferença: cidadania e direito à cidade – quem já fez algum curso comigo ou assistiu às aulas gratuitas vão lembrar que eu digo que esses termos são “mágicos”. Além disso, os dois tópicos mencionados na tese (segregação socioespacial e precariedade no sistema de locomoção) foram abordados no desenvolvimento.
No segundo parágrafo, o candidato mostrou a dependência da malha rodoviária no Brasil, destacando as consequências e a falta de investimentos em modais alternativos, além de apontar outras falhas. Para fundamentar esse argumento utilizou o recurso argumentativo da exemplificação a partir dos dados do IPEA, mostrando que a perda de tempo em congestionamentos impacta outras atividades importantes para o ser humano: diminuição de seu lazer, por exemplo.
Já no terceiro parágrafo, defendeu um tópico que, insistentemente, eu aponto nas aulas: o espaço urbano não inclui as pessoas com deficiência. Nesse sentido, segundo a reflexão do Igor, o Estado não promove a alteridade (mais uma palavra-chave “mágica”), já que não faculta a inclusão e com isso não proporciona a felicidade.
Por fim, na conclusão, o candidato retoma a tese (com palavras distintas), reforçando que o espaço urbano não pode ser entendido como somente o fluir do trânsito, mas sim como espaço de inclusão, destacando a importância da democratização (direito à cidade). Após a retomada da tese, o candidato se preocupou em ter atitude ética-cidadã, indicando possíveis caminhos para atenuar o problema.
Gostaram da redação do Igor? Particularmente, achei top!
Redação é isso, pessoal: incorporar as técnicas do texto dissertativo-argumentativo, ampliar o repertório sociocultural (isso faz toda a diferença) e treinar bastante.
Em breve, vou fazer um aulão ao vivo para analisar as diversas redações do concurso do DETRAN-SP de nossos alunos, mostrando acertos e erros, e até falhas cometidas pelos examinadores da FCC, com o intuito de contribuir cada vez mais com os nosso alunos.
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Raphael Reis é professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciona os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), História, Filosofia e Sociologia. É graduado em História (UFJF) com especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestre em Sociologia da Educação (UFJF).
Nos últimos anos tem se especializado na redação da FCC, que é considerada como a prova discursiva mais difícil do Brasil! Em 2017, percebendo que a grande dificuldade dos candidatos que fazem a prova discursiva da Fundação Carlos Chagas (FCC) é a parte de conteúdo, criou o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Além disso, é autor do e-book best-seller 25 conceitos para usar na redação e editor da revista de atualidades Centro do Mundo.