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INGLÊS: Colégio Naval e EsSA – Recursos à vista

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada.

Pessoal…Tivemos as provas do CN e EsSA nesse final de semana. Um final de semana especial (special weekend) para mim, pois os dois órgãos são muito especiais para mim, já que, quando garoto, pensei em prestar CN, mas depois resolvi buscar (search) a carreira de Engenheiro Naval (acabei cursando 1 semestre de Matemática e depois prestei Fuvest novamente e cursei ciência Econômicas). E a EsSA, foi o local para onde o suposto (alledged) ET de Varginha foi levado (ufologia é um grande interesse para mim).
Enfim…
… vamos direto ao ponto:

EsSA
Como eu vinha dizendo nas aulas, a prova da EsSA trouxe o formato das provas militares. Na prova da EsSA, foi cobrado um texto falando sobre a tragédia de Brumadinho e 4 questões. Dessas 4 questões, 3 não eram sobre o texto e cobravam gramática pura, ou seja, o (a) candidato (a) não precisavam ler o texto para respondê-las (75% da prova). Em minhas aulas, eu constantemente chamo a atenção para que as questões de gramática sejam primeiramente respondidas, pois você não precisa buscar informações no texto (assim, você ganha tempo precioso). Segue o gabarito da prova:
Questão 37: Firefighters and volunteers are working together to find the missing people
Questão 38: Are you
Questão 39: Camila’s dress is cheaper than mine.
Questão 40: Likes / doesn’t / loves
Nas aulas eu, insistentemente (unremittingly), anunciava que tempos verbais, comparativos/superlativos de adjetivos, conjunções e preposições seriam os temas possivelmente cobrados. O resultado foi que das 3 questões de gramática, 2 cobravam tempos verbais e 1 cobrava comparativo de adjetivos. Com relação ao texto, aconteceu o esperado: o texto tratava de um assunto da atualidade, o rompimento da barragem de Brumadinho e o trabalho de resgate aos corpos (corpses).
Prova com dificuldade baixa. Prova relativamente fácil em sua primeira edição apresentando a disciplina de inglês.

Colégio Naval
Também (also) Como eu vinha alertando (as I had been warning), a prova do CN trouxe uma série de questões que podam ser respondidas sem conhecer nada do teor dos textos, eram de gramática pura. Um texto trazia o assunto de carros autônomos sem motorista (driveless cars). UM texto sobre o futuro/presente dos carros e suas vantagens e desvantagens. Outro texto que discorria sobre o futuro/presente da segurança digital, falando sobre senhas, usuários e segurança na internet, inclusive mencionando e explicando a autenticação da web (Web Authentication). Assunto extremamente atual, visto que vazamento de conversas de autoridades tem sido bastante veiculado pela mídia brasileira.
Foram 20 questões, das quais a questão 32 (prova amarela) deverá ser anulada, já que a elaboração está mal feita e existem mais do que uma resposta correta. Na verdade, essa questão, provavelmente, se referia à tira da Questão 40. Entretanto, em nenhum momento o enunciado dessa questão mencionava isso. A Questão 32 deveria ter vindo logo após à tira da Questão 40. E além do enunciado dessa questão não ser claro no que era solicitado.
Seguem argumentos para o recurso.

“O enunciado não é claro no que está sendo cobrado. Caso, consideremos a parte gramatical da questão, pode-se dizer o seguinte: o gabarito da questão 32 traz que a opção correta é a C, ou seja, que a afirmação I está correta. Por outro lado, a afirmação II não possui erros gramaticais ou de uso. “The boys” está no plural, então usamos “are”. Como a frase está no Present Continuous, completamos com “talking”. O verbo+preposição que usamos para “falar sobre” é “talk about”. Mathematics é o nome de um assunto/disciplina escolar e, por não ser também o nome de uma língua, não colocamos letra maiúscula, ao contrário de “English” ou “Spanish”. Portanto, a letra E também está correta. Apesar de as sentenças serem estranhas, no que tange os assuntos abordados. A sentença IV, por exemplo (The boys are solving mathematics problems about dogs = Os garotos estão resolvendo problemas de matemática sobre cães) não tem muito sentido, mas está gramaticalmente correta. Dessa forma, não existe uma única alternativa correta, no que tange a gramática das sentenças. Em outras palavras: não existe uma alternativa que traga a resposta correta”

Outra questão que levantou suspeita para ser anulada, é a Questão 37, onde a palavra “How” foi digitada como “Hou”. Aliás, erros de digitação (typing) foi uma constante nessa prova e ocorreu em questões de outras disciplinas também (uma vergonha por parte da banca que elaborou a prova). Entretanto, penso que esse erro de digitação não comprometia o entendimento da questão, nem tão pouco sua resolução. Recomendo, entretanto, que os (as) candidatos (as) redijam um recurso para tentar “ganhar” essa questão.

Uma questão exigia a leitura de uma tira do Garfield onde o (a) candidato precisavam subentender o sarcasmo do gato. Outra questão trazia um mapa com ruas e exigia o conhecimento das palavras “behind”, “between”, Across from” e outras utilizadas para expressar referências de localização espacial (assunto largamente abordado no ensino médio). As questões 38
Segue o meu gabarito para a Prova do CN (Prova Amarela):

21. D
21. B
23. D
24. B
25. B
26. C
27. B
28. C
29. E
30. B
31. A
32. ANULADA
33. B
34. A
35. D
36. C
37. C
38. E
39. A
40. B

Pois bem.
Conclusão: a prova do CN apresentou erros de digitação, bem como provável falta de revisão por parte da banca (Questão 32 estava fora de lugar e com enunciado confuso, deverá ser anulada).
Resolverei essa prova na semana que vem, em minha transmissão ao vivo no Canal Estratégia Militar, no dia 12 de agosto às 14h, aguardo vocês lá.

Prof. Roberto Witte

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