Concurso INSS: MPF entra com Ação Civil Pública! Entenda TUDO!
Conforme já havíamos previsto, o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma Ação Civil Pública com o objetivo de garantir a contratação de agentes públicos para dar vazão às demandas de requerimentos administrativos no INSS.
A Ação Civil Pública é consequência do fato de o Ministério da Economia não ter atendido à recomendação do MPF de abrir novo concurso público.
Concurso INSS: Déficit de pessoal
O déficit de pessoal no INSS é gigantesco, o que tem feito com que as análises de processos demorem um tempo muito maior do que aquele previsto na legislação específica. A situação caótica do INSS pode ser verificada na tabela abaixo:
Apenas para que se tenha uma noção, existem hoje 163.831 benefícios de aposentadoria por idade que foram requeridos e que estão pendentes por um período superior a 150 dias. No total, são quase 400.000 processos de concessão de benefícios pendentes há mais de 5 meses.
O mais alarmante é que o atraso na análise dos processos de concessão de benefícios afeta justamente as pessoas mais necessitadas, hipossuficientes. Isso tem levado a uma crescente judicialização das demandas previdenciárias, o que implica em altos custos para a União.
A deterioração do quadro de pessoal do órgão é uma tendência. Segundo informações do SIAPE, há 17.392 cargos vagos de Técnico INSS. Além disso, 4.625 Técnicos do INSS recebem abono de permanência, o que significa que poderão se aposentar a qualquer momento.
Concurso INSS: quais foram os pedidos da Ação Civil Pública?
A Ação Civil Pública foi proposta pelo MPF com pedido liminar. Dentre os vários pedidos do MPF, destaca-se:
- a) Obrigação de que a União, em até 15 dias, emita os atos autorizativos necessários à contratação, por tempo determinado, de pessoal para exercer as atribuições de Técnico e Analista INSS.
- b) Obrigação de que o INSS, dentro de 30 dias após a autorização do INSS, publique edital para a seleção de pessoal por tempo determinado.
- c) Caso os pedidos anteriores não sejam aceitos, o MPF pleiteia a realização de concurso público para cargos efetivos.
É possível perceber, portanto, que o MPF pretende, prioritariamente, que seja realizado um concurso para a seleção de temporários. Se isso não for aceita, o pedido é pela realização de concurso público para cargos efetivos.
…
Abraços,
Herbert Almeida
Clique aqui para saber tudo sobre o INSS
Quer estudar para Concurso INSS?
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para TJ MA:
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada