Interrogação elaborativa – Como utilizar em estudos para Concursos Públicos?
A interrogação elaborativa é uma técnica de estudo conhecida de estudantes estrangeiros e cada vez mais se torna frequente no Brasil e em especial entre os concurseiros. Neste link, você consegue ler outra matéria que fiz sobre o tema com exemplos.
O fato é que a interrogação elaborativa ajuda o estudante a compreender diferentes nuances dos problemas apresentados pelos assuntos estudados e até a prever possíveis questões na prova do concurso público. Veja a seguir como aplicar a técnicas em sua rotina!
O que é interrogação elaborativa?
Como o nome já diz, é uma técnica pautada na capacidade de saber interrogar-se (fazer perguntas) que elaboram o conteúdo estudado (que desenvolvem-no na sua mente). O primeiro passo é estudar o conteúdo original sobre determinado assunto. O segundo passo é criar questionamentos para si próprio referente ao que aprendeu.
Em suma, o estudante utiliza certas perguntas para conseguir responder e levar a uma compreensão melhor do assunto estudado. Ajuda ainda na revisão, memorização, resolução de dúvidas, entre outras vantagens. Pode ser um instrumento de teste (exercício) ou de revisão.
Como aplicar a técnica?
Você pode criar os seus próprios questionamentos sobre a matéria estudada, mas em geral, é usada esta sequência de perguntas na interrogação elaborativa: O Quê (fato)? Quem (sujeito)? Quando (tempo)? Onde (local)? Como (modo)? Conclusão (final)? E outras questões mais específicas que deseja utilizar.
Vamos supor que você esteja estudando Direito Constitucional para um concurso público. E o assunto é “princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988, para a construção de uma sociedade livre”.
O que são princípios fundamentais?
A quem eles se referem? A Constituição Federal de 1988 – considerada a Constituição cidadã
A quem a Constituição Federal de 1988 se refere? Objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.
Quando? 1988
Conclusão? Os princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988 referem-se aos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.
Se na prova cair uma questão sobre isso, saberá que o seu objetivo é fundamentar a República Federativa do Brasil. Qualquer disciplina ou assunto pode passar por questões que ajudem a desenvolver a compreensão. Faça isso com os seus próximos assuntos a serem estudados e veja quais são os resultados.
Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!
Veja mais!
EMAIL: [email protected]
YOUTUBE: Coach Thiago Cabral
FACEBOOK: /coach.thiagocabral
INSTAGRAM: @coach.thiagocabral/
Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)
Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?
Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital
Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões
Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público
Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público
Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos
Gostou de saber mais sobre interrogação elaborativa para concursos públicos? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!