Concurso Ibama: Presidente confirma déficit e tratativas para novo certame
Em uma entrevista dada ao jornal Metrópoles, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturai Renováveis – IBAMA, Eduardo Bim, confirmou a necessidade de um novo concurso para o Instituto e como andam as tratativas para que ele ocorra.
De acordo com o presidente, o Ibama conta hoje com um grande déficit de pessoal, cerca de 47% do quadro de servidores. O órgão deveria possuir um total de 5,4 mil e possui apenas 2,9 mil servidores.
Desta forma, o Ibama iniciou as tratativas com o Ministério da Economia para realizar um novo concurso no ano de 2020.
O pedido
O pedido enviado ao Ministério contou com 2.054 vagas para os cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e Técnico Administrativo.
Abaixo você confere a distribuição das vagas que constam no pedido atual, enviado ao Ministério:
Analista Administrativo | 313 |
Analista Ambiental | 894 |
Técnico Administrativo | 847 |
“Estamos fazendo a interlocução com o ministério (da Economia). Entendemos que precisamos desses servidores com a maior agilidade possível, mas isso é uma coalização de governo que não atende somente a pasta ambiental. Gostaria de um concurso para umas 300 pessoas, mas queríamos o quadro completo”, explicou Eduardo Bim ao jornal Metrópoles.
A necessidade de um novo certame aumenta a cada mês, pois o número de aposentadorias cresce com o avançar da reforma da previdência.
Eduardo Bim segue otimista e espera que sejam ofertadas pelo menos 300 vagas, caso o certame seja autorizado, mas tudo depende da análise do Ministério da Economia.
Quer saber mais sobre o Concurso IBAMA?
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada