Análise da prova de Português do IBGE Analista
Olá, pessoal!
Fiz uma análise da prova de Português do IBGE Analista, e resolvi gravar um vídeo comentando-a (Clique aqui), de forma a verificar o que o edital previu e o que efetivamente caiu. Assim, você já terá uma prévia do que poderá ocorrer na prova de Técnico do IBGE.
No vídeo mostro que há possibilidade de recurso na questão 5, haja vista que a alternativa (E), dada como correta no gabarito preliminar, afirma que o cartaz “gritava” porque o giz branco se destacava no fundo preto. Porém, o texto não apresenta elemento explícito ou implícito que leve a subentender que o fundo do cartaz seria preto. Se a banca tivesse empregado o adjetivo “escuro”, ainda haveria possibilidade, haja vista o contraste com o giz “branco”, mas isso não implica entender que o fundo seria preto.
Assim, seria interessante entrar com recurso, mesmo sabendo que a banca FGV é “dura na queda” e dificilmente muda gabarito ou anula questão.
A prova trouxe elementos novos, pois normalmente as questões gramaticais eram todas extraídas do texto ou textos da prova. Nesta, percebemos questões com frases fora do texto.
Esta prova carregou no valor semântico dos vocábulos, seja na substituição de palavras, no conhecimento da polissemia ou na redundância.
Veja o que o edital previu:
Edital IBGE (todos os cargos) – Banca FGV:
Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta.
Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.
Agora, veja o que cada questão cobrou:
Questão 1: Interpretação de texto e organização interna.
Questão 2: Semântica: sentido e emprego dos vocábulos.
Questão 3: processos de coordenação e mecanismos de coesão textual.
Questão 4: Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais. Mecanismos de coesão textual.
Questão 5: Interpretação de texto e organização interna.
Questão 6: Sintaxe: frase, oração e período; processos de subordinação. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta.
Questão 7: Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Padrões gerais de colocação pronominal no português. Emprego de tempos e modos dos verbos em português.
Questão 8: Sintaxe: frase, oração e período; processos de subordinação. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Emprego de tempos e modos dos verbos em português.
Questão 9: Interpretação de texto e organização interna.
Questão 10: Pontuação.
Questão 11 e 12: Semântica: sentido e emprego dos vocábulos.
Questão 13: Estilística.
Questão 14: processos de coordenação e mecanismos de coesão textual.
Questão 15: Semântica: sentido e emprego dos vocábulos.
Assista ao vídeo clicando aqui!!!!
Ah, no dia 17/04 (domingo, dia da prova de nível técnico), faremos uma transmissão ao vivo às 08:00h da manhã! Isso mesmo!
Você vai acordar com o professor Décio Terror falando na sua cabeça, passando algumas dicas, um resumo do conteúdo e sanando dúvidas!
Se você quiser participar, basta enviar e-mail para [email protected]
Será o “Encontro com Décio Terror” rsrsrsrsrs
Abraço a todos!
Décio Terror