Administração – Resolução da Prova de Técnico Adm. ANS
Olá pessoal,
Seguem abaixo as questões de Administração da prova de Técnico Administrativo da ANS comentadas.
(FUNCAB – ANS – TÉCNICO ADMINISTRATIVO – 2016) Considerando as funções do administrador como um processo sequencial, assinale a alternativa que contém a função que dá início a esse processo.
(A) Direção.
(B) Organização.
(C) Planejamento.
(D) Coordenação.
(E) Controle.
Se formos ver as funções administrativas como um processo sequencial, teríamos a seguinte ordem: planejamento, organização, direção e controle. Desse modo, o gabarito é mesmo a letra C.
(FUNCAB – ANS – TÉCNICO ADMINISTRATIVO – 2016) A estrutura que combina duas formas de departamentalização funcional com a departamentalização de produto ou projeto na mesma estrutura organizacional é uma estrutura híbrida e apresenta duas dimensões, com gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de projeto, é denominada:
(A) organização geográfica.
(B) redes.
(C) cadeia.
(D) organização em grade.
(E) linear.
A descrição de um tipo de estrutura que combina dois tipos de departamentalização, um funcional com outro em projeto ou produto, está associada a estrutura matricial. Nunca a vi descrita como organização “em grade”, mas pelo jeito a banca resolveu inovar e escolheu um nome que não está descrito na literatura dominante.
As demais alternativas de estrutura citadas, como a em rede e a linear não estão associadas com o que o enunciado apresentou. O gabarito deve ser mesmo mantido na letra D.
(FUNCAB – ANS – TÉCNICO ADMINISTRATIVO – 2016) Teve o mérito de demonstrar que a recompensa salarial – mesmo quando efetuada em bases justas ou generosas – não é o único fator decisivo na satisfação do trabalhador dentro da situação de trabalho. Esse contexto está associado à:
(A) Teoria Clássica – Henri Fayol.
(B) Escola da Administração Científica – Henry Ford.
(C) Experiência de Hawthorne – Elton Mayo.
(D) Escola da Administração Científica – Frederick Taylor.
(E) Abordagem Contingencial – Tom Burns.
Tanto a escola da Administração Científica (Taylor), quanto a Teoria Clássica (Fayol) tinham o conceito de “homo economicus” como um dos seus pilares. Ou seja, viam as recompensas salariais como um fator decisivo para a produtividade e a satisfação do trabalhador.
Somente com o trabalho de Elton Mayo, ocorrido em Hawthorne, que o foco passa para o funcionamento dos grupos, para os aspectos psicológicos. O trabalho de Tom Burns, junto com seu parceiro Stalker (organizações mecanicistas e orgânicas), foi importante mesmo para a Teoria Contingencial. Entretanto, esse estudo ocorreu muito após o trabalho de Mayo. O gabarito é mesmo a letra C.
(FUNCAB – ANS – TÉCNICO ADMINISTRATIVO – 2016) Considerando os principais teóricos, a afirmativa “A qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usuário, presentes e futuras” é atribuída a:
(A) Juran.
(B) Feigebaum.
(C) Deming.
(D) Crosby.
(E) Chiavenato.
Questãozinha bem “decoreba” da banca. A frase em questão foi mesmo produzida pelo autor considerado um dos pais da gestão da qualidade, por seu trabalho no Japão pós segunda guerra mundial: William Deming. O gabarito é mesmo a letra C.
(FUNCAB – ANS – TÉCNICO ADMINISTRATIVO – 2016) A classe de indicadores mais difícil de ser mensurada, dada a natureza dos dados e o caráter temporal, e que está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, à transformação produzida no contexto em geral, é relacionada com a missão da instituição e que se constitui em uma das dimensões do resultado, é referente à:
(A) eficiência.
(B) execução.
(C) efetividade.
(D) economicidade.
(E) excelência.
A banca apresenta um conceito de indicador que é “difícil de ser mensurado” por seu caráter “temporal”, que está vinculada ao grau de satisfação ou à transformação produzida no contexto em geral. Esse conceito é mesmo o de efetividade, que está associado ao efeito ou impacto na sociedade que as ações buscam gerar. O gabarito é mesmo a letra C.
(FUNCAB – ANS – TÉCNICO ADMINISTRATIVO – 2016) Considerando os três passos iniciais do mapeamento de processos, a sequência correta é a identificação:
(A) dos objetivos, das saídas e dos clientes do processo.
(B) dos clientes, das saídas e dos objetivos do processo.
(C) das saídas, dos clientes e dos objetivos do processo.
(D) dos objetivos, dos clientes e das saídas do processo.
(E) dos clientes, dos objetivos e das saídas do processo.
Essa questão mostra o motivo de tantos alunos não gostarem da matéria de Administração. A banca apresenta uma “sequência correta” de identificação dos passos iniciais do mapeamento de processos. O problema é que não há consenso na literatura sobre qual seria essa “sequência correta” e tampouco a banca cita qual seria o autor que está seguindo. Na prática, o candidato teria de “adivinhar” qual é a literatura utilizada.
Além disso, a identificação desses fatores citados pela banca é importante (clientes, objetivos e saídas dos processos), mas existem autores que não os põem em uma sequência, como José Osvaldo de Sordi (Gestão por Processos, pg 213, Ed. Saraiva, 2010).
O mapeamento também envolve identificar outros aspectos como, por exemplo, as entradas do processo (inputs). Dessa forma, eu pediria a anulação da questão por falta de consenso na literatura.
(FUNCAB – ANS – TÉCNICO ADMINISTRATIVO – 2016) Em uma organização, o órgão de suprimento está subordinado geralmente à(ao):
(A) área de produção.
(B) área jurídica.
(C) área de logística.
(D) usuário final.
(E) área comercial.
Questão capciosa. A área de suprimento poderia sim estar subordinada à área de logística, mas realmente é mais comum estarem inseridas na área de produção. O gabarito é mesmo a letra A.
Ficamos por aqui!
Bons estudos!
Rodrigo Rennó
http://www.facebook.com/rodrigorenno99
https://www.youtube.com/user/rodrigorenno99/