Artigo

Raciocínio Lógico INSS – análise do novo edital

Caro aluno,
Após uma angustiante espera, foi publicado nesta data o edital do concurso INSS 2015/2016 com 800 vagas para o cargo de Técnico e 150 para o cargo de Analista do Seguro Social.
A disciplina de Raciocínio Lógico veio com a seguinte cobrança para Técnico:
RACIOCÍNIO LÓGICO INSS (TÉCNICO): 1 Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.
Trata-se do MESMO CONTEÚDO exigido nos dois últimos concursos de Técnico do INSS, tanto o de 2012 da banca FCC como o de 2008 da banca Cespe. Portanto, qual é a minha primeira dica? RESOLVA ESSAS DUAS PROVAS! Use-as para fazer uma autoavaliação e sentir bem o que pode ser cobrado, qual é o nível de profundidade exigido, e como você se encontra atualmente nessa disciplina. Aproveito para dizer que essas duas provas se encontram resolvidas já na aula demonstrativa do meu curso, que você pode acessar clicando abaixo:
Repare que o edital de Raciocínio Lógico é bastante enxuto, podendo ser resumido em apenas 3 temas principais (lógica de proposições, conjuntos e porcentagens). Considerando ainda que a prova só ocorrerá em 15 de Maio, eu posso te afirmar: dá tempo de sobra para você começar a se preparar na minha disciplina e chegar na data da prova em condições de obter um excelente desempenho!
Saiba ainda que existem muitas questões do CESPE sobre todos os assuntos do edital. Assim, você terá muita “matéria prima” para basear os seus estudos. É importantíssimo resolver o máximo de questões possível desta banca, pois o CESPE tem um estilo de cobrança muito peculiar, exigindo grande aprofundamento do candidato.
Para exemplificar, ao invés de usar formas tradicionais de apresentação de proposições condicionais (como o “se…, então…”), o CESPE gosta de “disfarçar” este tipo de proposição usando outras formas (como o “quando…”, “sempre que…”, “…pois…” etc), confundindo o candidato que não está bastante habituado ao estilo desta banca.
Outro ponto importante: o CESPE gosta de misturar disciplinas em uma mesma questão, e você precisa estar atento a isso. Veja a questão abaixo (que também está resolvida na minha aula demonstrativa), onde a sua banca misturou Lógica de Proposições e conhecimentos do Código de Ética:
CESPE – Técnico do INSS – 2008) Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras ou falsas, mas não admitem ambos os julgamentos. A esse respeito, considere que A represente a proposição simples “É dever do servidor apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função”, e que B represente a proposição simples “É permitido ao servidor que presta atendimento ao público solicitar dos que o procuram ajuda financeira para realizar o cumprimento de sua missão”. Considerando as proposições A e B acima, julgue os itens subseqüentes, com respeito ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal e às regras inerentes ao raciocínio lógico
27 A proposição composta “Se A então B” é necessariamente verdadeira.
Portanto, é preciso estar bem preparado em todas as matérias!
Veja ainda que não foi cobrada a disciplina “Conhecimentos de Matemática”, que o Cespe havia exigido no seu último certame. Com isso você se livra de estudar vários assuntos: conjuntos numéricos, proporções, equações, funções, juros etc.
Para o cargo de Analista, a maioria dos comentários acima também são cabíveis. Vale citar que o edital exigiu o mesmo conteúdo da última prova de Analista/Serviço Social, que foi aplicado pela FUNRIO em 2008/2009:
RACIOCÍNIO LÓGICO INSS (ANALISTA): Problemas de raciocínio lógico envolvendo os seguintes assuntos: Estruturas lógicas; Lógica de argumentação; Diagramas lógicos; Tautologias; Proposições; Teoria dos conjuntos; Análise Combinatória; Noções de Estatística e Probabilidade.
Para quem pretende concorrer a este cargo, deixo uma dica: recomendo não perder tanto tempo explorando a fundo o conteúdo de estatística. Trata-se de um tema muito abrangente, que pode compreender desde questões sobre temas mais introdutórios, como média e mediana (o que é o mais provável), até questões sobre assuntos relativamente complexos, como características da Distribuição Normal de probabilidades. Assim, sugiro que você procure dominar a parte mais básica da estatística descritiva, para tentar garantir uns pontinhos, e use o tempo disponível para dominar outros pontos do seu edital.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor, qual a extensão do item "PROPOSIÇÕES COMPOSTAS"? Abrange argumentação e equivalência? Obrigado!
    Luiz Oliveira em 07/04/16 às 12:52
  • Professor, equivalência lógica cairá? Nao esta explicito no edital. Obrigada
    Jane em 07/01/16 às 08:10