Concurso APPGG: prova comentada de Gestão de Processos, Projetos e TI
Olá amigos!
Venho hoje comentar a prova do concurso APPGG, trazendo as questões de Gestão de Projetos, Processos e TI. Pra “variar”, a VUNESP aprontou algumas surpresas, superdosando a cobrança de Modelagem de Processos de Negócio, e ignorando outros assuntos previstos em edital, como Workflow e Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Vejamos:
16. Na modelagem de processos, os eventos acontecem durante o curso do processo de negócios, afetam o fluxo e podem ter uma determinada causa. Entre os eventos de início, aquele que também é chamado de condicional, e é utilizado para iniciar um processo quando uma condição verdadeira for cumprida, é denominado
(A) sinal de início.
(B) múltiplo início.
(C) regra de início.
(D) mensagem de início.
(E) temporizador de início.
Comentários: Questão muito difíicil de BPMN, pois evento de início condicional é o nome mais comum para esse tipo de evento, acionado quando as condições de uma regra se tornam verdadeiras. Regra de início é um nome correto, porém pouco utilizado.
Pesquisando com um pouco mais de calma, descobri que a banca se baseou no Manual de Gestão por Processos do Ministério Público Federal. E o interessante é que as referências bibliográficas deste manual não incluem o BPMN.ORG, domínio da OMG, responsável pela notação em si. Por conta disso, enfrentamos vários problemas com sinônimos de definições ao longo desta prova.
As sentenças das questões de prova são transcrições do manual (página 28 para essa questão).
17. Considerando os objetos de conexão, faça a correlação correta entre as colunas.
A correlação correta é:
(A) 1A, 2B e 3C.
(B) 1C, 2B e 3A.
(C) 1A, 2C e 3B.
(D) 1C, 2A e 3B.
(E) 1B, 2A e 3C.
Comentários: Transcrição da página 35 do Manual de Gestão por Processos do Ministério Público Federal. Mais uma vez, “Fluxo de Mensagem” é o nome mais comum para “Fluxo de Montagem”, o que pode ter trazido alguma dificuldade para a resolução da questão. Mas, trabalhar por eliminação era o melhor caminho para acertar a questão.
18. Na modelagem de processos, as decisões são usadas para definir que rumo o fluxo vai seguir e controlar suas ramificações. A decisão de gateway paralelo é caracterizada pelo símbolo …I… e é utilizada quando …II… .
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
(A) I – … II – houver várias opções a serem seguidas, vários caminhos. Antes da decisão, deverá haver uma atividade que forneça os dados para a tomada de decisão.
(B) I – … II – não há decisão a ser tomada, todos os caminhos devem ser seguidos simultaneamente. Quando for necessário sincronizar os fluxos, utiliza-se o mesmo gateway.
(C) I – … II – só há um caminho a ser escolhido. Mas, necessariamente, haverá eventos intermediários em cada um dos caminhos a ser escolhido para estabelecer uma condição de decisão. Quando um for escolhido, as demais opções são eliminadas.
(D) I – … II – houver várias opções a serem seguidas, vários caminhos. Antes da decisão, deverá haver uma atividade que forneça os dados para a tomada de decisão. Para sincronizar os fluxos, utiliza-se o mesmo gateway.
(E) I – … II – várias atividades convergem para uma atividade posterior comum. Nesse caso, esse elemento será utilizado antes da atividade comum para demonstrar que todas as anteriores seguirão um mesmo caminho.
Comentários: O símbolo da cruz representa a decisão de gateway paralelo, o que já eliminaria três alternativas da questão. E, como o próprio nome indica, todos os caminhos paralelos devem ser seguidos, ou seja, não há tomada de decisão. Também está na página 34 do Manual do MPF.
19. Atividades representam um termo genérico para o trabalho que a organização realiza. Podem conter uma ou mais tarefas em níveis mais detalhados. O tipo de múltiplas instâncias indica
(A) que uma atividade deverá ser repetida até que uma condição estabelecida anteriormente seja cumprida.
(B) atividade não automática, realizada por uma pessoa, sem uso do sistema.
(C) que a atividade possui vários dados a serem verificados, e deve ser especificado o número de vezes que a atividade se repetirá.
(D) que no desempenho de uma atividade existe um check-list a ser adotado.
(E) que a atividade é normalmente utilizada nos estágios iniciais do desenvolvimento do processo.
Comentários: Outra questão bem difícil, cobrando um aspecto bem tecnicista, sobre tipos de atividades. Também está na página 32 do Manual do MPF.
20. Entre os Stakeholders de um projeto, aquele que tem por funções e responsabilidades criar planos de projeto e planos de gerenciamento relacionados ao projeto, mede o desempenho do projeto, aplica ações corretivas, controla os resultados do projeto, coordena a equipe e relata sua situação é o
(A) patrocinador do projeto.
(B) cliente.
(C) gerente funcional.
(D) fornecedor.
(E) gerente de projeto.
Comentários: O gerente de projeto é quem faz o projeto acontecer: planeja, distribui tarefas, coordena a equipe, monitora e controla os resultados do projeto, dentre (muitas) outras atribuições.
21. No nível mais baixo em uma estrutura analítica de projetos – EAP, são definidas as atribuições dos recursos e as estimativas de tempo e de custo. Independentemente de a EAP possuir três ou cinco níveis, o nível mais baixo em
qualquer um dos casos é considerado o nível de
(A) pacote de trabalho.
(B) opinião especializada.
(C) estimativa paramétrica.
(D) sistema de filtragem.
(E) código de identificação.
Comentários: Fundamental o estudo do PMBOK para acertar essa questão. O processo mais importante (e mais cobrado em concursos) é a criação da EAP, responsável pela decomposição do projeto em unidades menores e de mais fácil gerenciamento, até a menor unidade, chamada de pacote de trabalho.
22. Considerando uma sequência linear do processo regular de implantação de software, assinale a alternativa que apresenta a etapa constituída por:
(a) realizar o check-list de infraestrutura dos usuários;
(b) verificar a disponibilidade dos ambientes de treinamento e produção; e
(c) realizar cargas iniciais de dados.
(A) conclusão e aceite.
(B) execução do primeiro ciclo.
(C) expansão na organização.
(D) preparação do ambiente.
(E) levantamento de requisitos.
Comentários: A preparação do ambiente é subetapa da implantação do sistema no ambiente final de operação.
23. Os processos organizacionais podem ser classificados em três categorias: gerenciais, finalísticos e meios. Os processos gerenciais são aqueles ligados à estratégia da organização. Estão diretamente relacionados à formulação de políticas e diretrizes para se estabelecerem e concretizarem metas. Também referem-se
(A) à gestão dos recursos necessários ao desenvolvimento de todos os processos da instituição.
(B) à essência de funcionamento do órgão e/ou departamento, e garantem o suporte adequado aos processos finalísticos.
(C) à essência de funcionamento do órgão e/ou departamento. Caracterizam a atuação do órgão e/ou departamento e recebem apoio de outros processos internos, gerando um produto ou serviço.
(D) aos processos essenciais para a gestão efetiva da organização, garantindo o suporte adequado aos processos finalísticos.
(E) ao estabelecimento de indicadores de desempenho e às formas de avaliação dos resultados alcançados interna e externamente à organização.
Comentários: A página 23 do Manual do MPF traz a classificação abordada no enunciado. A rigor, processos gerenciais, finalísticos e meios correspondem a processos de governança, operacionais e de suporte, respectivamente.
24. As pessoas, instituições ou organizações que, de alguma forma, são influenciadas ou impactadas pelas ações de uma organização são chamadas de
(A) gerentes de projeto.
(B) gestores da mudança.
(C) stakeholders.
(D) fornecedores.
(E) clientes.
Comentários: Stakeholder é o nome dado a todo interessado no projeto, sendo influenciado ou impactado pelos seus resultados.
25. A especificação de requisitos representa o conjunto de todas as atividades realizadas para identificar, analisar, especificar e definir as necessidades de negócio que um aplicativo deve prover para a solução do problema levantado. A metodologia baseada em dinâmicas de grupo, uso de técnicas visuais, manutenção do processo organizado e racional e utilização de documentação padrão e cuja implementação permite aos desenvolvedores ajudar os usuários na formulação de problemas e na exploração de soluções é denominada
(A) viewpoint-oriented requirements definition – VORD.
(B) etnografia.
(C) prototipagem.
(D) joint application design – JAD.
(E) reunião estruturada.
Comentários: O JAD (Joint Application Design) é uma técnica de levantamento interativo, criada por dois profissionais da IBM do Canadá na década de 1970 onde, em uma ou mais sessões, são reunidos todos os interessados no assunto para tomar as decisões sobre o mesmo. A técnica tem uma abordagem voltada para o trabalho em equipe e visa definir um modelo de solução de problemas baseado em consenso e dinâmicas de grupo.
Como saldo final, entendo que a prova não foi fácil, em especial pela cobrança excessiva em cima de um único assunto, com base em uma referência bibliográfica atípica.
Alguns podem cogitar a possibilidade de pedir a anulação das questões de modelagem de negócio, em virtude das questões não utilizarem a BPMN.ORG como referência. Embora veja poucas possibilidades deste tipo de recurso prosseguir, O embasamento necessário para a formulação de tal recurso foi dado no início do artigo.
Espero que tenham feito uma boa prova. Sucesso!