Artigo

Existe a forma verbal “houvera escolhido”?

Olá, pessoal!

Hoje, ao responder a um aluno no fórum, pensei em compartilhar aqui esta resposta, pois é dúvida que alguns alunos apresentam.

O questionamento foi a respeito de uma questão da FCC que havia inserido a locução verbal “houvera escolhido”. Dentre as locuções verbais apresentadas nas gramáticas, esta não aparece e normalmente não comentamos em nossas aulas.

Mas e aí? Existe a locução verbal “houvera escolhido”?

É o seguinte: muitas vezes, por questões de estilo, alguns autores empregam o pretérito mais-que-perfeito do indicativo (houvera) no lugar do pretérito imperfeito do subjuntivo (houvesse). Por exemplo, cito um verso do clássico poeta português Luís Vaz de Camões: “E, se mais mundo houvera, lá chegara“.

Camões emprega “houvera” (pretérito mais-que-perfeito do indicativo) no lugar de “houvesse” (pretérito imperfeito do subjuntivo). Por extensão, “chegara” está sendo empregado no lugar do futuro do pretérito do indicativo “chegaria”.

Certamente, ao estilo clássico, não seria tão bem vista a forma já bem conhecida “E, se mais mundo houvesse, lá chegaria“. Essa é a combinação de modo e tempo verbal número 2, como tenho apresentado em minhas aulas de emprego de modo e tempo verbal.

Mas Camões ampliou! Estilisticamente, soa agradável, não é?!

Também vemos essa construção em passagens bíblicas, como em: “Se eu viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.” (João 15: 22)

Neste caso,  foi realizada essa troca no verbo auxiliar (“houvera” no lugar de “houvesse”). Assim, também no tempo composto se admite tal troca estilística.

Por fim, voltando à pergunta do aluno, a locução verbal “houvera escolhido” estaria no lugar de “houvesse escolhido”. Estilisticamente e, se bem dosada, é estilo de linguagem!

Um grande abraço a todos e um final de semana de muito estudo!

Terror

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ótimo texto professor! Gostaria apenas de alertar a falta da palavra "não", antes de "viera", na citação da passagem bíblica. Fique em paz.
    Icaro em 18/10/15 às 14:01
  • Boa, Professor!
    Marcelo Medeiros em 17/10/15 às 00:04