Dados, informação, conhecimento: Uma apresentação
Thiago, 32, Banco Central do Brasil, [email protected]. Dados! Podem ser caracterizados como uma sequência de caracteres ou símbolos. Quando analisamos as definições de dados podemos avaliá-las de acordo com diversos contextos. É possível, verificando no dicionário Michaelis, encontrar três definições plausíveis: “1 Mat Elemento, princípio ou quantidade conhecida que serve de base à solução de um problema. 2 Ponto de partida em que assenta uma discussão. 3 Princípio ou base para se entrar no conhecimento de algum assunto.” Outra definição mais ampla pode vir da filosofia, que descreve o dado como “o que se apresenta à consciência como imediato, não construído ou não elaborado.” Dado é bruto! Não lapidado! Sem contexto! Não garante nenhuma inferência sobre o mesmo esteja correta ao menos que você se utilize de alguma heurística.
Fixando nosso escopo sobre dados à ciências da computação, mais especificamente dentro do conteúdo de banco de dados, temos algumas definições possível. Dado é a informação capaz de ser processada. Elemento de informação ou representação de fatos ou instruções, em forma apropriada pra armazenamento, processamento ou transmissão por meios automáticos. Dados são códigos. É preciso, portanto, decodificá-los! Transformá-los em informação!
Meu nome é Thiago Rodrigues Cavalcanti, tenho 32 anos e trabalho no Banco Central do Brasil. Meu e-mail é [email protected]. Agora temos informações! Analisar os dados, inserir dentro de um determinado escopo, agrupar dados que estão dentro do mesmo contexto. Informação são dados tratados! Resultado de algum processamento sobre eles. Têm significado. Alguns tratam informação como dados dotados de relevância e propósito.
A próxima definição do nosso artigo é conhecimento. Ele deve ir além da informação, pois, além de um significado, deve ter uma aplicação. É visto como uma habilidade de um indivíduo para interpretar e operar um conjunto de informações. Conhecimento é dinâmico, muda com o passar do tempo. Inferências, conclusões, relações, todas mudam à medida que novas informações são inseridas nos sistemas. Pesquisas científicas estão aí para provar este fato. O glúten, a lactose e o ovo são exemplos de referências científicas nutricionais que mudam ao longo do tempo. Para manter seu conhecimento em dia é preciso estudar, acompanhar as informações, se manter atualizado.
Minha proposta é contribuir com seu conhecimento! Entro para a equipe do estratégia trazendo uma experiência de alguns anos como concurseiro e, em seguida, como professor de Banco de dados e BI para concurso públicos. Minha primeira meta é contribuir para equipe no esforço de cobrirmos todo o edital dos concurso públicos. Neste sentido temos cinco curso já lançados que possuem edital na praça, são eles:
- Tecnologia da Informação (Parte V) p/ SMG/SP – APDO
- Tecnologia da Informação (parte VI) para Técnico Judiciário – TRT– PR
- Tecnologia da Informação (parte VI) para Analista Judiciário – TRT– PR
- Tecnologia da Informação (parte IV) p/ TRE/PB (Operação de Computadores)
- Tecnologia da Informação (parte IV) p/ TRE/PB (Programação de Sistemas)
Vou começar a tratar dos sistemas de gerenciadores de banco de dados específicos. Oracle, MySQL, Postgres e SQL Server estão dentro das nossas ementas. Estamos preparando um conjunto de aulas para cada curso. Temos em mente que devemos manter a lógica e continuidade dentro do conteúdo. As questões passadas e a evolução do conhecimento serão nosso norte. Vamos juntos?
Espero que todos curtam! E mais ainda, que contribua para sua aprovação!
Forte abraço,
Thiago Cavalcanti