Analista do Seguro Social com formação em Serviço Social: carreira e edital do INSS
Olá alun@s!
Sou professora do Estratégia e assistente social do INSS. Neste artigo vou falar um pouquinho sobre a carreira previdenciária para o profissional de Serviço Social, com o intuito de motivá-lo a estudar ainda mais para o concurso. Farei também uma breve análise do último edital do INSS para o nosso cargo (do concurso de 2008), buscando te oferecer valiosas dicas para os estudos.
O INSS é a autarquia federal responsável pela operacionalização do regime geral de previdência social no Brasil (você com certeza irá aprender mais sobre esse tema no curso de direito previdenciário). Atualmente existem mais de 1500 Agências da Previdencia Social (APS’s) espalhadas por todo o país. Essa capilaridade da instituição nos municípios brasileiros possibilita que você se candidate a uma vaga na sua própria cidade, ou em uma região próxima, e ainda permite, de acordo com a legislação, que quando você se tornar servidor seja transferido de uma cidade para outra. Eu mesma iniciei minha carreira no INSS em São Paulo e atualmente atuo em Brasília. Além do mais a instituição previdenciária em constante mudança abre possibilidade ao profissional para passar por diferentes áreas e níveis hierárquicos.
Diferentemente de outras áreas e órgãos, no INSS o Serviço Social dispõe de uma estrutura hierárquica para a área técnica chamada de Divisão de Serviço Social, com dotação orçamentária própria. Na área previdenciária temos enquanto assistentes sociais atribuições e competências claras, definidas em normas internas de acordo com a legislação da profissão. Esses dois aspectos, entre outros, conferem uma legitimidade ímpar ao Serviço Social dentro da instituição previdenciária. Se essas característica acima descritas são compatíveis às suas expectativas profissionais você deve se preparar para o concurso que está prestes a sair, pois ele lhe proporcionará iniciar uma gratificante carreira. E seja bem-vindo, você está no melhor curso para ser aprovado neste concurso!!!
Atualmente a remuneração inicial do cargo de analista é aproximadamente R$ 7.400,00. Ao final da carreira os vencimentos podem chegar a 14.000,00. A maior parte das agências de atendimento cumprem carga horária de trabalho de 30 horas semanais. Ao trabalhar 6 horas corridas por dia você ainda terá tempo para a família, lazer, outro emprego, ou até mesmo para continuar estudando para se preparar para outros carreiras públicas mais bem remuneradas.
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou 950 vagas para o INSS, sendo 800 para técnicos e 150 para analista do seguro social com formação em Serviço Social. Contamos atualmente no INSS com mais de 1.300 assistentes sociais lotados nas agências, superintendências e direção central do INSS. Este é um número expressivo, entretanto não corresponde a real necessidade do órgão. Por isso há expectativa de que, além das 150 vagas para o cargo de analista (assistentes sociais) já autorizadas, sejam chamados mais 150 profissionais, totalizando 300 nomeações. Foi o que aconteceu no último concurso. No ano de 2008 o INSS realizou certame para 450 profissionais de Serviço Social e, devido a grande necessidade desse profissional em seus quadros, recebeu autorização do MPOG para nomear o dobro – 900 pessoas. Esses são alguns dos motivos que fazem com que o concurso do INSS seja um dos mais aguardados do ano de 2015.
O edital ainda não foi lançado, mas deve sair em breve! Por isso este é o melhor momento para você iniciar ou dar continuidade aos seus estudos, e se preparar para conquistar sua vaga de assistente social do INSS.
De acordo com o último edital serão cobrados conteúdos de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos:
Conhecimentos básicos: língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática, direito constitucional e direito administrativo. |
Conhecimentos específicos: legislação previdenciária, legislação da assistência social e conhecimentos específicos do Serviço Social. |
Das 60 questões da prova 33 foram destas três últimas disciplinas que juntas concentraram o maior número de questões, e ainda tiveram peso 2. Além de ter o dobro do peso na pontuação final o conteúdo de Conhecimentos Específicos serviu como critério de desempate. Essa breve consideração sobre a estrutura da última prova demonstra a importância do domínio deste conteúdo. A dedicação aos estudos de conhecimento específicos será determinante para sua aprovação no concurso!!!
Assim aluno, aí vai um conselho: estude toda a matéria descrita no edital, mas dedique-se ainda mais ao conteúdo de conhecimentos específicos de Serviço Social e legislação da assistência social. No último concurso as duas disciplinas responderam por 23 questões.
Algumas pessoas acham de menor importância o estudo de Conhecimentos Específicos relativos a sua formação profissional para o êxito em concursos públicos. Pensam que já tem uma formação de nível superior que lhes permitirá um bom desempenho, e preferem se dedicar mais aos outros conteúdos, com os quais tem menos familiaridade. Sua formação profissional lhe fez chegar até aqui com boas noções, e isso irá ajudar. Entretanto proximidade com o tema não será o suficiente para a aprovação no concurso, que certamente exigirá um nível mais elevado de domínio do conhecimento, que lhe permita responder todos os tipos de questões, tanto as mais óbvias, quanto as mais bem elaboradas. Isto só este curso do Estratégia lhe proporcionará.
Estamos comprometidos com a sua aprovação! Para isso preparamos o melhor material, com o que há de mais atualizado no conteúdo pedido, foco no edital e nas questões das bancas mais tradiconais!
Abraços,
Ana Paula de Oliveira
Acesse o curso: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/inss-analista-do-seguro-social-servico-social-391/
Confira nosso Guia Épico de Estudo Para o Concurso do INSS: