A dificuldade de iniciar o parágrafo de introdução de um texto dissertativo
Quantas e quantas vezes alunos me procuram no Facebook ou por e-mail afirmando que até tem facilidade em inserir as ideias-chave dos argumentos, porém apresentam dificuldades em introduzir o texto. Ou pelo menos, demoram muito na introdução e isso compromete o tempo de execução final de prova.
Para ser eficaz nisso, moçada, primeiramente, devemos treinar bastante: é claro! Há várias técnicas para que você introduza bem e rápido um texto: a mais utilizada é a técnica da indicação dos argumentos já na introdução. Essa indicação deve ser precedida de uma tese, a qual é a opinião do autor sobre o tema.
Assim, digamos que devemos realizar uma redação sobre o seguinte tema:
Matriz energética no Brasil: planejamento estratégico
Para introduzirmos o texto sem muita demora, basta inserirmos as palavras-chave do tema como tese. Nela devemos informar a relevância do tema. Em seguida indicamos quais são as ideias-força, isto é, os argumentos que baseiam o texto. Veja uma ideia:
“A matriz energética é uma preocupação de todo governo responsável e realmente voltado à evolução socioeconômica de uma nação. No Brasil, demanda-se um planejamento estratégico combinando disponibilidade de matéria-prima, potencial energético e sustentabilidade.”
Note que a tese retomou as palavras-chave do tema e isso evita que você fuja ao pedido da questão. Além de apontarmos a relevância do tema, devemos indicar os argumentos a serem analisados nos próximos parágrafos, como ocorreu na enumeração das seguintes expressões: “disponibilidade de matéria-prima”, “potencial energético” e “sustentabilidade”.
Logicamente não é só esta a forma de se introduzir o texto, mas ela é bem prática e evita que você perca tempo na execução de sua prova. Treine isso! Recorte temas de assuntos relevantes e produza parágrafos de introdução! Isso lhe dará agilidade e confiança para a prova.
Quer saber mais?
Aguarde nossos cursos!
Um grande abraço!
Professor Décio Terror – Língua Portuguesa e Discursivas