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Comentário da prova – TRTMG – Gestão de Pessoas – AJAA

Oi pessoal!

Analisei as 8 questões de gestão de pessoas do concurso do TRT MG. Foi uma prova de nível mais difícil, com questões cobrando um conhecimento mais profundo do que o normal em diferentes assuntos, além de trazer questões mal elaboradas e com cobrança mais interpretativa, que não cobravam nenhum conhecimento de forma mais clara.

Antecipo a possibilidade de recursos nas questões 54, 57, 58 e 60 da prova de Gabarito Tipo I para AJAA. Vejamos cada questão:

53) GABARITO PRELIMINAR: C. A importância fundamental da abordagem humanista (movimento de relações humanas) é o reconhecimento da importância dos sistemas sociais e dos grupos que se formam naturalmente para o sucesso da organização. GABARITO CORRETO.

54) RECURSO POSSÍVEL. GABARITO PRELIMINAR: D. A questão trata sobre gestão de competências.

O Item I, está errado por afirmar que apenas um tipo de competência assegura o desempenho e que pode ser desenvolvida. Como vimos na aula, existem vários tipos de competências e todas elas juntas é que geram o desempenho, sendo que todas podem ser desenvolvidas.

O Item II traz uma definição precisa sobre COMPETÊNCIAS. Ainda assim,  a questão pede que você considere os itens sobre GESTÃO POR COMPETÊNCIAS, e essa não é uma definição válida para a ferramenta. A banca considerou o item correto, mas você pode elaborar um recurso argumentando que essa é a definição de “competência”. A definição correta para GESTÃO POR COMPETÊNCIAS seria algo mais próximo de “um sistema gerencial que busca impulsionar funcionários rumo à competência profissional, acrescentando capacidades e aumentando as já existentes”, sendo uma ferramenta que “identifica as competências essenciais, as habilidades e conhecimentos determinantes da eficácia profissional”, além de identificar “lacunas de qualificação do funcionário para tarefas específicas e fornece recursos para aperfeiçoar suas capacidades” (BOAS e ANDRADE, Gestão Estratégica de Pessoas, Ed. Elsevier,2009, p.190). Ainda assim, a banca o considerou como correto, erroneamente.

O Item III afirma que a gestão por competências surge na década de 1990 em economias em desenvolvimento e intensificação da globalização. Como vimos na aula, os primeiros estudos sobre competências remontam à década de 1970, e não tem nada a ver com economias em desenvolvimento e globalização. Está errado o item, sem problemas.

O Item IV está certo ao afirmar que a gestão por competências, enquanto estratégia, serve para que a organização busque alcançar suas metas e objetivos através da coordenação de recursos e capacidades.

Com isso, percebe-se que não há alternativa que apresente como resposta possível apenas o ITEM IV como correto. Sugiro que solicitem anulação.

55) Questão  “sem noção” da FCC. Aparentemente, nenhuma prova pode passar ao menos sem uma desse tipo no conteúdo de administração. A sensação que dá é que o examinador vai para o fundo de uma biblioteca, pega 10 livros sobre o mesmo tema, abre um deles numa página aleatória e cobra o assunto na prova. Nessa questão foi cobrado o modelo de cultura organizacional de Handy que, ainda que seja um modelo importante no assunto, é de um grau de profundidade inesperado para uma prova de concursos, pois, honestamente, será que se espera que você conheça todos os detalhes, de todos os modelos, de todos os autores? Não há razoabilidade nisso. Ainda assim, a questão traz uma abordagem  correta (apesar de sem razoabilidade).

56) Questão inteligente. Exigia um bom grau de interpretação sobre a ferramenta para que fosse respondida. Como vimos, a ferramenta de escala gráfica é padronizada, limita as possibilidades de preenchimento, e reduz as respostas à números, precisando de tratamento estatístico para evitar os erros. Com isso em mente, você já veria que as alternativas de A a D realmente estão corretas. A única errada é a alternativa E, pois o método é de simples aplicação, e é barato!

57) RECURSO POSSÍVEL. Questão mais difícil, e de muita interpretação. Não há uma lista que você poderia ter decorado com indicadores que seriam de benchmarking. Isso realmente não existe. A questão pede apenas que você procure os indicadores DE DESEMPENHO DE PESSOAL. Além disso, fala em benchmarking entre as secretarias da repartição. Seria preciso que você procurasse indicadores ligados ao desempenho da pessoa, e não da organização, para comparação entre diferentes setores. O mais apropriado parece ser o da letra A, considerado gabarito oficial. Apesar disso, você pode argumentar pela anulação da questão, afirmando para a banca que todas as alternativas (com exceção da letra D) trazem indicadores que podem ser objeto de comparação entre diferentes secretarias da repartição (benchmarking), por isso a questão possui múltiplas respostas e precisa ser anulada.

58) RECURSO POSSÍVEL.  Questão muito chata, cobrando aspectos de psicologia no conteúdo de comunicação. O sistema cognitivo é aquele ligado aos conhecimentos adquiridos. Dissonância é a diferença entre aquilo que se percebe e aquilo que algo é. São ideias, informações ou percepções que entram em conflito uma com a outra, o que gera dificuldade de compreensão. A dissonância cognitiva pode ser considerada uma barreira à comunicação eficaz. Apesar disso, a consonância cognitiva é a coerência pela percepção daquilo que já se sabia. Não há aqui a possibilidade de considerar a consonância cognitiva uma barreira a comunicação. Sugiro que façam um recurso solicitando anulação da questão por falta de resposta.

59) Questão puramente interpretativa, que retirou a interpretação de algum autor específico sobre o assunto remuneração, misturando ainda com outros assuntos, como motivação. Ainda assim, era uma questão relativamente fácil. Se a remuneração é flexível, o que poderia acontecer como maior desvantagem? As pessoas sentirem a quebra de isonomia entre os seus salários, já que umas ganharão mais que outras! É o que está na alternativa C.

60) RECURSO POSSÍVEL. A questão pergunta qual das redes de comunicação apresentadas possui a velocidade de comunicação mais rápida. A comunicação será mais rápida quanto menos elos tiverem que ser percorridos entre os diferentes membros da rede. Assim, é possível argumentar que a rede de comunicação apresentada em V é a mais rápida. Por outro lado, Robbins (Comportamento Organizacional,  Ed. Pearson, p. 333) afirma que a velocidade na rede do tipo I e do tipo V (roda e todos os canais, respectivamente) é igualmente rápida, não diferenciando entre as duas. Assim é possível também realizar recurso solicitando a anulação da questão, já que há mais de uma resposta possível.

 

Discursiva – Questão 2

A questão discursiva 2 veio tranquila, bem dentro do assunto que abordamos. Você teria que ter discorrido sobre como a melhoria na organização pode se dar por meio de a) gestão por competências; b) planejamento estratégico e avaliação de desepenho; c) técnicas de gestão e resolução de conflitos. A abordagem teria que ser super simples e rápida, já que tudo isso teria que ser apresentado em poucas linhas.

 

É isso ai!

Forte abraço!

Prof. Carlos Xavier

www.facebook.com/professorcarlosxavier

 

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Veja os comentários
  • Professor, boa tarde. Saíram os resultados. Nenhuma de gestão de pessoas foi anulada ou teve o gabarito alterado. A questão sobre gestão de competências, dá pra entrar com recurso judicial? Uma vez que colocam uma definição de competência referindo-se à gestão de competências? Ou neste caso não há chances?
    Marcelo em 05/10/15 às 14:59
  • Prezado prof. para a questão 57 o sr disse em letras, mas há provas com ordem diferente das letras (acredito que 3 provas). A resposta do sr é A, na minha é B. Qual seria a exceção? O sr poderia citar o conteúdo da letra para eu me localizar? Muito obrigada!!!
    Débora em 30/07/15 às 08:28
  • Também vou entrar professor! Errei três das anuláveis! Esta prova de gestão de pessoas foi completamente atípica...
    Leonardo em 29/07/15 às 18:10
  • Prezado Carlos Xavier, Apesar do comentário da questão 59 afirmar se tratar de "questão puramente interpretativa, que retirou a interpretação de algum autor específico...", o embasamento para a resposta pode ser encontrada em Chiavenato, p.316: Remuneração Variável Contras: 3. Quebra a isonomia dos ganhos dentro da organização. As demais alternativas da questão também aparecem: Prós: 2. Funciona como motivação intrínseca, ou seja, como fator motivacional, dando ênfase à auto-realização pessoal. [enquanto que a questão afirma se tratar de fator higiênico] 5. Permite uma auto-avaliação de cada pessoa, pois funciona como retroação. [enquanto que a questão firma "não permitir a autoavaliação] 7. Não produz impacto sobre os custos fixos da organização. [a questão pede uma desvantagem, e está é uma vantagem da remuneração variável] Fonte: CHIAVENATO, Idalberto - Gestão de Pessoas
    Senna em 29/07/15 às 16:39
  • Professor bom dia, pra aqueles alunos que não fizeram a prova, seria interessante, antes dos comentários e se possível, colocar a questão. Uma boa forma é como o professor Gilmar Possati disponibiliza. Desde já agardeço
    Anderley em 29/07/15 às 11:37
  • Muito obrigada professor, já entrei com os recursos! Achei a parte de Gestão de Pessoas bem difícil também, as questões realmente estavam bem diferentes de todas que fiz. Abraço
    Natália Figueira em 29/07/15 às 10:05
  • Ótimas considerações, professor. Muito obrigada. Já entrei com o recurso baseado na sua análise.
    Lais em 29/07/15 às 00:38
  • Valeu demais professor Xavier! Acabei de entrar com recurso... Um forte abraço!
    Marcelo em 28/07/15 às 19:28