Dica de Peça Prática – 2ª Fase – Delegado PCDF
Olá caros concurseiros e futuros deltas,
A prova da segunda fase do concurso para provimento de cargos de Delegado de Polícia da Polícia Civil do Distrito Federal está aproximando-se e é o momento de intensificar os seus estudos.
Muitos alunos vêm me perguntando acerca do que esperar nas peças práticas e nas questões discursivas da prova da 2ª fase.
Certamente é algo muito imprevisível prever o que será cobrado em uma prova discursiva, no entanto, em relação a provas de delegado de polícia, em virtude de provas passadas da mesma natureza, é possível notar um padrão a ser adotado pelas bancas examinadoras.
1. Em relação às questões discursivas:
Serão 3 questões discursivas em que poderão ser cobradas 7 matérias (Constitucional, Administrativo, Penal e Penal Extravagante, Processo Penal, Tributário, Civil/Empresarial e Ambiental).
Indubitavelmente, você deve priorizar as quatro primeiras matérias. A Universa provavelmente não vai queimar uma das três questões com uma de Ambiental, ou Civil/Empresarial,…
No entanto, você deve garantir o básico nessas disciplinas, pois o pior é ser pego de surpresa numa delas. Então pelo menos os aspectos ligados ao Direito Penal e ao Processo Penal devem ser estudados. Cito como exemplo os crimes ambientais, crimes tributários, alguns princípios constitucionais e outros temas correlatos.
Ademais, mantenham o foco mais direcionado em Constitucional, Administrativo, Penal e Processo Penal. Nas duas primeiras acredito em questões mais doutrinárias e jurisprudenciais. Lado outro, em Penal e Processo Penal a questão deve ser um problema bem prático e cotidiano das atribuições do delegado. Acredito em uma questão prática para tipificar os crimes, outra sobre inquérito policial e os direitos do advogado, prisões e outras medidas cautelares.
2. Em relação à Peça Prática:
Acredito muito em uma questão de peça prática mista, em que na mesma peça você fará várias representações. Prisão, quebra de sigilo de dados financeiros e busca domiciliar, por exemplo.
Enfim, provavelmente será dado um problema longo, envolvendo vários agentes e ao final para cada um caberá uma medida.
Aposto ainda em alguma medida cautelar investigativa da Lei de Organizações Criminosas (12.850/2013). Portanto, estude todas e saiba quais as representações que podem aparecer nesse tipo de peça. Essas medidas podem facilmente ser mescladas com outras cautelares, e por isso entendo prudente e provável uma questão dessa natureza.
A dica aqui é saber representar por cada uma das cautelares individualmente e na sua peça fundamentar todos os pedidos que serão feitos separadamente em tópicos, de modo a mostrar organização e estrutura para o examinador. Outro ponto a ser cobrado nesse tipo de problema é que geralmente questões de peças mistas tem uma narrativa de fatos longa. Assim, tenha poder de síntese para saber mencionar na narrativa apenas aquilo que terá relevância para a sua fundamentação.
Bom, essas eram as minhas impressões e apostas para a prova da segunda fase do concurso para o provimento de cargos de Delegado de Polícia da PCDF.
Se você quer potencializar sua preparação com um material em PDF de qualidade, acesse os cursos abaixo:
Opção 1: curso com correção individual:
Opção 2: curso sem correção individual:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/pecas-praticas-p-delegado-de-policia-6855/
Os cursos são completos e possuem ainda videoaulas de apoio e mais de 35 exercícios para você testar os seus conhecimentos e produzir peças práticas antes da prova.
Abraços.
Bons Estudos.
Prof. Vinícius Silva.