Como você quer ser aprovado?
Boa noite/madrugada Pessoal!
Esse diagrama copiei hoje de um grande amigo Engenheiro Civil.
Em princípio, a figura é aplicável aos projetos de Engenharia, mas olhando com um pouco mais de perspicácia, podemos observar que o diagrama também se aplica aos PROJETOS DE PREPARAÇÃO E APROVAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS, principalmente nos certames elitistas (Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, Auditor-Fiscal do Trabalho, Delegado de Polícia Federal, Procurador da Fazenda Nacional, Advogado da União, Juiz Federal, Procurador Federal, etc.).
Sendo assim, vamos observar melhor as interseções dos conjuntos:
Grátis + Rápido = Porcaria – Não adianta almejar uma aprovação em curto prazo utilizando material grátis. Isso é improvável (para não dizer impossível). Lembre-se, material grátis obtido por meio de rateio é completamente ILEGAL, cabendo ação judicial, o que será MUITO prejudicial no momento anterior a sua (sonhada) nomeação.
Grátis + Excelência = Faça você mesmo – Se você acha que consegue ser aprovado de forma gratuita e com excelência (de forma LEGAL), fique à vontade… Novamente, isso é improvável (para não dizer impossível).
Grátis + Excelência + Rápido = Não existe – Sem maiores comentários.
Barato + Excelência + Rápido = Utopia – Sem maiores comentários.
Barato + Excelência = Não pode ser rápido – Materiais e cursos mais baratos também podem, HIPOTETICAMENTE, te levar a sonhada aprovação, mas ao invés de gastar 1, 2 ou 3 anos com o projeto, você gastará 6, 7, 8 ou mais anos. Economiza-se nos investimentos e gasta-se no prazo, é a famosa ECONOMIA BURRA.
Barato + Rápido = Desleixo ou Incompleto – Perdeu-se a excelência, logo, o projeto está completamente comprometido… Serão longos anos de preparo jogados no lixo.
Rápido + Excelência = Muito bem pago – É o projeto que já nasce vencedor. É quando o cidadão fala para ele mesmo: “Eu vou estudar e passar”. O concurseiro vencedor busca os melhores materiais, os melhores cursos, os melhores livros, organiza-se de forma eficiente e estuda MUITO. Os melhores materiais sempre são de valor agregado maior, eu percebi isso em 2008 e em 2009, que foram os anos em que estudei para a RFB. Mas digo, com convicção, compensa! Devo ter gastado uns R$ 18.000,00 em 18 meses de preparação (cursos, livros, PDF, vídeo aulas, passagens, hotel, etc.) e não me arrependo… Em 2 meses como Auditor, cobri esse valor, no 3.º contracheque em diante, foi lucro. Em suma, não compensa economizar com preparação.
Bons Estudos Pessoal! Fiquem com Deus!
Grande Abraço!
Ali Mohamad Jaha
Professor de Direito Previdenciário, Legislação Previdenciária, Legislação da Saúde e Legislação Específica
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil