Tema de redação do concurso da UFF (cargo de assistente administrativo): os acidentes de trânsito no Brasil: fatores motivadores e ações educativas
Estrategistas, tudo bem?
No último domingo, nossos alunos realizaram a prova do concurso da UFF, cargo de assistente administrativo.
O tema de redação proposto pela banca COSEAC foi: “acidentes de trânsito no Brasil: fatores motivadores e ações educativas”. Além de refletir sobre esse tema em nosso curso de discursivas (tema sobre violências urbanas), é válido destacar que o assunto foi cobrado recentemente pela banca Cespe, no concurso da PRF. O que isso quer dizer? Que é um tema potencial neste ano :)
Para este tipo de assunto, uma das possíveis estratégias argumentativas é utilizar causas e consequências que o problema “violência no trânsito brasileiro” afeta a sociedade. Assim, espera-se do candidato que ele aborde o uso de bebida alcoólica na direção, as brigas de trânsito, o desrespeito às leis de trânsito. Como consequências à coletividade, podem-se destacar: os custos gerados ao Sistema Único de Saúde e ao Sistema Previdenciário.
Outro aspecto importante é o candidato refletir sobre a importância de ações educativas e defender fiscalização rigorosa por parte das autoridades públicas como, por exemplo, realizar com mais frequência blitz da Lei Seca e trabalho pedagógicos nas escolas.
Pensa que acabou? Confira esta sugestão de redação:
O Brasil é um dos países que mais geram violência e acidentes no trânsito, o que ocasiona danos à sociedade. Homicídios, mortes, invalidez permanente sobrecarregam o Sistema Único de Saúde, o Sistema Previdenciário e as forças policiais. Como causa dessas violências está a cultura da violência, a imprudência dos condutores e a falta de fiscalização dos governos.
Primeiramente, é importante destacar que muitos homicídios são causados no trânsito por discussões banais. Em conformidade com a pesquisa “Mapa da Violência”, o Brasil possui alto índice de homicídios no trânsito. Isso é devido à cultura da violência do brasileiro, que, em vez de resolver os conflitos por meio do diálogo das instituições competentes, utiliza-se de agressões verbais e físicas.
Além disso, a maior parte dos acidentes causados nas estradas brasileiras está associada à imprudência e à negligência dos condutores, os quais abusam da velocidade, deixam de usar os aparatos de segurança e muitos fazem uso de bebida alcoólica. Dessa forma, os acidentes gerados pela a irresponsabilidade de motoristas provocam gastos públicos com o Sistema Único de Saúde, com o Sistema Previdenciário (invalidez permanente) e com a movimentação de forças militares, como os Bombeiros.
Mediante o exposto, a violência no trânsito brasileiro precisa ser encarada como um problema grave. Nesse sentido, os governos precisam intensificar a fiscalização e reforçar ações de educação no trânsito por meio de campanhas de conscientização e de trabalhos pedagógicos nas escolas. Já os indivíduos, especificamente os condutores, necessitam de resolver os conflitos de forma pacífica e incorporar atitudes éticas, isto é, respeitar as leis de trânsito para preservar vidas.
Siga-me nas redes sociais:
YouTube: Professor Raphael Reis
Instagram: profraphaelreis
Nossos cursos: