Gabarito PRF – Geopolítica Brasileira e História da PRF
Olá pessoal,
Segue o meu gabarito extraoficial e breves comentários das questões de Geopolítica Brasileira e História da PRF do concurso da Polícia Rodoviária Federal.
A prova veio num nível mais fácil do que esperávamos! Treino difícil, combate fácil!!
Primeiro vou colocar uma imagem das questões. A seguir comento todas em série.
GEOPOLÍTICA BRASILEIRA
45. Errado. A rede de transporte rodoviário não integra TODO o território brasileiro. As rodovias não conectam em rede TODOS os municípios das cinco macrorregiões do território nacional. A parte subsequente da questão está correta.
46. Certo. As longas distâncias percorridas pelo transporte rodoviário dos centros produtores até os centros consumidores nacionais e os portos para exportação impactam nos preços dos produtos, pois implicam em maior tempo para o transporte das mercadorias e custos maiores de frete, influenciando na competitividade desses produtos no mercado nacional e internacional.
47. Certo. O setor de serviços ampliou sua participação no PIB nas últimas décadas, consequência da industrialização e urbanização da sociedade brasileira. O setor agropecuário se modernizou, tornando-se mais complexo, o que permitiu a ampliação dos serviços relacionados aos diferentes momentos do processo de produção/consumo, como os setores de tecnologia, transporte e finanças. De forma curta e clara, essa é uma descrição do AGRONEGÓCIO, setor de grande importância para a economia brasileira.
48. Errado. O processo de globalização econômica e desenvolvimento tecnológico NÃO é marcado pela solidariedade organizacional entre empresas, sistema financeiro, tecnologia e lugares eleitos como regiões de investimentos pela economia globalizada. O processo de globalização é marcado pela competitividade e busca de maior lucratividade por parte das empresas, sistema financeiro, tecnologia e lugares entre regiões. A questão fala das regiões de investimentos eleitas pela economia globalizada, ou seja, são regiões que recebem muitos investimentos, o que aumenta a desigualdade com relação a outras regiões.
HISTÓRIA DA PRF
49. Certo. A PRF exerce as atividades descritas na questão na fiscalização de trânsito, atua na repressão a modalidades criminosas e desenvolve atividades educativas para adultos e crianças. A Polícia Rodoviária Federal mantém ações sistemáticas de educação para o trânsito, com projetos que buscam transmitir, além dos preceitos legais, aspectos éticos e de cidadania.
50. Errado. A PRF não adotou como principal estratégia a concentração das suas ações de policiamento nos locais de realização dos eventos, nem estabeleceu como prioridade a segurança de estrangeiros que ingressaram no país. A PRF atuou fazendo ações de policiamento, utilizando a estratégia de gerar “cinturões de segurança” em todos os estados da federação onde ocorreram competições. Essas ações visavam garantir a segurança de todos os envolvidos nos eventos, desde comissão organizadora, atleta e, sobretudo, torcedores. Reforçando o policiamento desde as fronteiras, a PRF atuou com grande empenho para evitar a entrada de drogas, armas e indivíduos em restrições judiciais. Tudo para levar segurança aos brasileiros e estrangeiros que acompanharam de perto as competições esportivas. Dentre as atividades desenvolvidas, a PRF destacou-se, também, naquela em que tem reconhecida excelência: as escoltas. Chefes de Estado, delegações de atletas, competições de rua, como os casos de corridas ciclísticas e maratonas e, um dos pontos altos, a escolta da Tocha Olímpica, um dos maiores símbolos da integração entre povos.
Abraços,
Leandro Signori (Instagram: @profleandrosignori)