Artigo

Português ALE GO (sem recursos)

Olá, pessoal!

Vi que alguns alunos ficaram apreensivos quanto à possibilidade de recursos no concurso da semana passada e hoje é o último dia para contestar o gabarito preliminar.

Bom, na minha avaliação, não considero possibilidade de recurso nas questões de Português, mas escrevo este post para notarmos o estilo de cobrança da banca IADES.

Conforme comentamos na nossa revisão de véspera, a banca realmente inseriu 3 textos, por isso sempre é importante verificar se o texto efetivamente deve ser lido na sua totalidade, tendo em vista que às vezes ele é apenas um pretexto para a cobrança gramatical.

Assim, a prova tem “aspecto cansativo”, porque há muitos textos e questões longas. Por isso, ela acaba sendo uma prova de execução “lenta”.

Veja bem! O texto 1 foi inserido, mas na realidade as questões 1, 2 e 3 cobraram semântica e particularidades gramaticais.

O texto 2 foi inserido e a questão 4 cobrou tipologia textual.

A questão 5 cobrou pontuação com estrutura adverbial:

Comentário: A oração “Para que nenhum estado se sobreponha ao outro” é subordinada adverbial de finalidade e está antecipada, por isso a primeira vírgula é obrigatória. Em seguida, os termos “para mandatos de oito anos” e “com renovação de 1/3 e 2/3 em cada eleição” são adjuntos adverbiais de finalidade e de modo, respectivamente. Note que esses adjuntos adverbiais se encontram após a informação principal. Assim, suas vírgulas são facultativas.

Dessa forma, a alternativa correta é a (C).

O texto foi a base para as questões 6, 7 e 8.

A questão 6 cobrou o entendimento de uma expressão do texto.

Veja agora a questão 7, a qual cobrou seu conhecimento de que o pronome indefinido é palavra atrativa e força a próclise:

Comentário: A palavra “Todos” é um pronome indefinido, por isso é palavra atrativa e força o posicionamento do pronome átono antes do verbo (próclise). Assim, a alternativa (D) é a correta.

Vejamos agora a questão 8, a qual cobra a concordância:

Comentário: Note que “a representação teatral” é o sujeito do verbo “Sai”:
a representação teatral sai de cena.

Além disso, o verbo “adotam” é transitivo direto e o pronome “se” é apassivador, por isso “metonímias de comunhão” é o sujeito paciente. Note que podemos trocar a voz passiva sintética pela passiva analítica “metonímias de comunhão são adotadas“.

Dessa forma, a alternativa correta é a (E).

Bom, pessoal!

Registrei essas questões aqui, pois alguns alunos me pediram para verificar uma possibilidade de recurso nelas, o que não julgo viável.

Se você tiver em dúvida se cabe recurso em alguma outra da prova, pode colocar nos comentários do post. Mas peço que sua dúvida seja pontual, isto é, aponte para mim a razão de sua dúvida e o ponto exato. Dessa forma, posso ser mais didático e célere na sua resposta, tendo em vista que o prazo se encerra hoje.

A totalidade da prova será comentada na revisão de véspera deste sábado para os demais cargos ALE GO.

Grande abraço!

Décio Terror

Acesse as minhas redes sociais:

@decioterror
Décio Terror
@profdecioterror



Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nunca fiz recurso, mas elaborei um para a questão relacionada à tipologia, conforme abaixo... Na questão 7, de Língua Portuguesa, da prova Tipo C, a banca considerou como correta a letra (B), no gabarito preliminar, porém, o item está incorreto, conforme argumentação a seguir. Assim, o item e a questão devem ser anulados. QUESTÃO OBJETO DE RECURSO: Texto 3 para responder às questões 7 e 8. Questão 7. Com relação à tipologia, assinale a alternativa correta. (B) O texto é predominantemente informativo, já que pretende apenas apresentar os fatos que compõem a história do bicameralismo no Brasil. ARGUMENTAÇÃO: Segundo o Dicionário Online da Língua Portuguesa (Dicio)*, o advérbio “apenas” significa “de uma maneira exclusiva”, “que tem capacidade para excluir os demais”, “somente”, “exclusivamente”, “unicamente”. O mesmo entendimento do significado “somente” aparece ainda em outros dicionários da Língua Portuguesa como Aurélio*, Priberam* e Léxico*. Assim sendo, o uso da palavra “APENAS” no trecho da letra (B): “…já que pretende APENAS apresentar os fatos que compõem a história do bicameralismo no Brasil”, pressupõe que “somente” os fatos relativos ao Brasil são apresentados, o que está incorreto, conforme argumentação a seguir. Para responder à questão 7 era necessário recorrer ao Texto 3, composto por dois blocos de texto. No segundo bloco é apresentado o bicameralimo no Brasil, de fato. Porém, no primeiro bloco, cujo título é “Um pouco de história”, são apresentados o bicameralismo no mundo (contexto geral), bem como suas origens e características advindos da Inglaterra (contexto específico). Ou seja, o Texto 3 extrapola o contexto exclusivamente brasileiro, consequentemente, tornando a alternativa (B) incorreta. Podemos ratificar o erro nos seguintes trechos: a) Linhas 1 à 2: “O bicameralimo é a divisão do Poder Legislativo em duas casas…” (Geral - Mundo); b) Linhas 2 à 6: “Sua origem remonta à Inglaterra do século 14 que desenvolveu um Parlamento dividido em um sistema bicameral: a House of Lords […] e a House of Commons…” (Específico – Inglaterra); c) Linhas 8 à 9: “Esse modelo foi considerado bastante estável e eficiente devido ao poder das instituições inglesas” (Geral e específico – Mundo e Inglaterra); d) Linhas 10 à 11: “Na atualidade, o bicameralismo se estende a 61 PAÍSES…” (Geral – Mundo); e) Linhas 12 à 15: “Hoje, as duas Casas legislativas coexistem porque abrigam dois tipos de representação: uma […] federados” (Geral – Mundo). *Referências dos dicionários na ordem em que foram citados na argumentação: Dicio: https://www.dicio.com.br/apenas/ Aurélio: https://dicionariodoaurelio.com/apenas Priberam: https://dicionario.priberam.org/apenas Léxico: https://www.lexico.pt/apenas/ Diante do exposto acima, por conter informação incorreta no item (B), tornando-o consequentemente incorreto, pede-se as anulações do item (B) e, consequentemente, da questão 7, de Língua Portuguesa, da prova Tipo C.
    Thâmara Vilela em 24/01/19 às 16:58
  • Professor, com todo respeito, acredito que caiba recurso contra a questão 4. O texto é sim informativo, mas é errado afirmar que pretende “apenas apresentar os fatos que compõem a história do bicameralismo no Brasil”. Somente no primeiro parágrafo, e em algumas linhas do segundo e do terceiro parágrafos, é que são apresentados esses fatos históricos. No restante do texto, em praticamente todo ele, o que se faz é explicar o funcionamento do bicameralismo no Brasil HOJE! Por isso, a palavra "apenas" do item tornou a questão errada.
    Fátima em 24/01/19 às 12:46
  • Professor, acredito que caiba recurso contra a questão 4. Realmente o texto é informativo, mas o restante do item está errado, pois afirma que o texto pretende “apenas apresentar os fatos que compõem a história do bicameralismo no Brasil”. A maior parte do texto explica como funciona o bicameralismo no Brasil HOJE, ou seja, os fatos históricos se restringem ao primeiro parágrafo e a algumas linhas esparsas no terceiro parágrafo. Essa palavra "apenas" deixou o item errado, a meu ver.
    Fátima em 24/01/19 às 12:32
  • Eu fiz um para a questão da tipologia. O gabarito foi letra A (apenas apresentar os fatos que compõem a história do bicameralismo no BR) mas como o texto também apresenta dados da Inglaterra... Acho também que a introdução tem um teor de opinião (bastante estável e eficiente devido ao poder das instituições inglesas), então o texto não apresenta fatos APENAS. Pedi anulação.
    Concurseiro raiz em 24/01/19 às 09:33
  • Obrigado professor e equipe, excelente trabalho, sempre atenciosos!
    Vitor em 24/01/19 às 09:05