Artigo

Receita Federal – Recurso para Administração Geral

Olá pessoal, tudo bem?

Espero que vocês tenham alcançado o resultado desejado nessa prova da Receita Federal. Fico na torcida por todos os “guerreiros”.

Para ajudá-los, seguem os comentários das questões de Administração Geral da Receita Federal. Vislumbro a possibilidade de recurso na questão 3 (gabarito 1).

Antes dos comentários, aproveito para divulgar meus outros trabalhos aqui no Estratégia:

http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/herbert-almeida-3314/

Seguem os comentários.

1. Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.

I.  A liderança, a direção e a gerência são um mesmo papel que necessariamente deve ser desempenhado pelo administrador.

II. Uma das características da liderança autocrática é o comportamento do líder que assume o papel de membro do grupo e atua somente quando é solicitado.

III. A motivação está relacionada a três aspectos diretamente vinculados ao comportamento: a liderança, os objetivos organizacionais e a tomada de decisão.

a) Somente I e II estão corretas.

b) Somente II e III estão corretas.

c) Somente I e III estão corretas.

d) Nenhuma das afirmativas está correta.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

Comentário:

I. errado: liderança é o processo de influenciar e dirigir o comportamento das pessoas em direção ao alcance de objetivos. Por outro lado, a direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados.Por fim, a gerência é o desempenho da direção no nível intermediário da empresa (Chiavenato, 2007, p. 295). Assim, a gerência é o exercício da direção instituído formalmente pela organização. Nesse ponto, os termos gerência e liderança se diferenciam. Nem todo líder é gerente, assim como nem todo gerente é líder.

II. errado: liderança autocrática – o líder é quem decide e fixa as diretrizes, sem participação do grupo; determina qual tarefa que cada um deverá executar e qual a composição dos grupos de trabalho; o líder é pessoal e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um. Assim, o líder atua sempre, independentemente de solicitação, e não possui papel de membro do grupo.

III. errado: motivação é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta. Dizer que uma pessoa está motivada para o trabalho significa dizer que essa pessoa apresenta disposição favorável ou positiva para realizar o trabalho. A motivação é um aspecto psicológico, interno ao indivíduo. Assim, envolve os objetivos pessoais e não organizacionais. O alcance dos objetivos da organização é apenas consequência da motivação humana.

Gabarito: alternativa D.

2. Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.

I. O controle, assim como o planejamento, existe nos três níveis organizacionais:         o estratégico, o intermediário e o operacional.

II. A avaliação do desempenho do pessoal é um tipo de controle organizacional e pode incluir informações sobre índices como produção por empregado.

III. Entre as melhores práticas de governança corporativa recomendadas pelo Instituto Nacional de Governança Corporativa para a área de gestão estão a transparência, a clareza e a objetividade na prestação de contas.

a)   Somente  I e II estão corretas.

b)   Somente  II e III estão corretas.

c)   Somente  I e III estão corretas.

d)   Nenhuma das afirmativas está correta.

e)   Todas as afirmativas estão corretas.

Comentário:

I. correto: sem dúvidas neste item. O planejamento é realizado em três níveis: estratégico, intermediário (tático) e operacional. O controle, por conseguinte, pode se desenvolver nesses mesmos três níveis.

II. correto: também é bem simples. A avaliação de desempenho também é uma forma de controle e permite que se verifique a produção dos empregados.

III. correto: o Instituto Nacional de Governança Corporativa apresenta os seguintes princípios básicos para a boa governança corporativa:

  • > transparência (disclosure) – o desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. A adequada transparência resulta em um clima de confiança, tanto internamente quanto nas relações da empresa com terceiros. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à criação de valor;
  • > equidade (fairness) – caracteriza-se pelo tratamento justo de todos os sócios e demais partes interessadas (colaboradores, stakeholders). Atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são totalmente inaceitáveis;
  • > prestação de contas (accountability– os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões; e
  • > responsabilidade corporativa (compliance) – os agentes de governança devem zelar pela sustentabilidade das organizações, visando à sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.

Percebam que o item apresentou alguns desses princípios, utilizando apenas algumas palavras diferentes.

Assim, todos os itens estão corretos.

Gabarito: alternativa E.

3. Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.

I. Na criação do conhecimento, o conhecimento tácito é pessoal, difícil de formalizar e comunicar. Já o conhecimento explícito refere-se ao que pode ser transmitido na linguagem formal.

II. Um processo é um conjunto de atividades encadeadas, que devem ser realizadas por pessoas e não por máquinas.

III. Os recursos aplicados por unidade de saída e o tempo de processamento por unidade produzida são medidas de eficiência.

a) Somente II e III estão corretas.

b) Somente I e II estão corretas.

c) Somente I e III estão corretas.

d) Nenhuma das afirmativas está correta.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

Comentário: CABE RECURSO.

O primeiro item está correto. O conhecimento explícitoé objetivo, claramente descritível e possível de ser codificado em documentos, práticas e treinamento. Por outro lado, o conhecimento tácito é altamente subjetivo, difícil de comunicar, registrar, documentar ou ensinar aos outros, pois está no indivíduo e na maneira como interpreta a realidade, ou seja, está relacionado a um contexto específico pessoal e não formalizado. Assim, enquanto o conhecimento tácito é de difícil reprodução, o conhecimento explícito pode ser transmitido pela linguagem formal.

O segundo item está errado, pois os processos podem ser realizados por pessoas e por máquinas.

Por fim, o terceiro item é correto, mas merece recurso. A eficiência diz respeito à relação entre insumos consumidos e produtos gerados. Assim, pode-se verificar a eficiência tanto em relação aos recursos como ao tempo.

Todavia, há sim possibilidade de recurso neste quesito. De acordo com Maria das Graças Rua, os indicadores de processose dividem em:

  • > indicadores da qualidade, ou indicadores da satisfação dos clientes – medem como o produto ou serviço é percebido pelo cliente e a capacidade do processo em atender aos requisitos dos clientes. A comparação da qualidade obtida com a qualidade desejada representa a eficácia.

 

  • > indicadores de produtividade– são  ligados à eficiência, estão dentro dos processos e tratam da utilização dos recursos para a geração de produtos e serviços. Medir o que se passa no interior dos processos e atividades permite identificar problemas e, consequentemente, preveni-los para que não tragam prejuízos aos clientes.

 

  • > indicadores da capacidade– medem a capacidade de resposta de um processo por meio da relação entre as saídas produzidas por unidade de tempo.

 

Assim, pelos ensinamentos da autora, apenas os indicadores de produtividade se relacionam com a eficiência. Confesso que a capacidade também é uma medida de eficiência, mas não é assim que a autora trabalhou em seu artigo. Dessa forma, o candidato poderia pensar que era justamente este o objetivo do avaliador, ou seja, verificar se o candidato conhecia a diferença entre os indicadores de produtividade e capacidade. Assim, o item pode ser anulado.

RUA, Maria das Graças. Desmistificando o problema: uma rápida introdução ao estudo dos indicadores. Brasília:Escola Nacional de Administração Pública, 2004.

Gabarito: alternativa C (cabe recurso).

4. Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.

I. O planejamento estratégico é elaborado no nível institucional, tem conteúdo detalhado e analítico abordando cada unidade organizacional em separado.

II. O planejamento impõe racionalidade e proporciona rumo às ações da organização.

III. O planejamento estratégico é definido na área de intersecção dos conjuntos definidos pelos parâmetros viabilidade externa, capacidade interna e visão compartilhada.

a) Somente I e II estão corretas.

b) Somente II e III estão corretas.

c) Somente I e III estão corretas.

d) Nenhuma das afirmativas está correta.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

Comentário: Chiavenato destaca três níveis da organização: institucional, intermediário (gerencial) e operacional.

No nível institucional, o planejamento é estratégico, genérico e sintético, orientado para o longo prazo e com amplitude macroorientada, abordando a organização como um todo. No nível intermediário, por outro lado, o planejamento é tático, menos genérico e mais detalhado, focando o médio prazo e com uma amplitude envolvendo cada unidade ou conjunto de recursos. Por fim, no nível operacional, o planejamento é operacional, detalhado e analítico, com extensão de tempo para o curto prazo, microorientado, abordando cada tarefa ou operação isoladamente.

Vejam, dessa forma, que o primeiro item está errado, pois o planejamento institucional é genérico (não analítico) e foca a organização como um todo.

O segundo item está correto, pois a ideia do planejamento é dar racionalidade às ações da organização.

Por fim, o último item também está correto, pois a viabilidade externa (as condições externas), a capacidade interna (ambiente interno) e a visão compartilhada são parâmetros do planejamento estratégico traduzidos pela definição do que é necessário e possível, demonstrando o que a organização é capaz de fazer e, dessa forma, qual o futuro desejado para a organização.

Gabarito: alternativa B.

5. Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.

I. A tomada de decisão pode ser descrita como o ato de identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico.

II. As decisões são normalmente classificadas como programadas e não programadas. Porém, há aquelas que não se enquadram em nenhuma das duas definições e são chamadas de decisões imprevisíveis ou baseadas em incerteza.

III. O planejamento consiste na tomada antecipada de decisões sobre o que fazer antes que a ação seja necessária.

a) Somente I e II estão corretas.

b) Somente II e III estão corretas.

c) Somente I e III estão corretas.

d) Nenhuma das afirmativas está correta.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

Comentário: a tomada de decisão é a escolha de um curso de ação para solucionar um problema. Dessa forma, o primeiro item está correto.

As decisões podem ser:

  • > Decisão programada – uma decisão tomada em resposta a uma situação que ocorre com frequência para permitir que as regras da decisão sejam desenvolvidas e aplicadas no futuro. Elas também são conhecidas como decisões estruturadas. Por exemplo, a decisão de recompor o papel e o cartucho de tinta quando os estoques estão baixos são decisões programadas.

 

  • > Decisão não programada – uma decisão tomada em resposta a uma situação isolada, mal definida, e, em grande parte, desestruturada, com importantes consequências para a organização. As decisões estratégicas da organização, por envolverem incertezas, podem ser consideradas decisões não programadas. Por exemplo: construir uma nova fábrica? Desenvolver um novo produto? Trocar uma unidade de sede?

 

São somente estes dois tipos. Vejam que as decisões imprevisíveis são decisões não programadas. Logo, o item II está errado.

Finalmente, o terceiro item está correto. O planejamento é uma antecipação do futuro. Assim, as decisões são tomadas de forma antecipada. Quando a situação ocorrer, bastará colocar em prática o que já foi decidido.

Assim, os itens I e III estão corretos.

Gabarito: alternativa C.

É isso!

Precisando é só chamar. Boa sorte com os recursos.

Herbert Almeida

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