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SEFAZ RS – GABARITO EXTRAOFICIAL – PORTUGUÊS (Com recursos!)

Olá, pessoal, boa noite. Tudo tranquilo?

Domingo também é dia! Trago aqui o gabarito extraoficial da prova de Português para o SEFAZ RS, aplicada hoje. Entendo que haja questões passíveis de recurso, com mais de uma resposta válida. Então, vou deixar já uma fundamentação resumida para quem precisar depois elaborar um recurso próprio. Em algumas, precisamos aguardar para saber qual será o posicionamento do CESPE.

Por ora, deixo apenas as fotos e comentários sucintos nas questões mais diretas. Com a publicação dos cadernos, pretendo incluir os textos digitados e comentar extensivamente todas as questões em detalhes e com revisão teórica, para disponibilizar aos alunos do curso, ok?

Comentários:

Quanto mais territórios conquistavam, mais riquezas os romanos acumulavam. Essa relação de proporcionalidade está representada pela locução ‘à medida que’.

Veja na linha 26:

Em economias pré-industriais, a terra e o trabalho são os principais ingredientes da riqueza. Por isso, a conquista de outras terras e de povos dava aos romanos acesso a mais riquezas, o que, por sua vez, permitia que conquistassem e controlassem um território ainda maior.

OBS: Cuidado com a letra E, pois os egípcios cobravam impostos também em trabalho, não só em dinheiro. Gabarito letra C.

Comentários:

A oração adjetiva foi substituída por um particípio de voz passiva implícita, que funciona exatamente como um adjetivo.

Alimentos que os sumérios produziam equivale a “alimentos produzidos (pelos sumérios)”.

Gabarito letra C.

A propósito, num entendimento muuuuito específico, Bechara valida a concordância no plural na letra E. Quando um sujeito está seguido de dois adjuntos, ele abona a concordância no plural, “como se fosse um sujeito composto”. Veja:

“2.ª) Quando o núcleo é singular e seguido de dois ou mais adjuntos, pode ocorrer o verbo no plural, como se tratasse na
realidade de sujeito composto:

“ainda quando a autoridade paterna e materna fossem delegadas…” [AGa.2, 25].”

Moderna Gramática Portuguesa, Evanildo Bechara, pág 450, 37ª Edição

Acho quase zero a chance de o examinador reconhecer esse entendimento, mas fica aí registrado! Continuemos!

Comentários:

A letra E reproduz o teor corretamente, usando o “enquanto” para fazer o paralelo temporal: uns trabalhavam na colheita ou na limpeza da lama, enquanto outros tinham destino ainda pior: iam para a guerra.

Gabarito letra E.

Vejamos:

  1. a) Erro de pontuação: vírgula separando o sujeito “os menos afortunados” do verbo “entravam”
  2. b) O “tanto…quanto” dá ideia de soma, ao passo que o “ou” do texto original dá ideia alternativa, ou um ou outro. Isso é uma mudança sutil de sentido.
  3. c) Não eram “empregados sortudos”. Empregado não foi usado como substantivo, pelo contrário, “sortudos” foi usado como substantivo como sinônimo de “as pessoas sortudas”.
  4. d) Da forma como está redigido, parece que as pessoas iam “colher lama”.

Comentários:

Questão direta. “Assim que” e “Logo que” são locuções temporais:

Assim que/ logo que surgiu a moeda, surgiu também a ideia de substituir a contribuição braçal por dinheiro.

Gabarito letra B.

Comentários:

“Até hoje” é um adjunto adverbial antecipado, mas é de curta extensão, então a vírgula é facultativa. Nas demais alternativas, temos uma vírgula sendo retirada de um termo intercalado, o que sabemos ser incorreto: nas intercalações usamos duas vírgulas, é impossível retirar uma delas. Gabarito letra E.

Comentários:

Literal da linha 4: Naquela época, além de entregar parte dos alimentos que produziam ao governo, os sumérios, um dos povos que viviam por ali, eram obrigados a passar até cinco meses por ano trabalhando para o Rei.

Gabarito letra D.

Comentários:

O quarto parágrafo menciona as economias pré-industriais e dá como exemplo o povo romano, o que nos permite presumir que os romanos foram incluídos no conjunto das economias pré-industriais:

Em economias pré-industriais, a terra e o trabalho são os principais ingredientes da riqueza. Por isso, a conquista de outras terras e de povos dava aos romanos acesso a mais riquezas, o que, por sua vez, permitia que conquistassem e controlassem um território ainda maior.

Gabarito letra C.

Comentários:

O “trabalho sujo” se refere simbolicamente ao pagamento de impostos em serviços, em “trabalho braçal” (“contribuição bração” l.13), como a colheita ou limpeza da lama dos canais ou servir como soldado na guerra. Era um “ou” outro, o que invalida as letras D e E, que restringem o trabalho sujo a apenas uma das tarefas.

Gabarito letra A.

Comentários:

Questão de inferência com base em um pressuposto implícito. “Os impostos eram mais altos para estrangeiros…” (l.22). Ora, se eram “mais altos para os estrangeiros”, isso implica dizer que os nativos também pagavam impostos, só que mais baixos.

Gabarito letra B.

Cuidado com a letra A, o texto diz “ao menos uma vez ao ano”, o que não significa que era “apenas uma vez”!

Comentários:

Quando o texto original diz: “Essa arrecadação não é exclusivamente destinada a asfaltamento de ruas ou colocações de sinais, isto é, a manutenção de rodovias, MAS PODE ABRANGER despesas com educação, saúde, segurança, saneamento, entre outros”, devemos entender que o IPVA pode ser usado para um ou outro, isto é, pode ser usado para pagar somente despesas não relacionadas à manutenção de rodovias, se assim o poder público quiser. Não há obrigatoriedade de usar em rodovias, pode usar com outras despesas também. Esse é o cerne da informação.

Gabarito letra A.

Vejamos:

b) Esse “não só…mas também” é categórico no sentido de dizer que é sempre utilizado nos dois, sempre na manutenção e também sempre em outras despesas, ao passo que o texto diz que pode ser usado em outras despesas, não relacionadas à manutenção de rodovias. Além disso, há erro de concordância, pois o núcleo do sujeito (arrecadação) é singular e “cobrem” veio no plural.

c) Aqui, já foi o contrário, foi categórica em dizer que não é usado em manutenção de rodovias, mas exclusivamente nas outras despesas. O texto menciona que “pode —possibilidade—abranger outras despesas também”, um ou outro, ou ambos.

d) Há erro de concordância, pois o núcleo do sujeito (arrecadação) é singular e “destinam-se” veio no plural.

e) Há vírgula indevida entre o sujeito e o verbo.

Comentários:

Predominam no texto informações sobre o IPVA, como ser baseado no valor do veículo, ser requisito para o licenciamento, ser destinado a despesas variadas etc… Então, o texto tem como finalidade informar. Gabarito letra B.

Comentários:

A referência de ‘no qual’ (em + o qual) é o município, lugar físico, então caberia perfeitamente o pronome “onde” ou até “em que”. “Aonde” só deve ser usado se o verbo pedir preposição A. Cujo não tem ideia de lugar e o “que” pediria a preposição “em”. Gabarito letra A.

Comentários:

Literal dos trechos “sua quitação é um requisito para o licenciamento” e “O não pagamento do IPVA implica multa e impede a realização do licenciamento”.

Gabarito letra A.

Comentários:

Diretíssima. Insuscetíveis de venda ou cessão é a definição de “inalienáveis”. Gabarito letra B.

Comentários:

O texto basicamente expõe características dos direitos humanos, como a universalidade, a inalienabilidade etc… Então, predominam elementos da tipologia expositiva, como verbos no presente universal, o fornecimento de dados, exemplos, o tom objetivo e impessoal. Não há defesa clara e predominante de um ponto de vista nem objetivo de narrar uma história.

A letra B poderia causar dúvidas, mas entendo que não há aqui, de forma PREDOMINANTE, os típicos recursos de argumentação, como citação de autoridades, estatísticas, analogias etc… Basicamente são oferecidas informações sobre tais direitos.

Gabarito letra E.

Comentários:

Direta. Os direitos humanos (l.17) pode ser limitados, como o exemplo da restrição à liberdade após condenação penal. Gabarito letra E.

Comentários:

O “sem discriminação”, termo adverbial, apenas foi intercalado entre o sujeito “Todos” e predicado, com duas vírgulas: Todos, sem discriminação, merecem estes direitos. Em A, B e C, há separação entre sujeito e verbo. Na D, o termo deveria vir com duas vírgulas em vez de apenas uma. Gabarito letra E.

Comentários:

Como o texto declara: a democracia é o governo do povo, governo caracterizado pela representatividade popular. Veja as  linhas 22 e 34.

Gabarito letra A.

Comentários:

O comentário sobre as duas democracias as opõe a formas tirânicas, autoritárias, absolutistas de governo. Vejamos:

“A experiência da democracia ateniense tinha como preocupação fundamental, antes de qualquer coisa, evitar a tirania— pior forma de governo para a época”

“A democracia moderna, tal como a concebemos hoje, isto é, pautada em ordenamento jurídicos e instituições políticas sólidas, que representem os três poderes, só se tornou possível após a derrocada (queda) do Antigo Regime Absolutista

Gabarito letra A.

OBS: Sinceramente, com boa vontade, a letra B também poderia ser considerada correta, pois ambas se baseiam sim na representatividade pelo voto universal. O que macula a questão, fazendo a letra A ser uma “alternativa melhor”, é o fato de que a democracia ateniense não tinha voto “universal”, pois poucos votavam, muitos eram excluídos (mulheres, escravos, estrangeiros…). Mesmo assim, a alternativa apenas diz “à semelhança de…”, o que nos permitiria também esse raciocínio. Contudo, como disse, rigorosamente, a letra A seria um gabarito mais sólido. Quem quiser recorrer, vale a tentativa!

Comentários:

Aqui, “conceber” foi usado no sentido de compreender, enxergar, interpretar. Além disso, foi usada a voz passiva. Gabarito letra C.

Comentários:

Questão direta: a derrocada foi a derrota, a queda, o declínio do regime absolutista.

Gabarito letra A.

Comentários:

Acredito que há duas alternativas corretas aqui, a depender do nível de rigor com que o CESPE vá enxergar a questão. Vejamos:

Está expresso no texto que a democracia é o melhor governo:

A democracia desenvolvida em Atenas não era considerada o melhor dos governos possíveis (como é hoje o nosso modelo de democracia)…

Se o texto diz que hoje a democracia é considerado o melhor governo, isso implica dizer que é melhor do que a aristocracia, a monarquia, a diarquia, a oligarquia ou qualquer outro regime, pois é “o melhor dos governos”. Então, na via inversa, a aristocracia, a monarquia, a diarquia, a oligarquia ou qualquer outro regime são piores que democracia. Isso corrobora o gabarito letra B.

No entanto, o texto também opõe esses governos à democracia justamente no aspecto da participação popular. Isso está literal na linha 6: “em oposição a outras formas de governo que também remontam à Idade Antiga…”. Então, sendo uma questão de inferência, podemos sim entender que nesses governos não havia participação popular, como sugere a letra D. Contudo, “desprovidas” é uma palavra muito extrema, pois sugere categoricamente que não há absolutamente nenhum tipo de participação popular nesses regimes, o que não pode ser sustentado a partir do texto. Então, entendo que o gabarito pretendido pela banca fosse mesmo a letra B.

Gabarito letra B.

Comentários:

O texto é literal em dizer que as mulheres estavam excluídas (“Mulheres escravos, estrangeiros e outras categorias sociais não tinham direto de participar das deliberações da assembleia…”), então a democracia ateniense era “restrita a homens”.

Gabarito letra B.

Obs: Entendo que a letra D também está correta, baseado no seguinte fragmento: “…apenas uma fração mínima dos homens livres integrava a vida política de Atenas.”

Então, era a participação nas assembleias (processo democrático ateniense) era mesmo um privilégio de poucos, de uma fração mínima dos homens livres, que, por si só, já era uma fração da sociedade. Quem errar, pode tentar recorrer para melhorar a nota, usando esse trecho como fundamento.

Comentários:

“Por” é preposição indicativa de causa: “por um motivo”=”por causa de um motivo”. Por isso, podemos usar no lugar essa expressão um simples “porque”, conjunção causal”. Gabarito letra B.

Comentários:

O sujeito é expresso, só estava anteposto ao verbo:

alguns dos alicerces do que veio a ser o nosso modelo de regime democrático surgiram

surgiram alguns dos alicerces do que veio a ser o nosso modelo de regime democrático

Gabarito letra C.

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Veja os comentários
  • Professor, na questão 10, a supressão das vírgulas originais (antes de "recolhida" e depois de "municípios") altera o sentido da oração, de EXPLICATIVA para RESTRITIVA, não? Ou neste caso, seria facultativo mesmo o uso das vírgulas? Logo de cara já eliminei as alternativas que tinham suprimido essas vírgulas por entender que o sentido seria alterado
    Yoshi em 05/12/18 às 08:54