Aprovada no concurso IPREM-SP para o cargo de Analista de Previdência - Área de Especialização: Previdenciária
Concursos Públicos“[…] estude. Pouco ou muito é só isso que vai te fazer passar. Vá trabalhar se preciso, mas estude sempre que a colheita vem.”
Confira nossa entrevista com Lilian Mendes Chaves Niebuhr, aprovada em 10° lugar no concurso IPREM-SP para o cargo de Analista de Previdência – Área de Especialização: Previdenciária:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lilian Mendes Chaves Niebuhr: Sou Lilian, natural de SP capital. Tenho 39 anos, sou casada e tenho um filho que acabou de fazer 6 anos. Estudo para concurso há algum tempo. Já fui nomeada para SABESP, mas saí de lá na época da pandemia por causa do meu filho.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lilian: Quero paz para cuidar da família, sem perder a perspectiva de ter uma carreira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lilian: Eu só estudei durante os últimos 4 anos, mas acompanho meu filho no contraturno da escola, ele faz terapias, judô e natação.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lilian: Recentemente venho colhendo os resultados dos estudos, passei em 46° lugar para auditor na ALESP; 60° para o TCM SP para Contador ;12° Câmara SP para Consultor Legislativo – Contador; tive uma discursiva corrigida no BNDES para Contador. Em 2018, passei na Sabesp, em 16° lugar; Arsesp 14°; e fiquei em 34° na Artesp.
Eu pretendo seguir estudando. Tô focada no ICMS SP. Como tenho filho e marido, não pretendo sair da Capital.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Lilian: Sou mãe, tenho poucos amigos e minha família mora longe. Saio todos os fins de semana com o filhote.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Lilian: Meu marido é, sem dúvida, meu maior incentivador. Trabalhávamos na mesma empresa, mas eu decidi sair para focar num concurso que pudesse me dar a paz para formarmos uma família. Em 2018, passei na Sabesp grávida, comecei a trabalhar, e 2 semanas depois meu filho nasceu: essa segurança do serviço público não tem preço.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Lilian: Serei honesta, não estudei para esse concurso especificamente. Mas a base da área fiscal ajudou bastante. Minha vida pregressa ajudou, trabalhei com previdência privada e atuária antes, então tive boas notas nas provas. Usei a estratégia da memória de curto prazo para as específicas. Peguei a revisão de 2 aulas em vídeo, assisti e li os slides da professora: e que poder de síntese ela teve, caiu na discursiva!
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lilian: Já fiz de tudo, presencial, livro, errei muito já. No presencial, o social faz você perder tempo, e o livro tem mais do que você precisa. O PDF tem sido melhor para mim. Errei nele também, pq imprimia as questões. Hoje uso um tablet com canetinha, escrevo direto no PDF e faço questões on-line.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lilian: Não lembro. Mas queria ter conhecido antes do presencial: paguei mais e aprendi menos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Lilian: Fiz presencial, nunca usei outro PDF.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Lilian: Minhas aprovações foram na gestão do estratégia rsss.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lilian: Para o TCM SP usei o Passo Estratégico, achei bom para bater o conteúdo todo do edital. Foi uma pena adiarem tanto a prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lilian: Estudo umas 4 ou 5h por dia. Passo 70% do tempo fazendo questões. Estudo o ciclo todo do ICMS SP.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lilian: Hoje uso uma plataforma para programar os estudos. Eles já programam revisões cerca de 30 dias após o contato com a matéria.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lilian: Olhei isso esses dias, me dá uma certa vergonha falar, pq a gente espera um desempenho melhor de quem já estudou tanto, mas fiz mais de 15 mil.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lilian: Matemática Financeira e Estatística. Não superei ainda. Mas sigo firme. Melhorei bastante, tanto em conteúdo como em velocidade de resolução.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lilian: Na semana ouvi o vídeo da prof de previdenciário toda vez que dirigia com meu filho, a noite lia os slides de previdenciário. Tenho um caderno de erros digital, e nas primeiras páginas coloco os itens que sempre esqueço. Umas 2 ou 3 páginas salvadoras na hora da prova.
No pré-prova saí com meu filho, porque ele não tem culpa de eu não ter passado ainda (rss).
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lilian: Na Alesp eu caí várias posições por causa da redação. Corri muito atrás, lendo e fazendo prova. Quase todos os últimos concursos que fiz tive a redação corrigida.
Também caí nesse do IPREM, estava em 2° na objetiva, e para quem não estudou especificamente para o concurso, fiz uma boa discursiva, tive um erro de conteúdo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lilian: Minha estratégia em exatas. Eu demoro a engrenar e sou devagar. De uns tempos para cá criei uma estratégia de focar em exercícios-chaves, para melhorar a velocidade e tentar focar no que mais cai.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lilian: Em outubro recebi uma proposta de trabalho. Se fosse 100% home-office eu teria ido. Mas tinha dias presencial e achei que teria muita pressão, já que era para trabalhar com contabilidade.
Eu saí confiante da prova do IPREM, mas quase aceitei a vaga. Melhor, eu aceitei e desisti. Dias depois veio a aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lilian: Rastreie suas dificuldades e foque nelas. Se parar de estudar, recomece de onde parou e revise a parte anterior depois.
E estude. Pouco ou muito é só isso que vai te fazer passar. Vá trabalhar se preciso, mas estude sempre que a colheita vem.